LEGO® | Um sonho de gerações

O carpinteiro Ole Kirk Christiansen precisou se reinventar e mudar o foco do seu trabalho para a produção de brinquedos, durante a crise econômica global – a Grande Depressão, desta forma surgiu o LEGO®, na cidade de Billund, na Dinamarca, mais ou menos em 1930.

Em 1932, com a ajuda do filho Godtfred, de 12 anos, Ole Kirk fundou o Grupo LEGO, que produzia brinquedos de madeira. Dois anos depois, ele inventou o nome que se tornaria mundialmente famoso: LEGO®. A palavra vem do dinamarquês “Leg godt” – “jogar bem”.

Em 1942, um incêndio destruiu toda a empresa. Mas os funcionários ajudaram a colocar o negócio em funcionamento novamente, e logo 40 pessoas estavam trabalhando na LEGO®.

Em meados da década de 1940, o plástico e a fabricação de produtos plásticos tornaram-se cada vez mais populares, e o período pós-guerra trouxe à indústria novas opções em plásticos e tecnologias modernas. Christiansen também modernizou sua empresa e em 1947 comprou a primeira máquina de moldagem por injeção de plástico na Dinamarca e começou a produzir brinquedos nesse material. Assim, o grupo LEGO® entra na era do plástico e começa a produzir os primeiros blocos de encaixe, chamados de tijolos LEGO®.

Godtfred Kirk Christiansen assumiu a gestão da empresa em 1954, e então, desenvolveu algumas regras básicas que o brinquedo deve cumprir: estimular a imaginação, a criatividade e o desenvolvimento; proporcionar diversão ilimitada para crianças de todas as idades; ser seguro e ter qualidade. A partir desses requisitos a ideia era desenvolver um sistema de brincadeiras e aprendizado, mundialmente conhecido LEGO® System of Play (Sistema LEGO).

A primeira Legoland foi inaugurada em 7 de junho de 1968, em Billund e foi um sucesso. No mesmo ano, a empresa atingiu a marca de mais de um milhão de conjuntos vendidos.

Os anos 1970 e 1980 são considerados o período de expansão, com investimentos em marketing, segmentação de mercado e logística. Além disso, o desenvolvimento de modelos mais sofisticados. Novas linhas de produtos eram constantemente desenvolvidas, linhas educativas e voltadas a bebês, os conjuntos LEGO® Family, a Expert Series e Expert Builder, LEGO® Space.

No passado, tudo se resumia à construção; em seguida, peças móveis, com rodas, motores e engrenagens foram adicionadas e, finalmente, o mundo LEGO® foi povoado por homens – os famosos bonecos LEGO®. As últimas linhas de produtos tratam de estratégia, inteligência de jogo e táticas, como a construção de robôs.Em 1979, o filho de Godtfred, Kjeld Kirk Kristiansen, que já fazia parte da administração do grupo, tornou-se presidente da LEGO®.

Com a evolução das tecnologias; chegada dos computadores e jogos eletrônicos nos anos 1990, tentando se adaptar ao novo cenário e temendo perder seus clientes, a empresa começou a produzir brinquedos pré-montados e afastou-se de seu propósito. Ao perder sua identidade, as lojas começaram a acumular pilhas de brinquedos Lego não vendidos. Em 2003, a empresa lutava com uma dívida de mais de US $800 milhões.

A virada do jogo aconteceu quando Jorgen Vig Knudstorp, até então vice-presidente sênior da empresa, foi nomeado CEO da empresa. Então, ele lança imediatamente uma nova estratégia para a empresa e seu plano de ação fez com que a LEGO® voltasse ao seu propósito e foco ao seu produto principal: os tijolos LEGO®.

Sob o seu comando, o grupo evoluiu e está presente em mais de cento e quarenta países e conta com mais de 10 mil colaboradores. A empresa lançou uma série de edições especiais como a Star Wars, Indiana Jones, Harry Potter, Jurassic Park, Marvel, DC Comics, Senhor dos Anéis, Disney e Pixar.

LEGO® – Mais que um brinquedo, uma ferramenta para imaginar e criar o seu próprio universo.

Há produtos da LEGO® feitos especialmente para adultos. São coleções tão bonitas que podem ser usadas até para decorar a casa. Se você gosta de uma decoração mais criativa – e de se divertir com a montagem -, confira esses  modelos.

Imagens: Reprodução.

(Visitada 125 vezes, 1 visitas hoje)