Criado por arquiteto, cubo mágico completa 51 anos em 2025. A invenção surgiu ao acaso, como um acessório para aulas de arquitetura, e se tornou um sucesso mundial. O objetivo é alinhar cada face com uma única cor. Para isso, é preciso usar lógica, estratégia e habilidade.
O cubo mágico é uma das maiores invenções de design de todos os tempos. Criado pelo húngaro Ernő Rubik, o quebra-cabeça de combinação 3D mais vendido do mundo nasceu por acaso em 1974. Com seis lados revestidos por quadrados de cores vibrantes, o brinquedo de plástico permite milhões de combinações que atraem entusiastas do planeta inteiro para solucionar os seus segredos. Há cinco décadas, o cubo é considerado uma maravilha do design, com desenho aparentemente simples, mas muito desafiador.
O Cubo de Rubik, como também é chamado, vendeu mais de 500 milhões de unidades desde o seu lançamento e faz parte da coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York (EUA). Quando a criou, Ernő jamais imaginou que a peça se tornaria um ícone cultural e uma sensação global e atemporal. “A maioria das coisas na vida e na natureza acontecem acidentalmente”, falou.


(Visitada 2 vezes, 1 visitas hoje)