Você conhece a diferença entre esses materiais? Sabia que eles podem influenciar na composição do estilo da sua cozinha?
É possível que muita gente ainda tenha dúvidas sobre as diferenças entre cerâmica, porcelana, faiança e louça, inclusive porque os materiais são, de fato, muito parecidos. Apesar das semelhanças, há no entanto algumas diferenças importantes a serem consideradas na hora da compra. A principal é na composição de cada uma delas e também o número de queimas (a temperatura a qual a cerâmica é submetida).
Interessante, não acha? Você sabia dessas diferenças? Continue lendo para entender um pouco mais sobre a diferença desses materiais e qual deles combina com cada estilo de cozinha.
Cerâmica | Produzida da argila natural endurecida pelo calor. Pode contar com outras matérias-primas, como o feldspato e a sílica. Seu tom avermelhado se dá por conta da alta quantidade de óxido de ferro na sua composição. O utensílio feito com a cerâmica é mais pesado do que aquele de porcelana e possui maior porosidade. A cerâmica é um dos matérias mais antigos produzidos pelo homem. Porcelana | Tem sua origem na China por volta do século XIV. É uma variação da cerâmica, porém mais branca e translúcida. Essa diferenciação se dá por conta da adição de caulim em sua fabricação. A porcelana é delicada, fina e, quando esmaltada, pode ser brilhante. Esses atributos dão à porcelana um ar de requinte que combina muito bem com ambientes refinados e com um estilo romântico. Faiança | Assim como a porcelana, é feita com uma cerâmica branca adicionada com caulim. Porém, na sua composição vai muito mais caulim do que na composição da porcelana, portanto, a faiança é considerada menos pura. A faiança é mais plástica e não necessita de temperaturas tão altas para sua fabricação, variando entre 800 e 1000 graus. Por ser um material bastante poroso, o utensílio deve passar por um processo de esmaltação. Uma das principais vantagens da faiança é a ampla possibilidade de decoração das peças podendo ser pintadas ou metalizadas. A faiança é uma forma de cerâmica branca, que possui uma massa cerâmica menos rica em caulim do que a porcelana e é associada a argilas mais plásticas. São massas porosas de coloração branca ou marfim e precisam de posterior vitrificação. Louça | É a manufatura que agrega todos os artefatos produzidos com estes materiais: cerâmica, faiança e porcelana, que se diferem apenas pela composição dos elementos. Todos são feitos com argila ou barro, queimados em fornos de alta temperatura.Você Sabia?
O tempo de usar louça combinada ficou para trás. O estilo Mix&Match chegou para ficar e trata-se basicamente da mistura de cores, formatos, estilos, estampas. O que antes era considerado duvidoso, virou um estilo audacioso, divertido e contemporâneo. Escolha peças que tenham um elo entre si – pode ser o material, a paleta de cores, a forma e misture. Louças neutras são ótimos coringas para composições bem feitas. Para aderir, esqueça um pouco o convencional e ouse em peças-chave, independente de estilos. Imagens Reprodução.