Agosto é o tempo delas! Podemos observar o início da florada das orquídeas. Nos jardins, nas árvores, nos vasos – as orquídeas desabrocham de uma maneira muito especial, colocando muito charme nos nossos dias. Aquele caminho que as vezes é conhecido, se torna especial quando nos deparamos com as orquídeas floridas.
A Dendrobium nobile, também conhecida como “olho de boneca”, é uma orquídea muito popular em diversas localidades do mundo, em função da facilidade do seu cultivo e grande beleza apresentada durante a floração.
Esse gênero é bastante popular no Brasil, nativa do Sul da China e os Himalaias, Índia, Bangladesh, Assam, Nepal e Butão. Ocupa desde planícies litorâneas até encostas de montanhas, é muito versátil. São as orquídeas mais comumente encontradas nas florestas, suas flores são perfumadas e belas.A Dendrobium nobile é uma espécie de orquídea extremamente forte, uma vez que em seu habitat natural está adaptada a sobreviver sob bruscas variações térmicas anuais, passando por períodos de intenso calor, intercalados por episódios de tempo mais frio. Esta planta pode sobreviver tranquilamente em temperaturas de 1 a 2°C, durante o inverno, desde que esteja com seus ramos ressecados, durante este período.
É comum a ocorrência de hibridização envolvendo cruzamento com outras espécies de orquídeas, possibilitando a obtenção de flores em cores diversificadas e tonalidades mais vibrantes.
A Dendrobium nobile, é uma das orquídeas mais populares do Brasil. Suas flores perfumadas podem ser encontradas em cores como roxo e branco. Para se desenvolver bem, ela não pode tomar sol diretamente.
Curiosidade sobre as orquídeas
A cidade de Maripá, no oeste do Paraná, tem o título de “Cidade das Orquídeas”, tudo começou através da professora Zíria Dalchiavon, que em 1993 teve a ideia de plantar orquídeas nas árvores da cidade, em preparação ao desfile de 7 de setembro. Ao longo dos anos, o cultivo se popularizou. Em 1997, a câmara municipal designou a Maripá o título de Cidade das Orquídeas. São belezas que podem ser contempladas por todo município.
Na Praça das Orquídeas você pode encontrar belas orquídeas nos troncos das árvores, a praça é um ótimo local para descansar. Aproveite e visite também a Casa o Artesão, lá é possível adquirir produtos coloniais e comprar lembrancinhas para presentear amigos e familiares.
Nas vias públicas, as orquídeas plantadas nos troncos das árvores fazem jus ao título da cidade. Predominam as flores da espécie Dendrobium, que florescem em agosto, mês em que é realizada a Festa das Orquídeas e do Peixe.
Fotografia Leila Lindiana.