06 de janeiro | Dia da Gratidão

Hoje é Dia de Reis, uma festa católica que marca a visita dos reis magos ao menino Jesus, em Belém. Também é dia de desmontar a árvore de Natal e guardar enfeites e, é o dia da Gratidão – sobre ela que vou falar…

Gratidão é reconhecimento. É expressar emoção por alguém que nos fez algo bom, algo positivo. Pra mim, gratidão é quase uma espécie de dívida, que contraímos com alguém que fez algo benéfico por nós.

Costumamos agradecer algo com a expressão: Obrigada (o)! Porém você sabia que a gratidão vai além da verbalização da palavra “obrigado”?

Na prática é assim, quando nos mostramos gratos pelas pessoas, coisas e condições, experienciamos a formação de elos muito fortes e significativos. Entender o sentido da gratidão nos conecta com nossos sentimentos, por isso, ela é tão importante! É a expressão de emoção por alguém que nos ofereceu uma ajuda, num momento em que precisávamos.

O que gosto na gratidão é que ela reúne outros sentimentos: amor, reciprocidade, fidelidade e espírito de amizade.

Eu vivenciei isso há alguns anos, quando ajudei uma amiga – a Berna. Sinto que verdadeiramente depois dessa ajuda a nossa amizade e lealdade é algo muito verdadeiro. Sou grata a ela, porque me ensina sempre que seguir em frente na vida é algo que precisamos fazer. Mesmo ela, sendo grata a mim, como verbaliza sempre!

A gratidão é despretensiosa, sem interesses ou cobranças. É um ato voluntário que beneficia duas pessoas. Afinal, quem faz o favor sente-se bem em ter contribuído, assim como quem o recebe. A gratidão nos conecta e, este ato se eterniza em nossas realidades.

Pense nisso e seja sempre muito grato a quem, na gratuidade te fez muito bem em algum dia da sua vida!

Origem da palavra gratidão | Expressão latina  “gratus” – estar agradecido ou ser grato. Gratidão deriva também de “gratia”, que quer dizer graça.

Origem da palavra obrigado | Origem no latim “obligatus, obligare” – é ligar, amarrar. Origina-se daí a ideia de comunhão, um elo entre pessoas entre que se sentem obrigadas umas para com as outras.

(Visitada 202 vezes, 1 visitas hoje)