Eu tenho um caso de amor com Ladrilho, todo mundo que me conhece sabe! Pior que até hoje o que consegui foi instalar um adesivo na minha antiga cozinha com esse desenho lindo e artesanal 🙁
Mas hoje vou homenagear esse revestimento que tanto gosto. Seu colorido é deliciosamente terapêutico, gostoso de olhar e deixar a imaginação solta, os ambientes aonde estão instalados ficam belos sim, mas acima de tudo tem muita personalidade.
A origem do Ladrilho Hidráulico é dos antigos mosaicos bizantinos. Criados para decorar pisos e paredes e expressar arte e religiosidade, o ladrilho foi muito usado na Europa. Os primeiros ladrilhos do Brasil vieram de Portugal, França e Bélgica.
O Ladrilho Hidráulico (impropriamente chamado azulejo), é um tipo de revestimento artesanal feito à base de cimento que até hoje continuam sendo produzidos um a um, e a maneira com que são feitos continua a mesma há mais de um século. Lindo isso néh? Seu nome é atribuído por que não há queima do ladrilho e sim ele é submerso em água para fazer a cura das peças.
Ele foi uma alternativa ao uso do mármore ou como uma “cerâmica” que não necessitava de cozimento. A partir dos anos 60, o surgimento de outros materiais substituiu progressivamente os pisos hidráulicos por elementos.
Processo de Fabricação
1. Um molde de bronze é feito para cada desenho, separando cada cor, ainda sem o ladrilho.
2. Esse molde é ajustado a um quadro exterior de ferro que segue a forma da borda do ladrilho.
3. Cada parte do molde de bronze é preenchida com uma mistura líquida com pigmentação a base de óxido de ferro, pó de mármore e cimento branco, individualmente.
4. O molde de bronze depois é retirado e a superfície colorida é coberto com uma mistura seca e logo após uma úmida.
5. O ladrilho é comprimido em uma prensa hidráulica.
6. Depois que o ladrilho é liberado da forma, é retirado com cuidado.
7. O ladrilho recém fabricado descansa por 24 horas só então submergido na água de 2 a 8 horas.
8. Finalmente, os ladrilhos são armazenados por 35 a 40 dias em uma atmosfera úmida ou na sombra para terminar a cristalização do cimento, após esta período estarão prontos para serem utilizados.
Tem um vídeo muito bacana no programa Decora, do GNT que você pode assistir aqui e que explica o passo-a-passo do processo de fabricação.
O Ladrilho Hidráulico também pode ser utilizado para passeio público, praças, calçadas, garagens, estacionamentos, rampas de automóveis, ambientes internos, bordas de piscina e etc., seu principal diferencial é a alta resistência aliado a características antiderrapantes oferecendo segurança mesmo quando molhados.
Seu uso em ambientes é das mais variadas formas. Com criatividade e bom gosto tudo é permitido e seu ambiente será único, lindo e admirado!
Separei algumas imagens inspiradoras.
Imagens Reprodução – Não Autorais.
Conheci o trabalho da empresa Ladrilhos Santo Antonio, que fica em Arvorezinha, Rio Grande do Sul. Se você gosta ou tem interesse em adquirir acesse aqui.