Dia do Sorvete

Dia 23 de setembro, foi a data escolhida pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS) para celebrar o dia do sorvete. De acordo com a entidade, são mais de 10 mil empresas ligadas à produção e ao comércio da sobremesa em todo o país.

A vida com sorvete é mais feliz! Você concorda comigo? Eu adoro!

Para comemorar a data dessa sobremesa deliciosa separei algumas curiosidades sobre o sorvete:

  1. A origem do sorvete é incerta. Acredita-se que tenha surgido na China há 3 mil anos. Os chineses costumavam misturar uma pasta de arroz e leite com gelo, criando algo parecido com a nossa raspadinha.
  2. Na Roma Antiga, a guloseima era privilégio dos mais ricos. Na época, o imperador Nero mandava seus escravos buscarem neve nas montanhas, o mais rápido possível, para ele misturar ao mel e à polpa de frutas.
  3. A primeira sorveteria do mundo surgiu em Paris em 1660, por Procopio Coltelli, o inventor da máquina de sorvete. O estabelecimento funciona até hoje na capital francesa.
  4. Criado nos Estados Unidos, o sundae recebeu esse nome por que era servido aos domingos (sunday, em inglês). E a banana split foi criada por um farmacêutico David Evans Strickler, em 1904. Ele a ideia de cortar a banana ao meio e colocar três bolas de sorvete por cima criando então a banana split. Tipicamente americana, a sobremesa geralmente é feita com sorvetes de sabores creme, chocolate e morango.
  5. A sorveteria venezuelana Heladeria Coromoto entrou para o Guiness como a que serve a maior variedade de sorvetes do mundo. São mais de 800 sabores, entre eles os comuns como chocolate, baunilha e morango; e os incomuns como o sorvete de macarrão com queijo.
  6. Sabia que existe um sorvete que não derrete? Pois é, a delícia se chama JELL-O e é produzido pela rede norte-americana Cold Stone Creamery. Ao invés de derreter com o calor, ele vira uma sobremesa parecida com o pudim.
  7. Os maiores consumidores de sorvete por habitante são Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Suíça.
  8. O sorvete chegou ao Brasil em 1834, no Rio de Janeiro. Lourenço Fallas inaugurou duas lojas no centro da cidade. Ele importou 217 toneladas de gelo de Boston, nos Estados Unidos, para que o produto não derretesse. Envolto em serragem, o gelo foi enterrado em buracos. A técnica durou cinco meses.
  9. Há registros de um anúncio divulgado em janeiro 1878, no jornal A Província de São Paulo, que informava que todo dia, às 15 horas, seria vendido sorvete na Rua Direita, número 14. Tudo isso porque o lugar era umas primeiras sorveterias de São Paulo e não havia lugar para conservar a sobremesa. O produto era servido logo após o preparo.
  10. Um dos picolés mais antigos do Brasil é o Eski-bon, da Nestlé. Ele foi criado em 1942, há praticamente 70 anos atrás.
  11. Sorvetes de sabores como: manga, pitanga, jabuticaba, carambola, caju e coco foram criações brasileiras. Eles são considerados sabores tropicais! Inclusive, há registros que o Imperador Dom Pedro II amava um sorvete de pitanga.
  12. Existe sorvete de feijão na Coreia do Sul e além desse sabor incomum, é possível encontrar a sobremesa com sabor de tomate!
  13. Você curte sorvete com ou sem casquinha? A massa crocante caiu no gosto popular em 1904. Muitas histórias dão conta de que um imigrante sírio ficou sem pratos de papel durante uma feira de alimentos na Louisiana, nos Estados Unidos, e decidiu servir o sorvete em cones parecidos com o waffle. Porém, muitas pessoas também afirmaram ser os inventores da casquinha. Outros dizem que o italiano Ítalo Marciony cansou de ver seus clientes quebrarem os copos de vidro em que era servido o produto e optou pelos cones crocantes.

Você sabe a diferença entre gelato, sorvete ou sorbet?

Sorvete tradicional: o preparo leva leite, açúcar, sabores e, às vezes, gemas de ovos e amido de milho. O ar também incorpora a mistura dando uma textura mais leve.

Gelato ou sorvete italiano: tem os mesmos ingredientes do sorvete tradicional: leite, frutas, açúcar, mas em proporções diferentes. Também costuma ter menos gordura, mais açúcar e menos ar incorporado à mistura.

Sorbet: é feito com frutas, açúcar e um pouquinho de água. E não leva ovos e nenhum tipo de gordura. A opção refrescante é ideal para que não pode consumir leite.

Imagens reprodução / Não autorais.

(Visitada 172 vezes, 1 visitas hoje)