Entrevista de Emprego

Por Taís Antunes Pinto | Consultora de Imagem, Estilo e Comportamento.

Você é um produto na vitrine! Como você se apresenta?

As dicas abaixo não garantem  vaga, mas, são de extrema importância para você alavancar sua imagem profissional, começar ou recomeçar com confiança. Se você esta procurando emprego, entregue vários currículos, existem oportunidades em todas as áreas e elas estão esperando por pessoas dispostas a conquistá-las. BOA SORTE!

Vivemos um momento de incertezas e a sombra do desemprego perturba muitas famílias, o mercado de trabalho esta incerto e a insegurança virou rotina, a verdade é que ninguém esta 100%seguro.

As empresas estão cada vez mais atendas a imagem e ao comportamento dos candidatos, pessoas inadequadas podem perder grandes oportunidades.

Para quem esta procurando emprego ou uma recolocação no mercado, seguem dicas importantes.

1 – Estude o perfil da empresa | Se você não consegue usar salto alto, não leve seu currículo numa empresa cuja exigência é uma aparência formal. É voce quem deve se adaptar as exigências da empresa, é impossível a empresa se adaptar a realidade de cada funcionário.

 2 – Lembre-se: Tudo é imagem | A forma como você se veste, como fala, seu comportamento, tudo faz parte da sua vitrine pessoal,  na entrevista de emprego você é o produto e precisa “se vender” . Não adianta você ter um currículo impecável e ser grosseira com a recepcionista. Tudo deve estar em harmonia.

3 – Higiene Pessoal | Parece desnecessário esse item, mas, acredite muitas pessoas perdem oportunidades por estarem com o cabelo desgrenhado, unhas descascadas, dentes sujos, maquiagem borrada, calçados sujos e o principal os odores, reforce o desodorante e pegue leve com perfumes.

4 – Currículo | O currículo deve ser simples, claro e objetivo, peça para uma terceira pessoa corrigi-lo, revise varias vezes as informações, os contatos telefônicos são de extrema importância e atenção: o papel deve estar limpo, não pode estar amassado, dobrado ou enrolado,  guardado na bolsa de qualquer jeito, use uma pastinha para entregá-lo.

5 – Redes Sociais | Hoje 98% das empresas consultam as redes sociais dos candidatos que irão contratar e acredite, tem gente perdendo grandes oportunidades. Cuidado com a forma como você se expõe nas redes sociais, fotos com copo na mão, baladas e bebedeiras são os que mais descartam candidatos. Fanatismo político ou ate mesmo por um determinado time de futebol, postagens preconceituosas ou piadas  depreciativas, muita tristeza e melancolia também descartar candidatos.

6 – Insegurança | É normal sentir-se nervosa nessa situação, mas, lembre-se você é uma profissional adulta, demonstre maturidade, responsabilidade seja auto-suficiente. Não leve acompanhantes,  isso demonstra dependência emocional e insegurança, vá sozinha, fale da suas capacidades com confiança e credibilidade.

Não tenha vergonha de dizer que não sabe fazer determinada tarefa, seja honesta: “eu nunca fiz esse tipo de trabalho, mas, posso aprender”.

Existe uma infinidade de outras dicas importantes que você deve estar atenta nesse momento, como por exemplo: Não fale mal da sua empresa anterior, não fale mal dos seu ex-chefe, responda apenas o que for perguntado,  seus problemas familiares, amorosos, entenda que nesse momento sua vida particular não interessa.

Não se atrase.

Não seja insistente ou cobre prazo para retorno, a empresa tem os seus contatos, se realmente eles ficarem interessados eles vão te retornar. As vezes, não tem uma vaga naquele momento, mas, se você ficar insistindo, ligando, perturbando quando surgir uma vaga para o seu perfil, você será descartada.

Segue 3 dicas importantes na hora de você se vestir para uma entrevista de emprego, veja qual mais se adéqua ao seu perfil e a realidade da empresa onde você deseja conseguir uma vaga e adapte as roupas que você já tem no seu armário.

1 – Peças de cores neutras, sem estampas ou aplicações, nada de roupa justa ou decotada.2 – Se a empresa tem um perfil mais despojado, você pode usar cores mais alegres, isso demonstra personalidade.3 – A boa e velha camisa, sempre passa uma imagem de credibilidade e competência4 – Empresas mais formais exigem uma roupa de um bom corte e um bom tecido, cuidado com conjuntinho ou tailleur, você pode parecer careta, antiquada.Uma ultima dica e essa serve para a vida,  existem 4 palavras magicas que abrem portas e nos aproximam das oportunidades, são elas: Desculpa, Obrigado, Com Licença e Por Favor!

Taís Antunes Pinto | Consultora de Imagem, Estilo e Comportamento.

Bacharel em Gestão de Finanças, pós graduada em Gestão de Marketing pela Unipar. Formada em Fotografia, Consultoria de Imagem, Estilo e Negócios de Moda, idealizadora do Projeto Mulheres Extraordinárias. Uma trajetória com mais de 18 anos de carreira no setor financeiro e recursos humanos em renomadas instituições, Centro Harpa Educacional,  Moto Honda da Amazônia, Dalba Engenharia, Sebrae, Associação Comercial do Paraná, Câmara de Dirigentes Lojistas.

(Visitada 218 vezes, 1 visitas hoje)