Quem nunca se pegou cantarolando suas músicas? Até hoje não conheci uma pessoa que não goste dele. Roberto Carlos faz parte das nossas vidas. Nos almoços de domingo na minha infância, suas canções eram cantadas por meus tios e primos; meu pai tinha um Ford Corcel 1 e lembro muito bem de ficar ouvindo Roberto Carlos em fita cassete, na garagem de casa normalmente aos sábados de manhã – eu deveria ter uns 6 anos; o início da programação da Rede Globo na década de 70/80, era com a música “Além do Horizonte”, cantada por ele e imagens de campos de flores eram exibidas; final de ano sem especial do Rei, falta algo, concorda? E o sonho de assisti-lo pessoalmente cantando? Você tem com certeza!
Roberto Carlos é carismático. Rei da MPB e dos nossos corações, escreveu mais de 500 vezes a palavra ‘amor’ em suas composições, segundo levantamento do site do próprio artista. Seus números são incontestáveis, tem 676 músicas e 1.138 gravações cadastradas no Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), e todas elas presentes na memória dos brasileiros.
É fato, o brilho de Roberto Carlos sempre conseguiu afastar críticas sobre sua pessoa. Sua voz tem história, se mistura com a fala, tem personalidade e nos causa um estado hipnótico. Suas canções são simples, versos curtos e diretos. O silêncio entre as frases, como se a letra esperasse calmamente a sua voz, a música caminhar, compassada entre seus acordes, tem um efeito enigmático sobre nós.
Recentemente completou 80 anos de vida, sem chance alguma de perder seu posto de artista mais querido e bem sucedido da história do nosso país. São mais de 60 anos de carreira que lhe renderam o título de “Rei“, e não é para menos.Vamos aos fatos sobre sua trajetória musical. Pesquisei (entre professores, críticos musicais e músicos) compartilho com você que também é fã.
O sucesso de RC afasta clichês, sozinho tem 140 milhões de álbuns vendidos. O tema central de Roberto é o amor. Sua obra tem muitos momentos do sentimento afetuoso nutrido por outra pessoa. Em 1965, na juventude cantou “Quero que vá tudo pro inferno”, alusão as suas relações amorosas. Aos poucos o desejo vai de encontro ao ato amoroso, como em Amada Amante, 1971. As qualidades do ser amado, são contadas e cantadas em “Olha”, de 1975, música com alto teor de sensibilidade.
Os temas mais lembrados por ele são: a saudade, a solidão e a impossibilidade do retorno. As canções que contam sobre esses sentimentos são belíssimas: “Detalhes”, 1971; a clássica “As canções que você fez pra mim”, 1968; “Como vai você” e “A Distância”, ambas de 1972. E, para amenizar a dor da perda, há canções de retorno; “O Portão”, 1973, é uma delas.
O cantor também aborda temas como ecologia e religião, a música “Jesus Cristo”, de 1970 é mais atual do que nunca. A razão de ser da sua vida – o cantar, está retratada no seu repertório e na canção “Força Estranha”, de 1978.Cá entre nós, ninguém canta tão bem essas músicas como ele próprio. Roberto usa com muita sabedoria a pequena extensão vocal que possui e, como poucos sabe empregar a emotividade exata na música. A MPB se dá, há quase 6 décadas, num contorno dado por RC e seu espaço sonoro. Posso afirmar, ele “é o céu azul e o sol sempre a brilhar e, é grande o meu amor por você”.
Mesmo sem lançar disco de inéditas há um bom tempo, suas canções não saem das paradas. “É preciso saber viver ” foi a sua música mais tocada nos últimos cinco anos, enquanto a mais gravada por outros intérpretes até agora foi “Emoções”, as duas escritas em parceria com o amigo Erasmo Carlos. “Como é grande o meu amor por você”, foi a mais tocada em 2020, segundo o ECAD.
Para se ter uma ideia de como os sucessos de Roberto são eternos, aqui o ranking de músicas de autoria dele mais tocadas nos últimos cinco anos. O que é bom nunca envelhece, não é mesmo?
1 – É preciso saber viver | Erasmo Carlos / Roberto Carlos
2 – Como é grande o meu amor por você | Roberto Carlos
3 – Além do horizonte | Erasmo Carlos / Roberto Carlos
4 – Chegaste | Roberto Carlos / Encarnita Garcia De Jesus
5 – Eu te amo te amo te amo | Erasmo Carlos / Roberto Carlos
6 – Emoções | Erasmo Carlos / Roberto Carlos
7 – Esse cara sou eu | Roberto Carlos
8 – Detalhes | Erasmo Carlos / Roberto Carlos
9 – Gatinha manhosa | Erasmo Carlos / Roberto Carlos
10 – Nossa senhora | Erasmo Carlos / Roberto Carlos
11 – Se você pensa | Erasmo Carlos / Roberto Carlos
12 – Sentado à beira do caminho | Erasmo Carlos / Roberto Carlos
13 – Jesus Cristo | Erasmo Carlos / Roberto Carlos
14 – Olha | Erasmo Carlos / Roberto Carlos
15 – As curvas da estrada de santos | Erasmo Carlos / Roberto Carlos
16 – Sereia | Roberto Carlos
17 – Do fundo do meu coração | Erasmo Carlos / Roberto Carlos
18 – E proibido fumar | Erasmo Carlos / Roberto Carlos
19 – Cavalgada | Erasmo Carlos / Roberto Carlos
20 – Caminhoneiro | Erasmo Carlos / Roberto Carlos / Harford John
É só dar play e curtir as obras de Roberto.
Agradeço à jornalista Leandra Francischett, por ter disponibilizado um pouco do seu tempo para revisar o texto.