Chapéu Panamá

Tenho certeza que em algum momento, você se imaginou passeando, em um lugar ensolarado, com belas paisagens e usando um belo chapéu! Bom, se você não sonhou com isso, te convido a fazer esse exercício, te fará muito bem. Hoje, resolvi contar a história do chapéu “Panamá”, ele que é o sonho de consumo de todas as pessoas quando se pensa em chapéus.

Um pouco da história

A palha do chapéu “Panamá” nasce em apenas um lugar do mundo: no Equador. Os chapéus são produzidos há mais de 1.000 anos, por índios Incas. Feitos manualmente, de forma inteiramente artesanal, podem levar de 2 dias a 6 meses para ficarem prontos, dependendo do chapéu. O chapéu ganhou o nome “Panamá” no início do século XX, quando os franceses e americanos, que participaram das obras de construção do Canal, começaram a imitar os trabalhadores locais, usando os chapéus para se protegerem do calor e da umidade. Ao retornarem a seus países, eram perguntados de onde vinham aqueles chapéus e respondiam: do Panamá!A fama dos chapéus Panamá aumentou quando o então presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, fez uma visita às obras do Canal e apareceu nas capas dos jornais americanos com o chapéu.

De Napoleão Bonaparte, com seu chapéu, é utilizado pelos governantes e realezas de todo o mundo, como o Príncipe Akihito, ex-imperador do Japão.

No guarda-roupa feminino, o chapéu Panamá é protagonista. Esse é o motivo que o tornou um dos acessórios mais icônicos, atemporais e luxuosos do mundo da moda. Além da elegância – talvez um dos maiores atributos – é a sua versatilidade para usar na praia, à beira da piscina, no campo e na cidade.A palha natural é super macia e confortável. Possui trama em espiral com detalhes delicados que fazem toda diferença e são percebidos de longe. É um item que enorme valor cultural e é de longe um dos chapéus mais conhecidos e desejados do mundo, chega a demorar dias e até meses pra ficar pronto pois passa por diversos processos e precisar secar ao sol.

Um chapéu elegante e refinado, assim podemos definí-lo. Se você gosta de chapéus, vale a pena investir em um Panamá, já que sua durabilidade é grande e, ele é praticamente um clássico atemporal na moda.

(Visitada 113 vezes, 1 visitas hoje)