Presente desde as obras de Aleijadinho até as cozinhas mineiras, a pedra-sabão – rocha encontrada em abundância no estado de Minas Gerais – é a protagonista de muitas mesas.
A matéria prima de tradição mineira é material para panelas, afiadores e outros utensílios.
Quais são as vantagens de usar panelas de pedra-sabão?
A pedra-sabão tem a capacidade de absorver e distribuir o calor de forma regular e mantém o alimento aquecido por mais tempo. Além disso, ela tem longa durabilidade, não tem cheiro e não altera o sabor dos alimentos.
Processo de cura: como funciona
Depois que você comprar uma panela de pedra-sabão realizar a “cura” é muito importante para a durabilidade da peça. Esse processo, importante para conservar a panela, deve ser repetido a cada 5 lavagens. Comece passando uma camada de óleo na parte interna da peça e leve ao fogo por 30 min. Depois de fria, faça o mesmo na parte externa, colocando novamente no fogão – dessa vez, com a boca para baixo.
Cuidados importantes
Para garantir longa vida útil das peças, evite choques térmicos na panela – não aqueça a peça a seco e despeje líquido frio em seguida, e evite colocá-la quente em uma superfície fria. Ao limpar, utilize apenas esponja, água e sabão, evitando produtos abrasivos.
Mantém o sabor e calor do alimento
As panelas e formas (pizza) de pedra-sabão mantém a temperatura estável do alimentos por mais tempo. Também estão no rol dos “utensílios seguros para uso” tendo em vista não transmitirem aos alimentos resíduos nocivos.
E ai, me conta? Você usa ou gostaria de comprar uma panela ou utensílio fabricado nesse material?
Imagens Reprodução.