Jogos | Eles estimulam o cérebro e são motivo de diversão

Que tal reunir família ou amigos para uma tarde ou noite de jogos? A diversão vai ser garantida. Mas, os jogos também estimulam o cérebro – além de ser um passatempo muito gostoso. “Os estímulos gerados exigem energia da mente para leitura, compreensão e assimilação das informações”, explica a bióloga e neurocientista Lívia Ciacci, palestrante do Método Supera, de ginástica para o cérebro.

Os jogos, como as palavras cruzadas, o jogo das diferenças ou o sudoku ajudam a melhorar a agilidade, aprendizado, memória, raciocínio e concentração, assim como melhor a capacidade para tomar decisões e resolver enigmas rapidamente

Jogos são indicados para pessoas de todas as idades, sendo geralmente recomendado dedicar 30 minutos por dia para jogar, para manter o cérebro ativo e saudável.

Alguns dos jogos recomendados para estimular o cérebro:

1. Palavras cruzadas | É uma ótima forma de estimular o cérebro, melhorar a memória e pensamento, retenção do aprendizado e também melhorar a fluência verbal.

As palavras cruzadas podem ser encontradas em revistas ou jornais, cadernos impressos ou podem estar disponíveis online ou em aplicativos, para serem usados no computador, celular ou tablet, por exemplo, sendo recomendado jogar pelo menos 1 vez por dia.

2. Sudoku | É um jogo de raciocínio muito popular em todo o mundo, que ajuda a melhorar a memória a curto prazo, a concentração e o pensamento lógico, além de aumentar a vitalidade e uma mentalidade mais saudável. Nas crianças o Sudoku pode ajudar a desenvolver habilidade de resolução de problemas e melhorar a concentração, o que pode refletir em um melhor desempenho escolar.

Nesse jogo, se preenchem 81 quadradinhos, 9 linhas e 9 colunas, usando os números de 1 a 9. O objetivo desse jogo é usar os números de 1 a 9 em cada linha, coluna e quadradinho de 3 x 3, sem repetir os números. Cada jogo de Sudoku deve ter apenas uma solução, e existem diferentes níveis de dificuldade para o jogo, que devem ser escolhidos de acordo com a prática, capacidade de cálculo e raciocínio do jogador.

3. Jogo das diferenças | Também conhecido como jogo dos 7 erros, é um jogo antigo e muito popular, onde o objetivo é comparar duas imagens à partida iguais, de forma a encontrar as 7 diferenças (ou 7 erros) entre as duas imagens.

Este jogo pode ser jogado on-line, no celular, tablet ou computador, assim como pode ser jogado em revistas ou jornais. O Jogo de 7 erros ajuda a desenvolver a capacidade de concentração e a atenção ao detalhe, sendo recomendado jogar 1 ou 2 jogos por dia.

4. Dominó | É um jogo que ajuda a estimular o cérebro, a criatividade e a cognição. Além disso, esse jogo ajuda a melhorar a memória, o foco, o pensamento estratégico, a capacidade de comunicação e interação social.

5. Xadrez | Ajuda a melhorar a memória, concentração, foco e desenvolver a criatividade, sendo um ótimo jogo para estimular o cérebro, o que pode trazer benefícios para proteger contra a demência e ajudar no TDAH. Além disso, o xadrez estimula a interação social e a capacidade de planejamento, podendo também ajudar a desenvolver habilidades motoras, sendo por isso também utilizado como ferramenta de reabilitação em pessoas que tiveram AVC, por exemplo.

6. Tetris | É um jogo muito popular no qual o objetivo é empilhar e encaixar pecinhas que vão caindo. Essas peças, quando alinhadas e encaixadas corretamente formam linhas que são eliminadas, evitando-se desta forma a subida do “bloco de peças” e o perder do jogo. Esse jogo ajuda a melhorar a concentração, além de aliviar os sintomas de ansiedade e estresse.

7. Abaco | Instrumento milenar utilizado para fazer contas. Ajuda a desenvolver agilidade de raciocínio por meio de cálculos matemáticos visuais, e não apenas abstratos como na matemática convencional. O treino com o ábaco promove alterações de plasticidade no cérebro que aumentam a eficiência do processamento de informações em regiões relacionadas visual-espaciais, que consequentemente ampliam o desempenho de diversas outras redes neuronais integradas. É preciso ser persistente para não desistir no primeiro obstáculo e treinar para desvendar o ábaco de forma gradual e assertiva.

8. Uno | O mais interessante desse jogo é o que ele promove, além de partidas sadias, divertidas e a competividade, também proporciona ao indivíduo o desenvolvimento da concentração, raciocínio lógico, memorização e percepções de cores.9. Baralho | Jogar carta é: se divertir, brincar, rir, fazer amigos, e também é qualidade de vida. Um dos pontos que comprova que jogar carta faz bem para a saúde é a melhora da memória. Os jogos de cartas, cada vez mais, vêm recebendo destaques por serem capazes de ajudar na melhora das habilidades mentais e do pensamento estratégico.

Os jogos de uma maneira geral exercitam a paciência, melhoram o raciocínio lógico e o desenvolvimento pessoal. Quando estamos jogando para que se tenha sucesso, é necessário tomada de decisões, prestar atenção, analisar, coletar informações, pensar e pensar… para, só então – agir.

E aí, ficou convencido de que os jogos são bons para a mente, o corpo e da saúde? Então chegou a hora de separar suas cartas e jogos preferidos e começar a jogatinas!

Os principais benefícios dos jogos para o cérebro são:

  • Melhorar a memória recente e a longo prazo;
  • Aumentar o foco e a concentração;
  • Melhorar a fluência verbal e a capacidade de comunicação;
  • Desenvolver o pensamento lógico;
  • Desenvolver habilidade de resolução de problemas;
  • Estimular a criatividade e a cognição;
  • Desenvolver o pensamento estratégico;
  • Melhorar a interação social;
  • Desenvolver habilidades motoras;
  • Aumentar a motivação;
  • Aumentar a flexibilidade mental;
  • Tornar o pensamento e o tempo de reação mais rápidos;
  • Reduzir do estresse e a ansiedade.

Imagens Não Autorais/Reprodução.

(Visitada 72 vezes, 1 visitas hoje)