Gabriel da Silva Bronzim | Barbearia Bronzim
É fato, os homens estão cada vez mais preocupados com sua aparência. Sinal disso são as inúmeras barbearias que abriram suas portas nos últimos tempos na nossa cidade. O público masculino, esta se rendendo aos serviços de beleza em busca do bem-estar e da auto-estima. O homem perdeu o medo de dizer que vai a um lugar para se cuidar. Esta se libertando dos preconceitos
Se você é um homem no melhor estilo “bruto”, não cuida da barba e tem o mesmo corte de cabelo há anos, provavelmente em breve irá se render e dar uma inovada no visual. Claro, que tudo é uma questão de estilo e a premissa básica de qualquer um é sentir-se bem do jeito que gosta, mas cada vez mais o “estar bem” masculino conta com cuidados e mimos antes restritos ao universo feminino. Os homens perderam a vergonha de assumir que são vaidosos e que gostam de estar bonitos, com cabelos estilosos, barbas aparadas, unhas cuidadas e pele macia. O resultado disso é um novo segmento de negócios com uma variedade de produtos e serviços especializados no bem-estar e estético do público masculino. E errado é quem pensa que isso tem relação com a sexualidade.
Barbearia Bronzim
A procura masculina por um ambiente descontraído e que supre as expectativas em relação a sua apresentação pessoal está cada vez maior. O Brasil já é o segundo maior consumidor mundial de cosméticos para homens, segundo dados da Euromonitor International. As barbearias e cosméticos masculinos dobrou seu faturamento, registrando um crescimento 539% nos últimos 6 anos.
A mais famosa barbearia aqui de Beltrão é a Cometa, ou o “Barbeirinho”, localizado na rua Ponta Grossa, no Centro, onde a cerveja é sempre gelada e a conversa rola solta com muitas risadas, é perceptível o clima de amizade entre os frequentadores. Atualmente elas estão em todos os bairros, atingem as mais variadas classes sociais e idade. Sempre levando em conta a estratégia de propor uma boa experiência ao cliente e agregar serviço. Quem investe nesse ramo está se dando muito bem afinal, o homem moderno passou a enxergar a o cabelo e a barba como seu cartão de visitas. Meu sobrinho Joaquim, é cliente do Eduardo, do SEU CHICO Barbearia e sempre faz referência ao seu cabeleireiro quando usamos “gel” no seu cabelo.
O retorno do estilo que já ganhou alguns apelidos como “lenhador”, mostra sua força até mesmo na queda das vendas de produtos destinados a remoção dos pelos faciais (giletes, cremes de barbear, etc…) Os serviços procurados não se restringem ao básico trio “barba, cabelo e bigode”, as barbearias se adaptaram às necessidades do homem moderno. Investindo no que antes era visto como exclusividade feminina, grandes empresas do setor também apostam em várias outros serviços. Massoterapia e massagem, depilação, podologia e manicure, designer de sobrancelhas, limpeza de pele, micropigmentação e depilação facial egípcia e depilação a lazer são itens que o público masculino vem aderindo muito.
Para atrair clientes e criar um clima mais descontraído, além de cuidar da vaidade, os homens também vão a barbearia para se divertir. Sinuca, vídeo-games, transmissão de jogos de futebol, aperitivos, cervejas com rótulos especiais ou um chope após o término do atendimento, tudo num ambiente bem decorado e atrativo. É nesse clima agradável que os barbudos e não barbudos fazem a festa. Inclusive, a famosa tradição do “dia da noiva” ganhou uma releitura para eles, antes de subir ao altar.
Dia do Noivo | BARbearia Espaço RA | Fotografia: Rober Schmitz
O perfil dos clientes é bastante diversificado; são homens bem informados, ativos economicamente e que buscam ter uma boa aparência inclusive para os negócios. A expansão e o crescente investimento neste mercado comprovam que o novo estilo do homem vaidoso veio mesmo para ficar. Não é um questão de gênero ou opção sexual. É uma questão de vaidade que está presente em qualquer homem. Ser vaidoso não interfere na masculinidade e isso é uma mudança de comportamento.
Frantchesco Barbearia
Hoje o básico de uma barbearia é ter mais que um bom serviço. A profissão de barbeiro está em alta, voltou a ser procurada e bem remunerada; para isso é preciso buscar cursos, técnicas e estilos para ganhar credibilidade com os clientes e, claro se diferenciar no mercado. Há muitos personagens com histórias interessantes, um deles é o Gabriel, Barbearia Bronzim viu no sonho a possibilidade de realização, quando iniciou seu trabalho numa barbearia. Daquele tempo 2 anos se passaram e, atualmente – depois de 1,6 meses tem seu próprio negócio com clientela fiel e que o recomendam. Criou suas próprias oportunidades e acreditou nelas.
A tendência veio para ficar, o mercado irá buscar cada vez mais atender esse homem livre de preconceitos que gosta de cuidar da sua beleza. Difícil é apenas contornar a fidelidade masculina. Característica que por um lado joga a favor, depois de cativado, complica a captação de novos clientes. Algumas avisam o seu cliente para retocar o “pézinho” por WhatsApp, tem outros que mesmo morando em outra cidade toda vez que voltam para cá procuram seu antigo barbeiro para aquele retoque no visual. Mas o homem que gostou e se sentiu bem com o atendimento, também comenta muito com os amigos e isso forma opinião sobre o estabelecimento.
Em tempo, em Francisco Beltrão duas mulheres, trabalham com barba masculina e são excelentes profissionais: Cris Freitas (BARbearia) e a Suzy Paczkowski, que trocou Curitiba por FB.
Barbearia Bronzim | Rua Palmas, 1973, Centro (ao lado da Clínica Dr. Arlindo Serena)| Francisco Beltrão/Pr | (46) 9 8809 1961
BARbearia Espaço RA | Rua Maranhão, 700, Vila Nova | Francisco Beltrão/Pr | (46) 3524-7487.
Frantchesco Barbearia | Rua Romeu Lauro Werlang, 1195, anexo ao posto Dinon 2 | Francisco Beltrão/Pr |(46)3035-0373.
SEU CHICO Barbearia | Rua Antonio Carneiro Neto, 801 | Alvorada | Francisco Beltrão/Pr | (46) 9 9942 4354.