ABNT padronizou o tamanho das roupas

“Antes tarde do que nunca. Eu sei que você também já saiu frustrada de alguma loja, porque o tamanho da calça que você sempre usou acabou nem passando da coxa…eu sei, já passei por isso várias vezes.  A boa noticia é que finalmente a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) aprovou a norma NBR 16933, que tem como objetivo padronizar os tamanhos de roupas femininas no Brasil. Em meio a tanta pressão por imagem, boa forma, essa medida é uma injeção de animo para um mundo mais justo.

Nesta terça-feira (08.12) a ABNT publicou a tabela que traz as medidas de tamanhos padronizadas, que leva em conta os cinco principais biótipos das brasileiras. Mas, para se chegar a esse resultado não foi nada fácil.

Foi preciso nove anos de pesquisa para escanear os corpos de mais de mil mulheres em todos os cantos do paíss, em tamanhos que variam do 34 ao 62. Todo esse esforço é que no futuro as lojas físicas possam ter um padrão parecido com as do e-commerce: todos os biótipos poderem encontrar as roupas que quiserem.

Obviamente essa mudança não será rápida, até porque as marcas não serão obrigadas a cumprir as normas (pelo menos por enquanto). Mas, já é um avanço, que irá expandir o mundo da moda além do P,M, G.É importante levar em consideração que cada corpo é único. Somos um país miscigenado, a mistura de raças trouxe uma diversidade de corpos incríveis. Acredito fielmente que a norma NBR 16933 será um analgésico importante para as frustrações, mas não será a cura definitiva, enquanto  não entendermos a nossa unicidade nunca conseguiremos nos curar das feridas da comparação e da busca incansável pela beleza inatingível.”

 

Taís Antunes Pinto | Bacharel em Gestão de Finanças, Pós Graduada em Gestão de Marketing, Unipar. Formada em Fotografia, Consultoria de Imagem, Estilo e Negócios de Moda. Idealizadora do Projeto Mulheres Extraordinárias. Telefone (46) 9 9917 4447.

(Visitada 427 vezes, 1 visitas hoje)