Perfume | Item Fundamental no Fortalecimento da Marca Pessoal

“É inegável que o mundo da perfumaria acompanha o mundo da moda, ambos andam juntos. Sabemos que o os grandes nomes da moda lançam perfumes junto com suas coleções, inclusive isso é regra, para pertencer ao grupo seleto da alta costura cada maison deve ter sua fragrância. Todas as grandes grifes tem um time de stylist e design, assim como uma equipe de perfumistas, com a intenção de firmar a identidade da marca.

Quando falamos de grandes grifes o perfume humaniza a marca, cria conexão, proximidade. Eu não posso me vestir com Dolce & Gabbanna mas, posso me perfumar de Dolce & Gabbanna, inclusive não abro mão!

Na gestão da imagem pessoal o perfume faz toda diferença. Saber comprar uma fragrância que esteja de acordo com a sua personalidade, rotina e estilo pessoal, faz você se comunicar de forma assertiva.  Roupas, cores, acessórios e perfumes fazem a sua personalidade e comunicam as reais intenções em um momento especifico.

A consultoria dá um direcionamento de estilo e comportamento dentro das famílias olfativas adequadas para cada pessoa, respeitando o seu estilo e gosto pessoal, perfume é individual. Gosto de dizer que o perfume é a cereja do bolo na consultoria de imagem.

A adequação na hora de escolher um perfume, também faz parte das regras de etiqueta saber identificar que perfume fica bom para uma determinada ocasião também empodera a sua imagem pessoal.  É fundamental que você esteja com o perfume certo, na quantidade exata, na ocasião certa.

No ambiente de trabalho é importante ter consciência que fragrâncias muito intensas e muito marcantes espantam clientes, funcionam como um repelente, você não vê a hora de se  livrar daquela pessoa. Eu tenho certeza que você já passou por isso não é mesmo?

Identidade Olfativa

As vezes a gente passa por mudanças de identidade na vida, depois da gestação, depois de um divórcio, mudança de emprego, a perda de um ente querido – em todos esses processos o perfume é muito importante, é inconsciente e involuntário. Usamos um perfume por anos e de repente ele deixa de fazer sentido, isso é muito comum. Perfumes marcam pessoas, personalidades e momentos vividos – sejam eles bons ou ruins.

Toda vez que trabalho com uma mulher sedenta por transformação, eu sugiro começarmos pelo perfume, livrar-se das memórias olfativas faz toda diferença na hora de escrever uma nova história, como diz o ditado é melhor mudar “os ares”. Escolher uma nova fragrância é reinventar-se e é transformador.

Lembre-se: na hora de mudar o perfume comece por pequenos frascos, pode ser que você não se adapte a esta fragrância.

Personalidade Marcante

Perfumes transmitem sensações e imprimem personalidade. No mundo das celebridades é bastante comum pessoas famosas lançarem perfumes porque isso cria conexão, é uma jogada de marketing certeira.

Estudos mostram que quando Cristiano Ronaldo esta em alta, ganhando campeonatos e fazendo muitos gols o perfume dele esgota nas lojas.  Quando o público se identifica com o astro, é bem provável que compre a fragrância dele. O negócio é tão lucrativo que Cristiano Ronaldo não tem apenas uma fragrância mas, uma linha completa de perfumaria, são aromas para todas os gostos.

Lady Di, a princesa de Gales usou por muitos anos um ícone da perfumaria de luxo, o Eua Du Soir, da marca Sisley. Um perfume super requintado, a começar pelo frasco todo de cristal, digno de uma princesa.

Perfumaria no Brasil

O Brasil é o quarto no ranking dos países consumidores de perfumes e deve alcançar o segundo lugar em breve. O fortalecimento da industria nacional é impressionante, principalmente com a pandemia,com o dólar em alta muitas  pessoas deixaram de consumir perfumes importados e começaram a olhar para as marcas nacionais.

Até mesmo nas embalagens a gente percebe uma preocupação em colocar no mercado um perfume impactante. Porem, nosso país ainda não tem Know-how em perfumaria e, é muito comum as indústrias nacionais comprarem um lote grande de marcas internacionais e basearem suas produções nessas fragrâncias. Especialistas dizem que no mercado nacional existe muita semelhança de frascos e famílias olfativas inspiradas em perfumes internacionais.

Ainda falta um perfume para chamar de nosso, com a cara do Brasil. Nosso país já tem uma moda muito marcante e reconhecida internacionalmente. Falta uma marca na perfumaria nacional, falta exclusividade. As indústrias tem investido muito em pesquisas e tecnologias, aguardamos ansiosas algo que transmita nossa personalidade e o nosso “ziriguidum”.

Masculino X Ferminino

Apesar do aumento significativo  do consumo de perfumes pelos homens nas ultimas décadas, principalmente dos homens acima dos 30 anos, alguns especialistas dizem que perfume masculino e feminino é uma jogada de marketing que aumenta significativamente a variedade no mercado. Essa teoria reforça a questão de que perfume é muito mais uma questão de gosto pessoal, estilo e personalidade. Marcas como Calvin Klein tem apostado muito nos perfumes unissex, que são sucesso no mundo todo.

PONTOS IMPORTANTES NA HORA DA COMPRA

O perfume se comporta de formas diferente em cada pessoa, nem sempre o que fica bom na sua amiga, vai ficar bom para você. Os fatores que alteram  o cheiro do perfume, podem ser:

– Ph da pele;

– Medicações;

-Pigmentação da pele;

– Faixa Etária;

– Stress;

– Suor;

– Hidratação da pele;

– Alterações hormonais;

– Alimentação.

É importante ter consciente que o horário e as estações do ano também são fundamentais na escolha do perfume. Vai comprar uma nova fragrância? Preste atenção nessas dicas:

1 – Comece por um frasco pequeno.

2 – Nunca compre perfume sem experimentar.

3 – Passe o perfume no pulso e vá dar uma voltinha, deixe as primeiras notas evaporarem aí o perfume vai assentando, vai temperando a sua pele.

4 – No calor, as fragrâncias doces tendem a ascender na nossa pele.

Para saber diferenciar:

EUA DE PARFUM – Maior fixação – ideais para a noite ou para o inverno

EAU DE TOILETTE – Menor fixação – são os mais vendidos no Brasil por causa do clima quente.

Taís Antunes Pinto | Consultora de Imagem, Estilo e Comportamento | Bacharel em Gestão de Finanças, pós graduada em Gestão de Marketing pela Unipar. Formada em Fotografia, Consultoria de Imagem, Estilo e Negócios de Moda, idealizadora do Projeto Mulheres Extraordinárias. Uma trajetória com mais de 18 anos de carreira no setor financeiro e recursos humanos em renomadas instituições, Centro Harpa Educacional,  Moto Honda da Amazônia, Dalba Engenharia, Sebrae, Associação Comercial do Paraná e Câmara de Dirigentes Lojistas. Telefone (46) 9-9983-2042.

 

 

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