Você sabia que a cafeteira MOKA foi inspirada em uma máquina de lavar roupas? Alfonso Bialetti revolucionou o mundo com a sua invenção e hoje 90% das casas na Itália possuem uma cafeteira dessas.
A história
Foi em 1933, aos 45 anos de idade, que Bialetti inventou a cafeiteira Moka, produzida inicialmente de forma artesanal e vendida somente para o mercado local. Nos primeiros 5 anos vendas não ultrapassaram 70 mil unidades, a partir de 1950 a empresa começou a prosperar e atingir novos mercados, sob o comando do filho de Alfonso, Renato Bialetti.
Além de investir em publicidade, Renato apostou em um logotipo para popularizar a invenção do pai: uma caricatura que se tornou conhecida como “o homenzinho de bigode”, inspirada em si mesmo e criada por Paul Campani.
A invenção
A criação da cafeteira italiana Moka tem uma história curiosa: diz-se que Alfonso Bialetti se inspirou no funcionamento de uma máquina de lavar utilizada pelas mulheres da vila onde morava.
Apesar de rudimentar, a máquina era bastante eficiente: composta por um cesto para as roupas sujas e um tubo central que distribuía água quente e sabão, ela funcionava a partir da ebulição da água, que então escaldava e higienizava os tecidos.
A Moka se utilizava dos mesmos princípios para a preparação do café, contando com um recipiente que armazena o pó de café na parte inferior e um filtro que extrai a bebida após a fervura da água.
Não é a toa que o slogan utilizado pela empresa na época era: “Em casa, um espresso como na cafeteria”.
A herança atual
O sistema de pressão utilizado na cafeteira produz um café encorpado, de sabor marcante e rico em cafeína. O design arrojado da cafeteira, de formato octagonal e produzido em alumínio, se mantém inalterado até os dias de hoje. Estima-se que já tenham sido comercializadas 300 milhões de unidades ao redor do mundo.
Trata-se de um feito impressionante para alguém que começou no chão da fundição, não é mesmo? Por isso, ainda que a moka tenha se modernizado ao longo do tempo, ganhando modelos mais arrojados e coloridos e até uma versão elétrica, a sua essência original se mantém a mesma.
Como fazer café
A cafeteira vai direto ao fogo (como na imagem), porém não se utiliza o utensílio como uma chaleira, existem alguns procedimentos que auxiliam o processo durante o processo de extração de um espresso:
2 – Encher a base de água sem afogar a Válvula de Segurança;
3 – Usar fogo em chama baixa, voltando botão até quase apagá-la.