Muito se fala em ALIMENTOS TERMOGÊNICOS, mas ainda existem dúvidas sobre como eles agem e os benefícios que eles têm. Para serem digeridos os alimentos gastam energia e durante esse processo certos alimentos tem a capacidade de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo. Os alimentos que são TERMOGÊNICOS induzem o metabolismo a trabalhar em um ritmo mais acelerado, gastando mais calorias e aumentando a queima de gorduras. Vamos conhecer alguns alimentos termogênicos que fazem parte do dia a dia e que podem auxiliar no emagrecimento.
ÁGUA GELADA: Sim, a água gelada é um ótimo termogênico! Ao ingerir água gelada, o organismo gasta energia para elevar e igualar a temperatura considerada normal do corpo humano que é algo entre 36º e 37ºC. Além de hidratar e auxiliar no bom funcionamento do intestino, ela pode te ajudar emagrecer.
PIMENTA VERMELHA: É rica em capsaicina, uma substância altamente termogênica que consegue aumentar a temperatura do corpo e acelerar o metabolismo. Ela também auxilia na diminuição da produção de grelina, um hormônio que estimula a fome. É antimicrobiana. Auxilia na sinergia com a cafeína, retardando a degradação da mesma.
GENGIBRE: Aumenta a sensação de saciedade e favorece a digestão pois aumenta a secreção gástrica e sensibilidade a insulina. É anti-inflamatório e anti-hipertensivo. Tem propriedades que modulam as concentrações de serotonina, hormônio do bem estar. É antifúngico.
CAFEÍNA: Reduz o surgimento de exaustão física, melhorando o desempenho em atividades de longa duração. Acelera a liberação de ácidos graxos livres. Aumenta a secreção de lipase, enzima digestiva que age sobre os lipídeos. Potencializa o efeito de outros termogênicos.
CANELA: É antioxidante, possui compostos fenólicos que neutralizam radicais livres. Aumenta a sensibilidade da insulina, contribuindo para a redução dos níveis de glicose no sangue.
É importante esclarecer que os termogênicos não realizam milagres e não eliminam gordura como algumas pessoas pensam, mas eles podem aumentar em torno de 10 a 15% do gasto de calorias total do dia e mesmo sendo alimentos não estão isentos de efeitos colaterais e contra indicações. Procure orientação de um profissional Nutricionista sobre quais alimentos termogênicos e a quantidade ideal a ser ingerida conforme sua condição biológica e necessidade nutricional. Vale lembrar que em um processo de emagrecimento, é fundamental uma mudança no hábito alimentar através da Reeducação e consciência alimentar aliada a prática diária de atividade física.
Aline Laiza Salvador |Nutricionista |Studio Cor | Rua: Niterói, 152 |Francisco Beltrão |Pr | Telefones: 8828 3533 e 3524 9043.