Lillet: um aperitivo francês

Lillet é um aperitivo à base de vinho e licor de frutas, é delicioso para beber bem gelado com uma fatia de limão ou laranja. Criado no século XIX, na cidade francesa de Podensac, na região de Bourdeaux. É produzido com variedades de uvas brancas, principalmente Semillon e Sauvignon Blanc e uma mistura de álcool em infusões de diversas frutas.

Em 1950, tornou-se pop nos Estados Unidos, virando uma referência “fashion” de bebida, permeando o meio artístico e a alta sociedade. Além disso, há rumores de que a duquesa de Windsor sempre levava em suas viagens uma garrafa de Lillet e ajudou a introduzir o costume da bebida na alta sociedade parisiense e londrina.

No cinema, o Lillet já fez parte do drink de James Bond, seu “Vesper Martini”, em Casino Royale, em 1953. Da mesma forma, já passou pelas mãos do personagem Hannibal Lecter, que pediu “Lillet com uma rodela de laranja e gelo”. Das telas de cinema para a vida real, o aperitivo foi classificado como a bebida favorita do chef colecionador de estrelas Michelin, Alain Ducasse.

Da pop ao chique, o Lillet se tornou uma bebida desejada pelo seu glamour.

O Lillet Blanc possui coloração dourada, e seu aroma é predominantemente floral e frutado, com notas de laranja, mel e toques de menta. Além disso, em boca, o vinho apresenta um leve amargor decorrente do quinino, logo substituído por sabores herbáceos e de laranja.

O processo de fabricação do Lillet é praticamente o mesmo dos anos da fundação da empresa, no sec. XIX.  Na produção da bebida, utiliza-se apenas variedades de uvas brancas, cultivadas na região de Bordeaux, principalmente Semillon e Sauvignon Blanc.

A escolha das frutas e cascas utilizadas na maceração aromática, porsteriormente misturadas ao vinho é considerada o máximo de frescor e riqueza aromática.

As laranjas doces são importadas da Turquia, Espanha ou Marrocos, enquanto a variedade amarga vem do Haiti. Já o quinino, responsável pelo leve amargor do Lillet, vem da América do Sul. As cascas e frutas são maceradas separadamente em uma solução de álcool neutro e água por algumas semanas, até que os óleos essenciais sejam extraídos ao máximo. Após esse processo, a mistura é posta em barris de carvalho por cerca de seis meses, onde todos os sabores amadurecem e se fundem completamente.

Puro, com gelo ou em diversos coquetéis, o Lillet vai muito bem misturado com água tônica e fatias de limão e laranja.

(Visitada 172 vezes, 1 visitas hoje)