Protea | Uma flor exótica

A protea é outra flor exótica que roubou o coração dos amantes da decoração boho chic e rústicas, repletas de plantas. Ela é nativa da África do Sul e representa a transformação, coragem e esperança. 

Por seu tamanho, uma única flor já faz as vezes de um arranjo inteiro. E ela tem um impacto danado em qualquer decoração.

Além da decoração, a flor caiu no gosto das noivas. A protea está sendo usada como buquê para as noivas – sozinha ou com um mix de flores. Se optar pela segunda opção, lembre-se de garantir um efeito visual incrível, trazendo espécies de texturas, cores e proporções diferenciadas.

É bem mais resistente e duradoura do que as flores costumam ser. Na água, fica praticamente intacta por duas semanas. Assim que suas folhas começarem a escurecer, ela pode passar pelo processo natural de secagem. É só retirar da água e se encantar com as mudanças de coloração e estrutura que vão surgir aos poucos.

A origem da protea

Sua origem é a região onde hoje é a África do Sul, e seu aspecto super rústico não deixa dúvida: é uma das primeiras flores de que se tem registro na história, em fósseis de cerca de  100 milhões de anos! Foi só em 1735, quando já tinha chegado à Europa, que foi batizada pelo botânico Carl Linnaes. Impressionado com a variedade de espécies e formatos da planta, além do seu aspecto imponente, se inspirou no deus grego Proteus, o que consegue se transformar naquilo que deseja ser.

Aqui no Brasil, sua produção começou há 20 anos apenas. Foram trazidas sementes da África do Sul dos mais variados tipos de proteas, mas nem todas se adaptaram às mudanças climáticas e de solo.

Como tudo relacionado a elas, até a produção das proteas é mais “selvagem” – elas não ficam em estufa, mas sim em campo aberto. Como precisam de sol pleno, essa é a melhor forma de se desenvolverem, mas sim em campo aberto. Como precisam de sol pleno, essa é a melhor forma de se desenvolverem, mesmo com a desvantagem das chuvas de verão ocasionarem perdas por excesso de umidade. O processo é longo: a planta leva oito meses para enraizar, e só depois de 3 anos aparecem as primeiras florzinhas, ainda pequenas e curtas. Por outro lado, a produção é duradoura. A Fazenda Alpes ainda tem pés da primeira produção, de 20 anos atrás, que dão flores!

É uma flor para todo estilo de noiva? Com certeza não, acho que as clássicas podem continuar com as flores mais “românticas” (rosas, peônias e cia) em seus buques.

A origem das proteas é a África do Sul e o primeiro exemplar desse tipo de flor foi encontrado na Pré-História, em fósseis com aproximadamente 100 milhões de anos. O responsável por ‘batizar’ as proteas foi o botânico sueco Carl Linnaes, em 1735: surpreso com a variedade de espécies dessa flor e com a imponência dela, o estudioso recorreu à mitologia grega.

Como usar a protea no buquê de noiva?

Atualmente, o cultivo dessa flor já acontece no Brasil e existem mais de 100 tipos dela, com variações entre tons de rosa e vinho. A mais popular é King Protea, que pode ter até 30 centímetros de largura. Para usá-la no buquê, você pode deixá-la “brilhar” sozinha, como fez Fernanda Rodrigues, ou ainda combiná-la com outros tipos de flor.

Por aqui você vai encontrar a flor protea, na Floricultura Caza Flor; fale com o Preto, ele vai te ajudar com essa flor e outras demandas que você possa ter para sua casa.

A loja está localizada na Avenida Antônio de Paiva Cantelmo, 314 – Centro (ao lado do estacionamento do Super Vipi), Francisco Beltrão – PR. Telefones 3523 6678 ou 46 98403 1116. Horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 08h30 as 18h30 e aos sábados das 08h as 12h00. Instagram @floriculturacazaflor

(Visitada 45 vezes, 1 visitas hoje)