A Moda no Brasil

A Consultora de Imagem Taís Antunes Pinto conta a história da moda no Brasil e toda a influência que ela exerce nos mais variados aspectos.

Em 1500 quando os portugueses por aqui chegaram, a moda era “todo mundo nu” – peladão mesmo, como foi descrito nas cartas da época “os nativos não tem vergonha de expor suas vergonhas”. O indígena olhava o português todo coberto e o português olhava para o indígena todo descoberto.Ao  falar de moda no Brasil, as palavras que me vêm a mente são influência e referência.

Acredita-se que tudo começou por volta de 1800 (1806/1808) com a chegada da família imperial portuguesa ao Brasil (o rei Dom João e sua esposa Carlota Joaquina) primeiro na Bahia e depois no Rio de Janeiro, estima-se que cerca de 15 mil pessoas entre ministros, empregados, vieram nas comitivas, junto com a família real vieram móveis, documentos, obras de arte, a real biblioteca portuguesa, dinheiro e as primeiras referências de moda, todos aqui queriam imitar a corte.

Dom João abril os portos para que fosse iniciado o comércio no Brasil, com a abertura dos portos se instalaram no Brasil as primeiras barbearias, chapelarias, sapatarias e as modistas.

As influências vinham dos artistas, da igreja, mas principalmente da corte com européia. Não tinha muita coisa para se fazer nessa terra, então surgiram os primeiros salões de bailes, teatros, sempre com forte influência européia, lembrando que na Europa faz frio intenso, então a moda da época em nada tinha haver com a nosso clima tropical, eram vestidos pesados, com varias camadas de saias, tecidos grossos, muita lã, meias e perucas. Era “chique” usar casaco de pele nos eventos no Rio de Janeiro e era comum as mulheres desmaiarem por conta do calor.Nosso país era um local de extração da melhor matéria prima e tudo o que era bom, bonito e de qualidade era produzido na Europa.  O que a coroa permitia que ficasse no Brasil era o algodão de pior qualidade, usado pelos escravos para cobrir o corpo com peças costuradas a mão; remendadas infinitamente.

Ainda hoje temos esse pensamento de que tudo o que vem de fora é melhor, carros importados, roupas de grifes internacionais, relógios e jóias de marcas européias, óculos, maquiagem, motocicletas, as marcas mais valorizadas no cenário nacional são internacionais.

Por volta de 1870, surgem as primeiras lojas de roupas em  São Paulo, as grandes industrias de tecidos Matarazzo e a moda vai se fortalecendo, já é possível produzir roupas bonitas, mesmo com as referências das revistas européias.Por volta de 1920, com o início da alfabetização das mulheres, a moda foi se popularizando, surgia a “roupa de ir na missa” era status você e sua família aparecerem bem vestidas a missa de  domingo, então as pessoas guardavam a melhor roupa para o domingo. Surge também o guarda-roupa do luto, quando morria um ente querido algumas mulheres da família usavam roupas pretas ou cinza escuro para simbolizar o luto.

A partir de 1900, podemos dividir a moda em décadas.

Anos 20 | A moda libertou as mulheres dos espartilhos sufocantes. Os vestidos eram mais fluidos, com cortes, cores e estampas.

Anos 30 | Cores vivas, vestidos com cintura marcada, babados e flores.Anos 40 | Saias rodadas e o uso de duas peças. Surgem as primeiras calças compridas para mulheres – um escândalo para a época.Anos 50 |A moda sofre grande influência do cinema norte americano. Marilyn Moroe e Audrey Hupburn são as referências do momento, as revistas do mundo todo se rendem a essas duas celebridades.Anos 60 | Época dos grandes festivais de música popular brasileira. As primeiras novelas começam a surgir e ditar moda. A sucesso da Jovem Guarda, com a cantora Vanderléia e Os Mutantes, com Rita Lee, elas eram excêntricas e maravilhosas.Anos 70 | Um dos grandes nomes da moda no Brasil foi  Zuzu Angel. Pioneira nas referências nacionais, com uso de insumos locais, ela era extremamente exigente com a qualidade, fazia uma moda inovadora que a fez ser reconhecida nacional e internacionalmente. Ainda entre os grandes estilistas brasileiros surgem nomes como Denner, Clodovil e Luís Freitas na moda masculina.Anos 80 | Minha década preferida. Era uma overdose de cores e padronagens amplas, junto com a lycra justíssima e colorida. Grandes artistas são referencia Madonna, Lady Di, Cyndi Lauper, Cheer. No Brasil, Xuxa era unanimidade e as revistas Manequim e Moda Moldes ditavam a moda da época.No próximo mês Taís continua a nos contar mais sobre a moda no Brasil.

(Visitada 613 vezes, 1 visitas hoje)