A 40 quilômetros de Barcelona, no município de Sant Sadurní d’Anoia, na região vinícola de Penedès esta localizada a Freixenet.
É ali que as melhores uvas transformam-se em borbulhas de cava, nome dado ao vinho espumante espanhol que utiliza o método de segunda fermentação na garrafa, assim como o champagne francês.
O processo de fabricação da bebida mais alegre do mundo tem muitas particularidades como a influência do clima mediterrâneo no sabor das uvas; a cava deve ter a segunda fermentação na garrafa; ser composta por 3 uvas da região (Parellada, Xarel-lo e Macabeo – pode ter pitadas francesas de Chardonay e Pinot Noir) e envelhecer no mínimo, 9 meses na garrafa.
Para quem esta em Barcelona, da Praça da Catalunia segue um trem (Renfe ou FreixeTrem) que nos deixa praticamente na porta da Freixenet. É a maior produtora de cava do mundo oferece visitas guiadas, com duração aproximada de 90 minutos, compreendendo 3 partes:
- Apresentação Audiovisual Freixenet quando nos contam a história da empresa da família Ferrer e o método tradicional da cava, isso num cinema localizado na sede.
- Passeio de Comboio: visita aos 20 quilometros de caves subterrâneas num pequeno trenzinho…parece uma fábrica saída de um filme.
- Degustação: prova das cavas.
Para quem gosta do mundo vitivinícola é uma visita imperdível, com recepção calorosa, organização exemplar, ótima logística causando encantamento aos visitantes.
Mais informações, sugiro uma visita ao site www.freixenet.es