O clássico Brownie americano

O brownie é um bolo marrom escuro que tem como característica uma massa mais pesada, úmida e perfumada, com muito chocolate e manteiga. Mas, você sabe como surgiu a receita?

A enciclopédia Larrouse Gastronomique afirma que o primeiro registro de uma receita de brownie apareceu para o mundo em 1896, publicada no livro de culinária “The Boston Cooking-School Cook Book”, escrito por Fannie Merritt Farmer.

Era a receita para o preparo de uma espécie de ‘biscoito de melaço’ (cookie americano). De fato, a massa do brownie lembra muito uma massa de cookie de chocolate, pela sua consistência. Apenas é assado em uma forma para bolo. O autêntico brownie, como se conhece hoje, surgiu dez anos mais tarde, em 1906, na nova edição do mesmo livro de cozinha. A receita recomendava uma porcentagem maior de chocolate, do que a usada nos bolos regulares.

A certeza que temos é que ele apareceu para o mundo e se tornou um bolo muito apreciado no início do século 20. Quase todos os indícios apontam os EUA como seu país de origem. Observando as receitas é possível perceber que, ao longo dos anos, o brownie passou por algumas evoluções, principalmente no aumento da quantidade de chocolate e nas releituras que acrescentam castanhas, frutas secas e caldas.

Depois de falar nessa sobremesa deliciosa, bateu aquela vontade de saborear um pedaço de brownie com sorvete. Segue um receita super tradicional para você fazer na sua casa.

Receita de Brownie Tradicional

Ingredientes:
380 g de chocolate meio amargo
250 g de manteiga sem sal
5 ovos
250 g de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
150 g de farinha de trigo

Modo de Preparo:
Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria (ou microondas). Incorpore o açúcar, os ovos e a essência de baunilha, batendo bem. Por último, peneire a farinha de trigo e acrescente à massa, misturando delicadamente, até que fique homogêneo. Leve ao forno 180°, por 20 a 30 minutos em assadeira (25×25 cm) forrada com papel manteiga. Dica: Acrescente castanhas picadas à massa (nozes, castanha-do-pará ou avelãs). Sirva com calda de chocolate.

Imagens não autorais | Reprodução.

(Visitada 793 vezes, 1 visitas hoje)