Carne de Cordeiro

Eu gosto muito de carne de cordeiro! Ao falar dela minha memória remete a uma viajem na adolescência, à Rosário do Sul/RS, na casa dos meus tios Sérgio e Lenira, quando saboreamos um delicioso assado de cordeiro em volta do fogo, em uma noite de verão. Creio que ainda faço parte de uma minoria que aprecia muito a carne!

Muitos são os mitos em relação a ela, o cheiro, o modo de preparo; se dá para fazer no fogão ou somente na brasa. A carne de cordeiro é uma ótima combinação entre alimentação saudável e saborosa, o meu paladar confirma!

Há algumas opções de corte que são ideais para serem assados, mesmo sendo considerado uma carne magra. Seja na grelha, forno ou no espeto. No entanto, afirmar que a carne de cordeiro fica saborosa apenas com estes preparos seria errado.

O carré francês de cordeiro, por exemplo, é um corte de alto nível na gastronomia mundial. Por ser uma carne bastante macia e de sabor suave, fica saborosa no prato com batata ao murro e molho de ervas.

Além disso, outros acompanhamentos que harmonizam com o cordeiro são o purê de mandioca, os legumes e também vegetais.Uma dica! A hortelã não pode faltar. É um ingrediente icônico no preparo dos variados cortes de cordeiro, mas muita gente utiliza diretamente no tempero. Embora fique igualmente divino, é o molho feito com essa planta aromática e marcante, que transcende o nosso paladar. Aposte também em uma geleia de hortelã, para saborear a carne, vai engrandecer seu assado de cordeiro.

Qual a diferença entre carne de cordeiro, carne de carneiro e carne de ovelha?

Cordeiro e carneiro, genericamente carne de ovelha, são a carne de ovelhas domésticas, Ovis aries. Uma ovelha em seu primeiro ano é um cordeiro e sua carne também é cordeiro. A carne de ovelhas em seu segundo ano é hogget. A carne de ovelha mais velha é carne de carneiro.

Cordeiros são animais de até um ano de idade e sem dentes, que resultam em uma carne muito delicada, levemente rosada e com baixo teor de gordura.

Carne de ovelha e de carneiro são de animais acima de 1 ano. Entre essas duas existe ainda uma diferença regional na nomenclatura!

Em algumas regiões do Brasil é considerado carne de ovelha a da fêmea e de carneiro a do macho. Já em outras regiões do Brasil como em boa parte do Rio Grande do Sul e fronteiras, a carne do animal adulto seja macho ou seja fêmea é chamada de carne de ovelha sendo utilizado carneiro apenas para o macho reprodutor nas estâncias!

Por via das dúvidas, a carne de cordeiro é sempre uma boa pedida! Seja pela definição, seja pela explosão de delícia no paladar!

Carne ovina tem cheiro e sabor forte?

É mito, ou melhor, desinformação! Devido a baixa demanda brasileira o acesso à carne ovina é mais restrita, havendo comumente muita desinformação no momento de adquirir e consumir essa carne.

A carne de cordeiro é muito suave e delicada no sabor, pois são abatidos apenas animais com menos de 1 anos de idade, comumente na faixa de 6 meses. Quando os animais vão ficando mais velhos, influenciados inclusive por sua alimentação, as características da carne vão mudando e com ela os sabores se intensificando! Somando à esta característica vem a procedência da carne, fator que interfere na qualidade e sabor da carne final.

A carne de cordeiro é levemente rosada, com pouca gordura, altos níveis de proteína magra e, para os focados em saúde, muito saudável por sua composição nutricional.

Carne de cordeiro ela é saudável?

Entre os benefícios apontados por especialistas, está o fato de a carne de carneiro ser mais leve que a bovina, pois é digerida mais facilmente pelo estômago. A maior parte das gorduras da carne de ovinos é do tipo mono ou poli-insaturada, que reduzem o LDL, popularmente conhecido como colesterol ruim.Agora você já sabe! “É pela saúde” o prazer no consumo é só uma consequência!

Por fim, uma dica de ouro: temperar apenas com sal (ou salmoura) e ervas finas (a gosto) para não descaracterizar o sabor.

(Visitada 217 vezes, 1 visitas hoje)