Ladrilhos Hidraúlicos

Eu tenho um caso de amor com Ladrilho, todo mundo que me conhece sabe! Pior que até hoje o que consegui foi instalar um adesivo na minha antiga cozinha com esse desenho lindo e artesanal 🙁

Mas hoje vou homenagear esse revestimento que tanto gosto. Seu colorido é deliciosamente terapêutico, gostoso de olhar e deixar a imaginação solta, os ambientes aonde estão instalados ficam belos sim, mas acima de tudo tem muita personalidade.

decoracao-colorida-7

A origem do Ladrilho Hidráulico é dos antigos mosaicos bizantinos. Criados para decorar pisos e paredes e expressar arte e religiosidade, o ladrilho foi muito usado na Europa. Os primeiros ladrilhos do Brasil vieram de Portugal, França e Bélgica.

O Ladrilho Hidráulico (impropriamente chamado azulejo), é um tipo de revestimento artesanal feito à base de cimento que até hoje continuam sendo produzidos um a um, e a maneira com que são feitos continua a mesma há mais de um século. Lindo isso néh? Seu nome é atribuído por que não há queima do ladrilho e sim ele é submerso em água para fazer a cura das peças.ladrilhos-hidraulicos-1

Ele foi uma alternativa ao uso do mármore ou como uma “cerâmica” que não necessitava de cozimento. A partir dos anos 60, o surgimento de outros materiais substituiu progressivamente os pisos hidráulicos por elementos.

Processo de Fabricação

1.   Um molde de bronze é feito para cada desenho, separando cada cor, ainda sem o ladrilho.

2.   Esse molde é ajustado a um quadro exterior de ferro que segue a forma da borda do ladrilho.

3.   Cada parte do molde de bronze é preenchida com uma mistura líquida com pigmentação a base de óxido de ferro, pó de mármore e cimento branco, individualmente.

4.   O molde de bronze depois é retirado e a superfície colorida é coberto com uma mistura seca e logo após uma úmida.photogrid_1474590019554

5.   O ladrilho é comprimido em uma prensa hidráulica.

6.   Depois que o ladrilho é liberado da forma, é retirado com cuidado.

7.   O ladrilho recém fabricado descansa por 24 horas só então submergido na água de 2 a 8 horas.

8.   Finalmente, os ladrilhos são armazenados por 35 a 40 dias em uma atmosfera úmida ou na sombra para terminar a cristalização do cimento, após esta período estarão prontos para serem utilizados.

Tem um vídeo muito bacana no programa Decora, do GNT que você pode assistir aqui e que explica o passo-a-passo do processo de fabricação.

O Ladrilho Hidráulico também pode ser utilizado para passeio público, praças, calçadas, garagens, estacionamentos, rampas de automóveis, ambientes internos, bordas de piscina e etc., seu principal diferencial é a alta resistência aliado a características antiderrapantes oferecendo segurança mesmo quando molhados.

ladrilho-externo

Seu uso em ambientes é das mais variadas formas. Com criatividade e bom gosto tudo é permitido e seu ambiente será único, lindo e admirado!

Separei algumas imagens inspiradoras.
cozinha-chefladrilhos-arquiteta-selma-de-sa-moreira-ladrilar-varandaladrilhos-lavabo-concreto-arquiteta-gabriela-marques-vianarte ladrilho-08

Imagens Reprodução – Não Autorais.

Conheci o trabalho da empresa Ladrilhos Santo Antonio, que fica em Arvorezinha, Rio Grande do Sul. Se você gosta ou tem interesse em adquirir acesse aqui.

(Visitada 294 vezes, 1 visitas hoje)