Gostosuras

Polenta

7 de agosto de 2018

Polenta servida no Brum Bistrô

Eu amo polenta!!! Sim, lembro que sou louca por esse creme amarelo de milho desde a minha infância. Com direito a recusar bolo, para poder ganhar um pedaço de polenta que estava no forno, na casa de uma amiga da minha mãe. Aquela imagem me acompanha!

Ahhh e gosto de polenta de qualquer modo de preparo: mole, recheada, frita, assada, temperada, brustolada…com queijo, com molho, com nata…polenta pura, ainda mais no período do inverno.

A polenta é um alimento típico da culinária do norte Itália, mas já incorporada à culinária de vários outros países, como Argentina, Brasil e Uruguai. Sua base é a farinha de milho. Entre os pratos de origem italianos, a polenta disputa espaço com a pizza e massa. 

Polenta em forma de petisco frito, servido com muito charme no Restauro.

História | Cristóvão Colombo, de volta a Europa, trouxe uma planta jamais vista nestas terras, o milho. A partir de então, a forte vocação do camponês em criar seu alimento e a facilidade do cultivo na parte setentrional da Itália fizeram com que o uso do milho se proliferasse. Com a simples adição de água e sal, a farinha de milho virava um alimento simples que matava a fome da população.

A polenta também fez parte de um capítulo triste da história italiana. Considerada um prato pobre era ela que matava a fome dos camponeses, que só tinham aquela opção seja no almoço que no jantar. Como não possuía todos os nutrientes necessários para uma dieta equilibrada, a polenta fez surgir a pelagra, uma doença devida da carência nutricional que dizimou a população. Em 1909, 41.768 pessoas foram diagnosticadas com a doença, sendo que 22.525 eram do Vêneto.

Receitas | Antigamente, era simples: farinha, água, sal, leite, manteiga, queijo ou carne. Hoje são muitas as variações: branca, amarela, dura, mole, cozida ou frita. Ela passou de uma apresentação simples às versões gourmets: molhos e formas de condimento das mais diferentes e variadas: carne, peixe, queijo, verduras. Como a polenta é um alimento de sabor neutro, é possível fazer várias combinações. Aqui, ela é servida com ragu de linguiça e escarola!

O segredo da polenta é uma ótima farinha e uma boa dose de força no braço pra poder mexer sem deixar que se formem as pelotas. Em 2 litros de água adicione uma colher rasa de sal grosso e uma colher de azeite de oliva. Aos poucos adicione a farinha sempre mexendo com bastante força. O importante é mexer sempre na mesma direção. Quando estiver desgrudando da panela significa que está pronta.

Polenta Clássica | Prática, quer combinação melhor do que essa? Perfeita para um jantar entre amigos, a polenta pode ser prato principal ou coadjuvante, como acompanhamento pode ser um molho vermelho, de carne moída ou linguiça.

Ingredientes | 3 xícaras (chá) de farinha de milho (cerca de 500 g), 2,5 litros de água, 3 colheres (sopa) de manteiga, ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino e 1 colher (chá) de sal.

Modo de Preparo | Numa panela grande coloque a água e leve ao fogo alto para ferver. Assim que ferver, adicione o sal e diminua o fogo para médio. Acrescente a sêmola de milho, em fio constante, mexendo com um batedor de arame para não empelotar. Mexa por cerca de 20 minutos até a polenta engrossar e soltar do fundo da panela. Atenção: é importante mexer durante o cozimento para que a polenta não empelote nem grude no fundo da panela. Desligue o fogo, adicione o queijo e a manteiga. Misture bem para a manteiga derreter e a polenta ficar cremosa. Sirva imediatamente.

Palitos de Polenta no Forno | Eles são crocantes por fora e macios por dentro, esses palitos são versáteis demais. Funcionam como petisco ou como acompanhamento. Ideia ótima para reaproveitar a sobra da polenta. 

Polenta com Gorgonzola | Amo queijos e, essa clássica combinação italiana de polenta mole com queijo gorgonzola tanto serve de entrada ou de acompanhamento, dá pra imaginar o sabor marcante. Se a fome for pouca, vira prato principal. Uma taça de vinho e o jantar está servido.A polenta é deliciosa sempre, fácil de preparar, nutritiva e uma opção para aquecer o nosso inverno. Sugestão no cardápio do Formosa Pub: Polenta Cremosa com Escalopes de Mignon Grelhados, molho de Funghi Secchi e Crisp de Couve, combinação com muitas texturas.

Receitashttps://www.panelinha.com.br/home

Fonte Pesquisa | http://italiaperamore.com/

Brum Bistrô | R. União da Vitória, 423 – Vila Nova, Francisco Beltrão – PR | 46 3523 0063

Restauro | R. Curitiba, 1700 – Centro, Francisco Beltrão – PR | 46 3524 9085

Comentar via facebook

Comentário(s)

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM