Projeto Integrador do SENAC Comidas do Mundo

O curso de Auxiliar de Cozinha foi concluído com êxito. Os alunos organizaram uma degustação com vários pratos, das mais diversas regiões do mundo que tiveram influência na comida brasileira. Concluíram o curso – com louvor – os seguintes alunos: Janete de Mattos, Vinícios Minski Mourão, Jane Aparecida langner de Oliveira, Gabrielli Fiorentin Krebs e Cristiane Ercego.

Cuidado em nos receber com carinho.

A Chef Janete Lazaretti, responsável técnica pela turma coordenou a degustação, juntamente com os alunos, e foi sensacional. O que podemos experimentar foram pratos muito bem elaborados, saborosos e com apresentação de “encher os olhos”.

Vamos ao menu da noite.

Comida Japonesa| Sushi 

Execução impecável e, claro, com surpresa. Como acompanhamento uma geleia de gengibre. Algo totalmente inusitado.Comida Portuguesa /Brasileira | Bolinho de feijoada

A releitura da nossa feijoada deu muito certo. O bolinho foi recheado com couve e queijo, o empanado era crocante e os acompanhamentos impecáveis.

Comida Italiana | Pizza Cone de pera e queijo

Em formato de cone, a pizza, nos foi entregue com uma apresentação surpreendente e colorida. O recheio de queijo com pera, agradou meu paladar e estava muito equilibrado. Comida Americana | Hambúrguer de costela com maionese de abacate, maionese defumada e molho pesto

O hambúrguer tinha a composição equilibrada entre os ingredientes. O ponto da carne estava suculento. O pão de cerveja era quentinho e fofinho. Mas, o ponto alto foram as maioneses: uma de abacate e a outra cítrica, com toque defumado. O molho pesto era agradável ao paladar e harmonizou perfeitamente com a carne.Comida Francesa | Petit gateau com sorvete de pitaya

A sobremesa foi servida para coroar esse banquete. Estava simplesmente divina. O sorvete foi montado em camadas, intercalado por uma geleia de pitaya, com uma cor intensa e vibrante. O petit gateau atingiu o ponto certo, quando cortamos o recheio deslizou cremoso e quentinho. Combinação perfeita entre chocolate branco e pitaya – o quente e o gelado.

Participar de um momento assim, enche meu coração de alegria. Presenciar o aprendizado dos alunos, o orgulho e satisfação, em apresentar seus pratos muito bem elaborados é o resultado de um processo de ensino muito eficiente, que é o SENAC.

O curso de Auxiliar de Cozinha é para formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. Com um papel fundamental para auxiliar o cozinheiro durante o pré-preparo e preparo de alimentos, nas diversas produções culinárias, contribuindo para organização do ambiente de trabalho. A aprendizagem acontece desde a execução da mise en place, envolvendo atividades como higienização, cortes, porcionamento, armazenamento e conservação de alimentos, tudo de acordo com as boas práticas de manipulação alimentar.

Informe-se em uma unidade do SENAC, quando irá iniciar a próxima turma. Recomendo para quem quer ingressar na carreira gastronômica, para aprendizado pessoal ou para quem já está no mercado de trabalho e precisa aprimorar suas habilidades.

Senac Francisco Beltrão |  Av. Júlio Assis Cavalheiro, 2191 – Centro, Francisco Beltrão – PR | Telefone: 46 3905 6800. 

O que é terroir?

Li essa matéria na revista Exame. e foi um assunto que chamou minha atenção. Muito se fala em vinho, uvas e terroir, mas afinal de contas qual a explicação simples para esse conjunto de fatores, que define características e especificidades tão importantes sobre o vinho? Separei alguns trechos da entrevista e compartilho aqui.
Pedro Parra é conhecido no meio como “senhor terroir”. É reconhecido por ser o maior especialista nessa palavra não tão fácil de explicar, mas muito importante na produção de vinhos e grandes bebidas.Ele é consultor de dezenas de vinícolas do mundo, incluindo a italiana Argiano, que elaborou o Brunello Di Montalcino 2018, eleito o melhor vinho do mundo em 2023 pela prestigiada revista americanaWine Spectator.

Pedro conseguiu definições e comparações agradáveis sobre o termo. Vamos aprender um pouco?

O que é terroir e por que é tão importante?

Os vinhos são como música: muitas pessoas cantam bem, mas os grandes cantores têm algo a mais. Esse algo a mais do cantor vem do treinamento, da voz, do tom, da genética. Um cantor é grande quando gera um som pessoal. Um terroir é grande quando gera uma assinatura, uma tipicidade pessoal. E essa tipicidade vem da terra, sempre da localidade, nunca do homem.

Como definir um bom terroir?

Um bom terroir é uma interpretação boa do solo. Existem fatores em comum que determinam um bom terroir: pedras, drenagem, porosidade, espaço para raízes, espaço para a água, com clima nem muito chuvoso nem muito ensolarado. Esse é o segredo dos grandes terroirs.

Ele afirma que a Europa já encontrou seu terroir. Todos os grandes vinhos do mundo, cerca de 95%, vêm da Europa. A América do Sul precisa de mais  tempo para conhecer sua identidade, e a tecnologia pode ajudar a diminuir esse tempo. Exemplo, é a França – que levou 200 anos para encontrar.

Imagens Reprodução – Não autorais.

5 peças coringas na mesa posta

Se está iniciando na prática da mesa posta e quer itens atemporais, essa dica é para você! Selecionei peças chave que podem ser usadas em várias produções.

A minha dica é para você seguir a @grifounico – esse perfil é totalmente voltado para a arte de servir com amor e carinho.

1 – Guardanapo de linho | Esse tecido nobre combina com todos os tipos de louças.

2 – Cerâmica off white | O material é lindo, está em alta e com certeza fará combinação perfeita com seus jogos americanos. Se não gosta do “off”, que tal os tons terrosos, eles são lindos 😉3 – Mini vasos de vidro | São peças práticas para montar um arranjo, deixar a mesa charmosa e afetuosa.4- Jogos americanos  São peças práticas para usar no dia a dia. Vão do café da manhã ao jantar. Aposte em peças que possam ser misturados e coordenados entre si.5 – Porta guardanapo | Você pode confeccionar ou comprá-los pronto. Se está iniciando a arte da mesa posta, opte por uma cor neutra para combinar com os outros itens.

Mesa posta não é frescura ou algo pra somente impressionar. É presentear o outro com amor, carinho e nosso tempo!

Imagens Reprodução | Não autorais.

Salada de Folhas Especial com Molho de Iogurte Natural

Salada sempre é uma escolha perfeita e saudável,  para uma refeição leve e nutritiva. Para incrementar a salada um molho sempre é bem-vindo. A dica é um molho de iogurte refrescante no preparo da salada ou como acompanhamento; ele garante probióticos que ajudam no equilíbrio da sua microbiota intestinal

Essa deliciosa salada é feita com alface, rúcula, tomates, cenoura, nuts (da sua preferência) e iogurte natural, que você pode fazer ou comprar pronto.

Para a Salada:

  • 2  xícaras (chá) de alface roxa
  • 2 xícaras (chá) de alface americana
  • 2 xícaras (chá) de rúcula
  • 1 xícara (chá) de tomates-cereja
  • meia xícara (chá) de cebola roxa
  • 1 xícara (chá) de cenoura ralada
  • 2 colheres (sopa) de nuts, pode ser amêndoas em lascas, amendoins, nozes, sementes de girassol.

Para o Molho:

  • 1 pote de iogurte natural
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (chá) de orégano
  • 1 colher (chá) de pimenta-do-reino
  • 1 colher (chá) de sal
  • 2 dentes de alho amassados

Modo de Preparo

Salada |  Em um recipiente misture todos os ingredientes.

Molho |  Em um recipiente misture todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Despeje o molho por cima da salada, sirva a seguir e delicie-se com essa fonte de vitaminas e minerais.

Imagem Reprodução | Não autoral.

Frosé | Um drink para amar

A combinação de vinho rosé, suco de frutas vermelhas e gelo, é o hit na Europa e uma ótima pedida para os nossos dias quentes. Você gosta de vinho rosé? Então precisa conhecer o Frosé, um drink super refrescante.

A origem do Frosé é bem interessante, quer saber? 

A criação do drink é atribuída ao Bar Primi, um restaurante italiano, em New York, durante o verão de 2016. Fotos do Frosé foram publicadas no Pinterest, acumulando milhares de visualizações, curtidas e compartilhamentos. Desde então, o drink estourou em popularidade, ganhando, também, variações, como o Watermelon Frosé, que substitui o morango pela melancia, e o Mango Frosé, preparado com manga.

A consistência do drink é parecida com uma raspadinha. E é daí que o Frosé ganha o seu nome, de Frozen (congelado em inglês) + Rosé.

Como preparar o Frosé?

Ingredientes:

  • 750 ml de vinho rosé
  • 100 ml de água filtrada
  • 100 gramas de morangos frescos
  • 50 gramas de açúcar
  • suco de 1 limão

Modo de Preparo

Despeje o vinho rosé em uma forma de aço inox e leve ao congelador por no mínimo seis horas.

