A rúcula é uma hortaliça que me agrada muito. De cor verde-escura, tem um amargor muito característico. Ela costuma ser utilizada principalmente em saladas, mas seu uso vai além pode ser acrescentada em pizzas, tortas e omeletes.
Essa folha além de saborosa, possui diversas propriedades e substâncias benéficas à saúde. Por isso, se você curte essa hortaliça, conferira os benefícios da rúcula. Durante a leitura, você vai descobrir que a cor e o sabor da rúcula são bem mais do que apenas agradáveis aos olhos e ao paladar. De quebra, você também vai aprender algumas receitas deliciosas para consumir essa hortaliça de uma maneira muito mais gostosa!
A cor verde na rúcula – assim como em seus primos espinafre, agrião e couve – sinaliza que ela é rica em vitamina C, vitamina A, vitaminas do complexo B, potássio, ferro, cálcio e magnésio. Esses nutrientes indicam que esses alimentos são bons para ajudar a fortalecer o sistema imunológico e melhorar o trânsito intestinal.
Os paladares mais delicados costumam estranhar à primeira vista o sabor marcante dessa hortaliça. Se você não gosta desse amargor e costuma dispensar a rúcula na hora de fazer as suas saladas, acho melhor repensar essa decisão! As hortaliças amargas, como a rúcula, são recheadas de ótimos nutrientes. Essas folhas são boas para a digestão, ajudam a fortalecer o sistema nervoso, beneficiam a saúde dos olhos e contribuem para uma coagulação saudável do sangue.
Confira abaixo como essa hortaliça deliciosa pode te ajudar a dar um up na sua saúde!
1. Auxilia no processo de digestão | A abundante presença da fibra é um ótimo benefício da rúcula, pois esse componente nutricional ajuda a estimular o trânsito intestinal.
2. Contribui para o controle do diabetes | A presença das fibras no alimento faz com que os carboidratos sejam absorvidos mais lentamente pelo organismo, o que ajuda a regular o nível de açúcar e gordura no sangue. A rúcula ainda tem outro papel importante para o controle do diabetes, pois seus componentes contribuem para que o organismo se torne mais sensível à insulina.
3. Pode ajudar a reduzir o risco de câncer | Pesquisas sobre a influência dos vegetais crucíferos (agrião, rúcula, brócolis, couve-flor, e etc.) apontaram que esses alimentos podem ajudar a combater o desenvolvimento e multiplicação das células cancerígenas. Os estudos associaram o consumo desses vegetais a uma menor incidência de câncer de mama, próstata e cólon.
4. Faz bem para a visão | Rica em betacaroteno e luteína, compostos indiretos da vitamina A. Essas substâncias são aliadas da saúde dos olhos e não são produzidas naturalmente pelo organismo. Por isso, é preciso consumir alimentos ricos em vitamina A, como a rúcula, para obter seus benefícios. Os componentes da rúcula agem na prevenção da degeneração macular, doença que atinge a retina, levando à perda progressiva da visão.
5. Pode auxiliar no emagrecimento | A hortaliça possui baixo valor calórico e é rica em fibras, componentes que ajudam a prolongar a sensação de saciedade.
6. Ajuda a prevenir o envelhecimento precoce | É rica em antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce. Essas substâncias agem no combate aos radicais livres (moléculas liberadas pelo organismo que podem acelerar o envelhecimento das células), contribuindo para que você tenha pele e cabelo saudáveis e bonitos por mais tempo.
7. Melhora a saúde dos ossos | Os minerais são elementos essenciais para a boa saúde dos ossos, principalmente o cálcio. A boa notícia é que a rúcula também é rica nesses componentes, o que faz com que ela seja uma ótima aliada da saúde dos ossos.
Receitas com rúcula
Depois de conhecer todos esses benefícios da rúcula, chegou o momento de aprender algumas receitas deliciosas, para incorporar esse alimento nutritivo à sua dieta. Confira!
- Salada de Rúcula: não poderíamos começar a nossa seleção de receitas por outro prato! Além de serem deliciosas, as saladas são a melhor forma de obter todos os benefícios da rúcula. Essa versão traz a hortaliça acompanhada de melão em cubos, molho de laranja e um crocante feito de semente de mamão.
- Salada de Rúcula Especial: essa salada especial traz os benefícios da rúcula incrementados com outros ingredientes saudáveis, como o queijo cottage, a carambola e um molho feito de pimenta-rosa triturada.
- Salada de Feijão Branco e Rúcula: para quem procura uma sustância a mais, essa salada traz a rúcula acompanhada de feijão-branco cozido, salsinha, cebola, pimentão e cenoura. É uma delícia e muito fácil de fazer.
- Salada de Macarrão ao Pesto de Rúcula: se você não gosta muito de comer as folhas cruas, mas não abre mão dos benefícios da rúcula, vale a pena experimentar essa receita de salada de macarrão com molho pesto feito de rúcula e azeitonas.
- Arroz com Rúcula: o seu arroz de cada dia também pode ganhar um up com os benefícios da rúcula. A sua refeição vai ficar ainda mais gostosa e nutritiva!
- Risoto de Carne e Rúcula: para quem gosta de risoto, nós temos essa receita de risoto de carne incrementado com os benefícios que a rúcula oferece. Além de muito nutritiva, essa receita é uma delícia!
- Risoto de Camarão e Rúcula: se você não gosta de carne vermelha, confira essa opção de risoto com rúcula e camarões dourados na manteiga. Vale a pena experimentar!
- Pizza Mista de Rúcula: a pizza não poderia faltar em nossa seleção! Nessa versão deliciosa da receita italiana, a massa é feita de pão sírio, e depois é recheada com tomate caqui, presunto, rúcula e requeijão cremoso.
- Ciabatta Especial: para quem procura uma receita mais rápida, esse lanche no pão ciabatta é uma delícia e traz todos os benefícios da rúcula unidos em um lanche delicioso, que ainda leva atum, tomate e requeijão cremoso.
- Wrap Mediterrâneo: tão deliciosa quanto o prato anterior, essa receita de tortilha integral feita com iogurte light, azeitonas pretas, tomate seco e rúcula é fácil de fazer e fica pronta rapidinho.
Qual a melhor forma de conservar a rúcula fresca
A rúcula é uma hortaliça muito delicada. Por isso, se você quer que ela dure mais é preciso guardá-la na geladeira protegida em um recipiente plástico. Um bom truque para que as folhas durem mais e se mantenham crocantes é secá-las com papel toalha antes de colocar no potinho. Depois de secas, intercale as folhas em camadas de papel toalha. Assim, sua rúcula se manterá fresquinha e verde por mais tempo. Fazendo isso, ela pode durar até quatro dias. Caso você não possa armazená-la em um refrigerador, o ideal é consumir a rúcula em até um dia.
Fontes | Rúcula – CFN | Erucin, the Major Isothiocyanate in Arugula (Eruca sativa), Inhibits Proliferation of MCF7 Tumor Cells by Suppressing Microtubule Dynamics – PMC | Erucin, the major isothiocyanate in arugula (Eruca sativa), inhibits proliferation of MCF7 tumor cells by suppressing microtubule dynamics | Eruca sativa – BioProject Result | A importância nutricional das hortaliças – EMBRAPA | FIBRAS E DIABETES – SBD.