Em 2021 a geração Z declarou “horror às sapatilhas”. A lista tem mais itens: calça skinny, emojis e Harry Potter 🙂 Mas nada mais jovem do que mudar de ideia, não é mesmo? O sapato tipo balé voltou às passarelas e ao guarda-roupa de muita gente – marcas nacionais e internacionais apostam em designs nada clássicos.
Já faz algum tempo que os modelos tipo sapato de balé voltaram às passarelas e ao guarda-roupa de muita gente. Agora, marcas nacionais e internacionais apostam em designs nada clássicos.
No inverno 2022 da Miu Miu (marca italiana), apresentou sapatilhas até que bem tradicionais, com tecido acetinado, faixa elástica sobre o peito do pé e lacinhos no bico. Virou hit antes mesmo da última modelo sair da passarela.
A sapatilha da foto da capa, é da marca Sandy Ling, em telinha e bico quadrado. É sucesso absoluto e um hit inegável. A escolha por materiais respiráveis, recortados ou transparentes não é única opção para quem quer distância da sapatilha tradicional. O formato alongado, que cobre mais o peito do pé e tem as laterais mais altas, é outra peculiaridade bem interessante entre as novidades.
Tem marcas – muitas delas nacionais – apostando em modelos bem diferentes daquele estilo boneca com bico arredondado. Ou um estilo similar é o babouche Tressê (Sarah Chofakian), feita de modo maleável e elástico, é fácil de calçar. Algumas marcar inovaram, trazem uma biqueira que não é exatamente redonda nem fina, e é sempre composto de duas ou mais cores. Na maioria das vezes, elas vêm trocadas em cada pé – essa da marca Botti.
E como usar a sapatilha em várias produções? Separei algumas inspirações para copiar.
Sapatilha com Alfaiataria | Quebrar a seriedade do look com um sapato bem feminino, é uma maneira interessante de misturar estilos. A dica vale para um look completo de alfaiataria, ou algum com incorporações pontuais do blazer ou calça social.Sapatilha no look esportivo | Segundo especialistas a sapatilha em um look inteiro de moletom, tira o efeito boneca que o calçado impõe. Calças cargo, blusas de time e shorts biker são outras peças que ganham outra cara com a incorporação do sapato.Sapatilha como ponto de cor | Se você quiser inovar, uma sapatilha colorida é um ótimo ponto de contraste. Imagens reprodução / Não autorais / Pinterest.