Lave os morangos, retire os talos e corte em quatro cada morango.

Em uma panela média, coloque o açúcar e a água. Leve ao fogo médio, mexendo até levantar fervura.

Quando o açúcar estiver completamente dissolvido, adicione os morangos e retire do fogo, deixando descansar por cerca de trinta minutos.

Passe a mistura dos morangos e açúcar por uma peneira fina, não pressionando os morangos. O líquido restante se parecerá com um xarope e deve ser levado ao congelador por trinta minutos.

Retire o vinho rosé do congelador e bata rapidamente no liquidificador.

Adicione o suco de limão e o xarope de morango, pulsando no liquidificador até obter uma consistência parecida como a de uma raspadinha.

Sirva o Frosé em taças, decorando com um morango cortado ao meio.

Dica | Você pode utilizar o xarope de morango pronto.

A minha dica são os vinhos da Vinícola Betiatto, da nossa cidade, Francisco Beltrão. Os rosés produzidos pela marca, são muito aromáticas e com uma cor magnífica.

Para preparar o Frosé o ideal é utilizar vinhos rosés mais encorpados, elaborados com as uvas Malbec, Merlot e Pinot Noir. Vinhos rosés produzidos com essas variedades revelam uma belíssima coloração rosada profunda, que contribui para a apresentação desse drink.

Além disso, seus aromas, de frutas vermelhas maduras, combinam bem com o morango que vai na receita.

Vinícola Betiatto | Av. Nova Seção – Secção Jacaré, Francisco Beltrão – PR. Telefone 46 99103 6045. https://vinicolabetiatto.com/

Andressa Borges, comanda “Tá na hora Paraná”, na TV Guará

A afiliada da Rede Massa| SBT nos Campos Gerais e no Sudoeste, a TV Guará, contará a partir da próxima segunda-feira (18) com um programa de notícias no início da noite.

O “Tá na hora Paraná” será comandado pela apresentadora Andressa Borges. A atração será de segunda a sexta-feira, às 18h30. “Será resumo dos principais assuntos que movimentaram o dia. Um jornalismo dinâmico com o DNA da Rede Massa”, antecipou Andressa.

“É um marco para a TV Guará. Com a nova grade nos consolidamos como a melhor opção para os telespectadores se manterem bem informados e nossos parceiros satisfeitos com os resultados”, destacou o diretor regional da emissora, André Luy.

A grade local da Rede Massa inclui ainda, de segunda a sexta-feira, às 6h30 o Primeiro Impacto Paraná apresentado por João Salgado. A programação semanal segue com o programa Destaque, a partir das 11h15, com Priscila Koteski. Na sequência, Murilo Barbosa chega com o Tribuna da Massa, às 11h45. Logo após, Cândido Neto ficará à frente do Momento Show de Bola. Totalmente reformulado, o produto contará com informações ágeis sobre o mundo do esporte pela região. A noite o SBT Paraná tem a frente Fernando Parracho.

Mudanças no final de semana 

Os finais de semana também terão novidades. Daniel Petroski chega mais cedo nos sábados, às 9h, com o Cidade Entrevista. O Tribuna da Massa Especial também terá novo horário, ao meio dia. Logo após, completa a programação com o Salada Mista para todo o estado com Alorino Júnior e Rafael Massa. Outra grande novidade da nova grade de programação da afiliada da Rede Massa| SBT nos Campos Gerais e no Sudoeste está no agronegócio. O Negócios da Terra será exibido para todo o Paraná aos sábados a partir das 8h30. E uma atração nacional também mostrará a força do setor. O SBT Agro entrará no ar aos domingos às 7h30. Os dois programas contarão com a experiência do jornalista Sandro Ivanowiski.

Pela região | São 80 municípios do Paraná que recebem em suas casas a programação do SBT e quase 150 horas de programação local por mês, com equipes de reportagem em Ponta Grossa, Francisco Beltrão, União da Vitória, Telêmaco Borba e Guarapuava.

Fonte | Assessoria.

Avenca | Uma planta exuberante e delicada

Se tem uma planta que marcou minha infância, é a Avenca. Lembro dos canteiros na casa de uma amiga dos meus pais – Angélica- que eu admirava. Essa planta é exuberante e delicada, encanta com sua folhagem verde vibrante e aspecto gracioso.

É conhecida cientificamente como Adiantum raddianum e pertence à família das pteridófitas.

Posso afirmar que trazer a avenca para dentro de casa é ter um toque de serenidade verde, pois ela : avenca, a delicadeza da natureza que encanta e purifica os ambientes.

Características das Avencas

As avencas são plantas originárias das florestas tropicais e subtropicais, e são amplamente cultivadas como plantas ornamentais em diversos países. Suas folhas têm um formato de leque, compostas por pequenos folíolos delicados e brilhantes, que conferem um aspecto gracioso à planta.

A altura média da avenca pode variar entre 20 a 30 centímetros, tornando-a ideal para vasos e jardins internos. Além da beleza estética, a avenca é uma planta que pode viver por anos com cuidados adequados. Além disso, é uma espécie de crescimento lento, o que a torna uma escolha popular para pessoas que buscam uma planta de baixa manutenção.

Benefícios da planta avenca para a saúde e bem-estar

Além de sua beleza estética e características encantadoras, a planta avenca também possui propriedades terapêuticas e benefícios para a saúde.

Purificação do ar: a avenca é conhecida por sua capacidade de filtrar toxinas do ar, tornando-o mais limpo e saudável para respirar. Dessa maneira, suas folhas ajudam a remover substâncias nocivas, como formaldeído e xileno, que são comumente encontradas em ambientes fechados.

Alívio de problemas respiratórios: ela possui propriedades expectorantes e pode ajudar a soltar o muco e aliviar a congestão nasal. Sendo assim, a avenca tem sido utilizada na medicina tradicional para tratar problemas respiratórios, como tosse e bronquite.

Uma dica final. Essa plantinha associada a casa de vó é uma tendência para decoração e pode ser uma proposta para compor espaços internos e externos.

Imagens Não Autorais / Reprodução / Pinterest.

Alguns passos para elevar a rotina da beleza

O autocuidado não é sinônimo de egoísmo. Trata-se de uma forma de praticar o amor-próprio e os cuidados básicos necessários. Quando nos sentimos bem, saudáveis e confiantes, também nos tornamos aptos a estender esse cuidado para o próximo.

1 – Realize a sua rotina de skincare com seus produtos favoritos. A máscara esfoliante para iniciar o ritual da beleza e depois aplique o seu  creme hidratante favorito.

2 – Escolha sua bebida favorita. Pode ser um chá, água, suco ou um vinho.

3 – Tenha um bom livro para te acompanhar.

4 – Envolva-se em roupão ou robe macio e gostoso. Escolha um tecido que seja agradável ao toque da sua pele.

5 – Esteja em um lugar confortável. Pode ser sua cama, sofá ou uma poltrona com uma vista agradável.Não deixe que a correria do dia a dia te impeça de cuidar de você e ouvir quais são suas vontades e necessidades. Mime-se, você merece!

Imagens Reprodução.

Piscinas pequenas

Quem disse que piscina tem que ser grande. As piscinas com metragem reduzidas vêm ganhando o coração de muitas pessoas.

Chegar em casa depois de um longo dia de trabalho ou poder dar uma pausa rápida na correria do dia, com um mergulho em sua piscina – é bom demais?! Afinal, passar algum tempo na água ajuda o corpo a relaxar e se livrar do estresse.

Elas são charmosas e um paisagismo adequado faz com que o local seja o ponto de referência da casa. Um belo jardim agrega muito ao visual do seu quintal, juntamente com a piscina. Plantas são ótimas para trazer mais cor para a área externa, dando também um ar mais natural, reduzindo o “excesso” de concreto. Principalmente se você morar na cidade.

Separei imagens que comprovam toda a bossa das piscinas pequenas.

Qual a profundidade ideal para a piscina pequena? O indicado é 1,15 m, pois facilita os mergulhos e não é funda demais. Instalar alguns degraus de escada também ajuda, pois eles dão a sensação de que ela é mais profunda.Elas são perfeitamente adaptadas aos jardins menores, para as mini piscinas os profissionais propõe o tamanho de 3×2 metros (ou seja, 6m²).Imagens Pinterest.

Como transformar sua estante

Hoje trouxe dicas valiosas para redecorar a estante e transformá-la em um ponto focal na decoração da sua sala.

1 – Equilíbrio visual | Crie harmonia. Alterne livros com objetos decorativos para um visual equilibrado.

2 – Toque natural | Plantas trazem vida e frescor. Aposte nos vasos certos e consiga belas composições. Uma dica é usar plantas que você gosta. Exemplo, as jiboias pendentes causam um lindo efeito nas prateleiras e as peperômias preenchem os espaços com muito charme.

3 – Personalidade | Mostre quem você é! Objetos com história dão aquele toque único e especial.

4 – Paleta de cores | Ela é a chave do sucesso. Escolha um esquema de cores e crie uma estante visualmente agradável.

5 – Iluminação | Ilumine suas peças favoritas. Luzes estrategicamente posicionadas podem mudar todo o clima.

Imagens Pinterest.