Peteca | Um Brinquedo de Criação Brasileira

Meu sobrinho Joaquim ganhou uma linda peteca de penas coloridas, eu fiquei logo encantada e saudosista com o brinquedo. Eu e ele brincamos muito com a peteca, principalmente nas tardes de sábado e domingo, no gramado, da casa da vó Ana. Confesso que jogar Peteca me faz voltar a minha infância, quando minha vó Sabina confeccionava para as netas petecas simples de penas de galinha, com base de tecido e enchimento de areia.

Para quem não sabe, a peteca é um brinquedo criado pelos índios brasileiros, que evoluiu na forma e regras até se tornar um esporte.

História | Os portugueses ao chegarem ao Brasil, viram os indígenas brincando com uma trouxinha de folhas com pedras dentro, amarrada com espiga de milho, e penas coloridas em cima. Aos poucos, os colonizadores incorporaram a peteca ao seu próprio cotidiano e, assim, a brincadeira foi passando de geração a geração até os dias de hoje, tanto para adultos como para crianças.

Com o tempo a folha que amarrava as pedrinhas foi substituída por pano, depois por couro. Em vez de pedrinhas, o conteúdo passou a ser de algodão e, depois, de espuma.

Curiosidades  | Nos Jogos Olímpicos de 1920, na Bélgica, os jogadores brasileiros, na hora da folga, jogavam peteca. Pessoas de outros países ficaram extremamente curiosas e quiseram conhecer as regras da brincadeira. Só que não havia regras ainda. Elas foram criadas 20 anos depois, tornando a peteca um esporte.

Em 1985 a peteca foi reconhecida oficialmente como esporte no Brasil, pelo Conselho Nacional de Desportos. A Alemanha é um dos países em que jogos de peteca são mais do que recreação. Por lá, existe até uma Federação Internacional de Indiaca, como eles chamam a peteca. O brinquedo chegou ao país por meio do professor de esportes alemão Karlhans Krohn. Em 1936, ele passeava na orla de Copacabana e viu a garotada jogando peteca na praia. Ficou tão encantado que voltou para Alemanha com a peteca na mala e introduziu o jogo no seu país.

O Esporte | Nos jogos oficiais, a peteca só pode ter penas brancas (quatro) e uma base de camadas sobrepostas de borracha, com diâmetro de 5 a 5,2 centímetros. A altura da peteca deve ser de 20 centímetros. O peso, entre 40 e 42 gramas.A peteca é jogada em quadras de 15 metros de comprimento por 7,5 metros de largura. Há uma rede, como a do vôlei, e a peteca tem que ser jogada de um lado da quadra para o outro por cima da rede. Há um banco de reservas, pois, quando o jogo é de equipe (dois de cada lado), um terceiro jogador fica sentado com o técnico e pode entrar na quadra como substituto ao longo de cada set (4 substituições). Os jogos têm três sets, cada um com 20 minutos de peteca em jogo ou 12 pontos. A cada 10 minutos, ou 6 pontos, é feito o revezamento de quadra. A equipe que dá o saque tem até trinta segundos para conquistar um ponto. Se não conseguir, o árbitro interrompe o jogo e reverte o saque para a outra equipe. Se ao final dos 20 minutos de um set o jogo estiver empatado, o direito de saque será dado à equipe que fez o último ponto.

De regras simples, o jogo da Peteca se assemelha ao voleibol e o Badminton. E aí, sentiu saudades ? 

(Visitada 594 vezes, 1 visitas hoje)