Fui e voltei mas, a vontade era de ter ficado por lá. Simmm, já escolhi o lugar aonde quero morar! É Caraíva!
Caraíva é um paraíso litorâneo situado no sul da Bahia, dentro do município de Porto Seguro, a 740 km de Salvador, na APA Trancoso, próximo ao parque nacional de Monte Pascoal.
Em Caraíva não tem carro, não tem poste, o lixo é controlado. A vida corre tranquila e natural entre o rio, o território da aldeia e o mar.
Para os urbanos pode parecer um horror mas, por lá a paz impera, o sol, o calor e o céu azul. Como não gostar ? Eu amei. Conhecemos um casal de paulistas que mudou para lá há 1 ano e eles comentam que não se arrependeram, promoveram um desapego geral, imagine trocar a cosmopolita São Paulo pelo nada de Caraíva. E no final nos perguntaram como é possível viver no caos da cidade grande.
Para chegar a Caraíva:
Estávamos em Porto Seguro, atravessamos a balsa para Arraial d’Ájuda, seguimos caminho para Trancoso, no trevo de acesso a Trancoso seguimos por uma estrada de terra/areia – 36 km, passamos pela aldeia dos índios Pataxó, fazendas, plantações e chegamos a Nova Caraíva, não ainda não era nosso destino, estacionamos o carro, pegamos um barquinho e fizemos a travessia até Caraíva.
A estrada até Caraíva e os barquinhos para a travessia.
Ao descer do barco – muita emoção – apenas um ruazinha que logo se transforma num labirinto de ruas de areia, assusta no começo, mas não se preocupe, a sensação passa bem rápido e logo logo você conhece e entende a lógica da rua principal.reja.. E o melhor jeito de se encontrar é explorando. Caminhe por todas as ruas possíveis (até porque não são muitas) e se delicie com as casinhas coloridas, as portas ornamentadas, as flores e a vegetação, as frases espalhadas e o amor presente em cada detalhe dessa vila que vale fotografar.
Ande muito e sem sapato. Caraíva é inteira de areia, no máximo uma havaianas para não queimar o pé na areia escaldante.
A praia, essa é de perder o fôlego. Juro, linda, azul, água gostosa e pense você tem uma praia inteira para escolher onde se esticar, sem aglomeração, no sossego. Quando chegamos a praia, andamos e ficamos onde o mar se encontra com o Rio. Que você tem água doce e salgada a sua disposição, barracas barracas para nos atender, com um coco gelado à disposição.
Areia muito fofa!
Caraíva ainda possui algumas particularidades que você tem que experimentar. São elas:
– Forró no Ouriço e o Pelé – são dois. Cada dia abre um, para não ter concorrência. Os dois com banda ao vivo. De terça a domingo.
– Experimentar o pastel de Arraia do Bar do Pará.
– A cachaça com gengibre chamada Netuno, bebida típica do local.
– O doce Nega Maluca do Canto da Duca.
– A moqueca do Restaurante Aquarius.
– Subir o rio de lancha e descer de boia.
– Subir o rio de lancha, 14 km para ver um ritual indígena.
– Subir o rio de lancha, 14 km, pegar cavalos com um guia e fazer um passeio pela aldeia indígena Pataxó, depois cavalgar por 6 km pela praia em direção a Caraíva.
– Caminhada até a praia do Satu, 3 km.
– Passear de bugue para Corumbau, por 12 km, voltando pela aldeia Pataxó.
– Visitar a praia do Espelho, de carro, à pé ou de barco.
– Passar o dia na barra do Caraíva, que é o encontro do rio com o mar.
– Mergulhar nos recifes de Corumbau.
Em Caraíva você tem opção de fazer todas essas coisas ou não fazer nada. Por que lá é o paraíso! Fica a minha dica: Conheça as belezas do Brasil. Caraíva é um pequeno paraíso, intocado, belo e preservador. Esse destino vai te surpreender !