Dicas

Coolhunting

7 de dezembro de 2020

Texto | Taís Antunes Pinto – Consultora de Imagem e Estilo

“Afinal de contas o que é Coolhunting?

Coolhunting é um profissional que atua focado na pesquisa e inovação, nas mais diversas áreas, realizando observações e previsões sobre mudanças de modismos e tendências culturais.

Na consultoria de imagem, dedico um capitulo inteiro para falar sobre coolhunting, quero que minhas alunas entendam a importância de exercitar a pesquisa de tendências e antecipar-se aos acontecimentos. O principal objetivo é entender como as tendências de comportamento influenciam historicamente todos os setores da economia.

  • Afinal de contas para onde estamos caminhando?
  • Qual será o comportamento futuro do meu consumidor?

Profissionais inovadores são sempre  incomportáveis, inquestionáveis, tornam-se referência e protagonistas. Sim, todo mundo quer consumir inovação, as pessoas estão dispostas a pagar por produtos ou serviços exclusivos.

Não é novidade que o mundo esta passando por constantes transformações. Algumas coisas não fazem mais sentido e muitas profissões tendem a desaparecer, porém muitos segmentos irão surgir. É curioso pensar que nas grandes crises surgem grandes oportunidades, por exemplo, na crise financeira de 2008 surgiram os aplicativos Uber e Airbnb, ferramentas que hoje garantem o sustento para muitas famílias.

Me recordo nitidamente que eu era assinante da revista INFO (revista voltada a tecnologia e informática) e uma reportagem de 2001 dizia que em breve seria lançado um relógio que funcionaria como telefone, essa reportagem me parecia surreal na época, como vamos atender um relógio? Hoje é uma realidade.

Na moda as grandes marcas lançaram “buy now, wear now” – compre agora vista agora; esperar 6 meses para uma roupa chegar nas vitrines é coisa do passado, tudo o que esta nas passarelas já esta a venda nas boutiques. Falando em passarelas, as grandes modelos “top models”  foram substituídas por celebridades e digital influencers, porque são pessoas que já vem com público certo.

Você já parou para pensar que até mesmo dinheiro em papel moeda tende a desaparecer; cartões, aplicativos, bitcoin…tudo esta sendo adaptado.

Observando as novas gerações, é possível antecipar alguns comportamentos, pessoas mais conscientes e menos consumistas, bem estar físico e mental, alimentação saudável, ativismo, politização, uma sociedade mais questionadora. Crianças menos tímidas e mais egocêntricas, o “show do eu” vai se fortalecendo num cenário onde fazer propaganda de si mesmo e de graça.

Sim, a Internet é o grande agente transformador dessa nova realidade.

E você já se perguntou, qual o futuro do seu negócio?”

Taís Antunes Pinto | Consultora de Imagem, Estilo e Comportamento | Bacharel em Gestão de Finanças, pós graduada em Gestão de Marketing pela Unipar. Formada em Fotografia, Consultoria de Imagem, Estilo e Negócios de Moda, idealizadora do Projeto Mulheres Extraordinárias. Uma trajetória com mais de 18 anos de carreira no setor financeiro e recursos humanos em renomadas instituições, Centro Harpa Educacional,  Moto Honda da Amazônia, Dalba Engenharia, Sebrae, Associação Comercial do Paraná e Câmara de Dirigentes Lojistas.

Comentar via facebook

Comentário(s)

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM