Dicas

Mariana Kist Pompermaier | Ayurveda

25 de outubro de 2018

A Mariana é Farmacêutica, especialista em Farmacologia Clínica e terapeuta Ayurveda, pela Associação Brasileira de Ayurveda e The Arya Vaidya Pharmacy (AVP), de Coimbatore, Índia. A partir de novembro estará atendendo, em Francisco Beltrão alguns dias da semana, na Clinica Vita Ativa.

O Ayurveda é um assunto que sempre despertou muita curiosidade. Conhecer a Mariana e aprender uma pouco sobre o método milenar para tratar a saúde, foi um grata surpresa.

Ela conta um pouco da história do Ayurveda, cujos primeiros relatos datam de mais de 5 mil anos. Na Índia é praticado como uma forma de medicina tradicional, passado de pai para filho, o que ocorre ainda hoje. Atualmente já existem faculdades para formação de médicos Ayurvédicos e também hospitais que atendem exclusivamente por essa linha de cuidado e tratamento da saúde.

No Brasil, o Ayurveda teve inicio em 1985 quando profissionais de saúde buscaram essa conexão de conhecimento e conseguiram o intercambio, facilitando os estudos na Índia e também trazendo profissionais indianos até o Brasil. No entanto, pelo fato de no Brasil o Ayurveda não ser reconhecido como medicina e, sim como terapia integrativa, algumas práticas mais invasivas não são permitidas aqui, porém os benefícios tanto com a manutenção quanto com a recuperação da saúde são bastante significativos.

O Ayurveda tem seu diferencial por olhar o indivíduo de maneira integral e não fragmentada como ocorre com a medicina à qual estamos habituados. Mariana explica melhor: “ao invés de focarmos nossa atenção no pé que dói e apenas nele, iremos buscar a compreensão do contexto. Nós olharemos além do sintoma físico, também as esferas, mente, emoções e vida espiritual (nesse sentido nada interferindo nem abordando quesito religião)”.

O cuidado oferecido pelo Ayurveda envolve desde a manutenção da saúde para aquelas pessoas que almejam melhorar sua qualidade de vida, até o auxílio àqueles que precisam restabelecer sua saúde; por meio de orientações quanto à rotinas diárias, auto observação, uso de alimentos, ervas e especiarias, tudo baseado na reeducação e introdução de hábitos que satisfaçam a necessidade individual, baseado no preceito de que somos seres únicos, por isso devemos ser vistos e cuidados como tal.

Outra forma de tratamento no Ayurveda envolve as terapias manuais com óleos medicados (com óleos essenciais). Estas têm um poder curativo amplo, pois a pele é o nosso maior órgão e sob ela armazenamos informações às quais entramos em contato diariamente. Muitas dessas informações não são bem digeridas e acabam acumulando sob a pele. Para o Ayurveda tudo que entra em contato conosco por meio dos nossos órgãos dos sentidos passa por um processo de digestão e caso esse processo não ocorra de maneira satisfatória, adoecemos. Por meio da oleação e do toque terapêutico, conhecido por nós como massagem, conseguimos a liberação de emoções, sentimentos, sensações e até pensamentos que acabaram acumulando ao longo do corpo. Lembrando que para o Ayurveda não existe divisão entre físico, mental, emocional, energético e espiritual; tudo está interligado, por isso quando um segmento não vai bem, os demais sofrem por consequência.

Para auxiliar nesse cuidado global, associamos às orientações e às terapias manuais, o poder curativo dos Florais de Bach e do Reiki. Sendo que os florais nos auxiliam no clareamento dos pensamentos e emoções, nos ajudam a interpretar os sinais e sintomas que muitas vezes nos parecem confusos, ampliando nosso poder de auto-observação e auto-cura. Juntamente com o Reiki que libera nossos centros de energia que, da mesma forma sofrem bloqueios pelos processos “digestivos” inadequados; temos um processo de cuidado integral em todas as “camadas” do nosso ser, do mais denso (físico), ao mais sutil (nível espiritual).

Por meio desses cuidados passamos a nos conhecer melhor, entendemos quais são as necessidades do nosso organismo, o que ele nos pede quando o desconforto surge, como evitar que certos desconfortos surjam, como zelar pelos nossos pensamentos, como atender aos sinais das nossas emoções e por fim , com todos esses âmbitos bem estruturados e saudáveis, poder desenvolver a espiritualidade de maneira mais profunda e efetiva.

A partir de novembro, Mariana estará atendendo em Francisco Beltrão alguns dias da semana, na Clinica Vita Ativa. Ficou interessada ? Faça uma visita e conheça todos os cuidados integrais que o espaço oferece.

Currículo | Mariana Kist Pompermaier, Farmacêutica, especialista em Farmacologia Clínica. Terapeuta Ayurveda pela Associação Brasileira de Ayurveda e The Arya Vaidya Pharmacy (AVP), de Coimbatore, Índia. Terapeuta de Florais de Bach pelo Instituto Bach, registrada como Practitioner pelo Dr Edward Bach Centre da Inglaterra (Registro: BRZ-2018-0306K). Mestre em Reiki pelo sistema Usui.

Comentar via facebook

Comentário(s)

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM