Avenida União da Vitória

A Avenida União da Vitória tem uma extensão de 2 km e 800 metros, seu início é na rua Octaviano Teixeira dos Santos (ao lado da Policlinica São Vicente de Paula) e seu término no trevo da Unisep, acesso a PR 566. Uma rua larga, arborizada, sem canteiros no meio e boas calçadas, essas características a diferenciam das demais. O bacana é que já no seu início, se olharmos distante quase conseguimos ver o seu final, devido a sua geografia.A rua está localizada praticamente em toda sua extensão no bairro Vila Nova, oferece um comércio bem diversificado. Os mais variados tipos de serviços encontramos por lá. Postos de combustível, supermercados, um atacado, floricultura, clinicas veterinárias, farmácias, lojas de confecções, de móveis, de produtos naturais, de artigos para casa, livrarias, materiais de construção, construtoras, salão de beleza, cooperativa de crédito, clinicas de estética, faculdade, conveniências, lojas de bebida, agência de viagens, lojas de pedal, corretora de seguros, assesoria contábil e advocatícia, estúdio de tatuagem, terraplanagem, borracharia, casa de shows, tabacaria, muitos bares, escola de danças, acadêmia e uma das mais conhecidas lotéricas de Beltrão – a Golden Sorte ou simplesmente a “Lotérica do Beto”.  Dá pra perceber que são muitos os ramos comerciais por lá atuam.

Um fato que considero importante foram os dois prédios que a Maraschin Construtora e Incorporadora nos últimos anos, fato que valorizou muito a avenida, garantiu um outro patamar à via, onde temos uma bela organização visual e senso estético na quadra onde estão localizados.

Falando em gastronomia, as opções são variadas. O Edi’s Bar está no mesmo local há 17 anos, ao domingos compramos um frango e carne assada suculenta e bem temperada e a maionese é caseira, é impossível passar na frente e não salivar. O Edi’s é fiel ao bairro Vila Nova, tem suas atividades por lá desde 1990. O Lúcio do Espetinho, tem o seu point na União daVitória e serve espetinhos variados e carne assada ao domingo, com um diferencial, tem uma churrasqueira no tonel para terminar o processo de cozinhento para aqueles clientes que gostam do sabor da brasa. A Divina Premium, serve pizzas todas as noites da semana e no domingo frango assado e seguindo a tradição da casa em massas, oferece lasanhas de 2 sabores.

Ainda temos pastelarias (creio que uma das mais antigas, pelo menos que eu me lembro), hamburguerias, pizzaria, creperia, café, açaí, padaria, comida árabe, restaurantes a kilo. O Villa Deck instituiu a “feijoada com pagode” aos sábados, algo tipicamente brasileiro.

O restaurante Vila Nova, do Dirceu Cavalheiro serve a melhor feijoada que conheço; na panela de pedra, quentinha, com acompanhamentos deliciosos (como a banana frita, farofa e vinagrete) e saborosos; sou fã incondicional desse prato por lá.

Sonho de um jovem casal, o Brum Bistrô comandado pela Chef Cheyla Cheyla Anater Pellegrini e seu marido Rodrigo, foi o primeiro restaurante a se instalar por lá, oferecendo a culinária francesa clássica e criativa, em um ambiente tranquilo e aconchegante. O Menu vem repleto de opções, formado pela sequência de entrada, prato principal e sobremesa. Com quase 9 anos no mesmo endereço,na Avenida União da Vitória o local mantém ótima  qualidade e sempre surpreende.

Ainda tem espaço para outras opções de restaurantes: carnes grelhadas ou churrasco, comida japonesa e chinesa, um local dedicado a gastronomia italiana, para fazer jus as nossas origens. Como sugestão, se a rua desejar se firmar com identidade gastronomica ela poderia usar um conceito estético diferenciado em relação as outras. Munícipes e turistas poderiam identificar detalhes artísticos na personalização da “rua gastronomica”. Nas faixas de travessia de pedestres poderia, ao invés de listras, exibirt talheres pintados (garfo e faca) e os postes de energia poderiam identificar os pratos servidos nos estabelecimentos locais, já que temos tipos de culinária nacional e internacional. Que tal ?Nos encaminhando para o final da avenida está localizada a Paróquia São José ou Igreja da Vila Nova. Enfrente encontra-se a praça do bairro, local de encontro de amigos, prática de exercícios e de farra para as crianças no parquinho. Se no início da Avenida tem o Cesul – Centro Sulamericano de Ensino Superior com a primeira Faculdade de Direito de Francisco Beltrão. Ao final encontra-se a unidade do Sesi, que oferece colégio e aprendizagem técnica e  próximo ao trevo, a Unisep, com o Centro Universitário – União de Ensino do Sudoeste do Paraná que oferece 11 graduações, colocando o nosso município como referência em ensino superior.

Como relatei, são muitos os serviços oferecidos na Avenida União da Vitória. Ter um comércio que realiza boas vendas e clientes fiéis não acontece ao acaso. O diferencial do local é o posicionamento no mercado, os comerciantes visualizaram as oportunidades existentes e fazem disso o seu diferencial. Que seja um grande incentivo para os futuros empreendedores da nossa cidade.

Fotografia | Leila Lindiana | @leilalindiana

(Visitada 435 vezes, 1 visitas hoje)