O escritor João Francisco Sanczkoski

O escritor João Francisco Sanczkoski, nasceu em Francisco Beltrão, em 1960. Seus pais foram pioneiro em nossa cidade; Estanislau Sanczkoski era guarda rual e sua mãe, Prakseda Sanczkoski era professora.

Casado com Sandra Regina Lavorati Sanczkoski, pai de Waleska Regina, Elis Marina e Giordana Eduarda. Avô amoroso da Milena, Caetano, Augusto e Felipe.Formado em gestão mercadológica, atuou como comunicador em rádio e televisão. Ator, diretor e produtor de teatro, é autodidata em artes plásticas. Atualmente, João, dedica-se a literatura, com ênfase em temas históricos.

É autor do livro Guarda rural – Um benfeitor entre jagunços e posseiros, lançado em 2021. O personagem do guarda rural, é o ponto central do livro, o qual serviu de cicerone e mediador de conflitos entre jagunços e posseiros nos anos de 1950 a 1970, período do desbravamento do Sudoeste do Paraná.

O livro é encantador. Com ilustrações do próprio autor, em grafite, o que garante nostalgia e história. Retrata caminhos e lembranças da sua infância, acompanhando seu pai.

Recentemente João lançou sua segunda obra literária, intitulada A arte em nossas vidas, onde faz um resgate histórico das artes cênicas do grupo de teatro afoxé e outros que existiam em Francisco Beltrão e região. Relata os movimentos culturais da época nos municípios do sudoeste do Paraná nas década de 1970 a 1990.

A obra atual é assinada pelo autor, com coautoria do pedagogo e comunicador Edgar Marqueti. Também participa o dramaturgo e diretor teatral  Nilson Carlos Stefani Violato.

O livro conta com a participação de pessoas ligadas a área cultural e de vários outros artistas que marcaram presença em um período de eferverscência das artes cênicas, e que com seus depoimentos enriqueceram ainda mais a história cultural da região sudoeste do paraná.

Para o autor a vida e a arte, são combinações de destino; pois no cotidiano a vida imita a arte e a arte imita a vida.

Os livros são uma viagem literária pelas histórias da arte e da cultura de povo, aqui do Sudoeste do Paraná. Escritores e contadores de histórias merecem nosso respeito. A obra do João é maravilhosa, algo que devemos nos orgulhar e prestigiar.

Para adquirir os exemplares – 46 9 9915 2648.

(Visitada 57 vezes, 1 visitas hoje)