Um bom hambúrguer para elevar nosso ânimo

Conhecidos e adorados ao redor do mundo, os hambúrgueres marcam presença em diversas ocasiões, desde festas de aniversário até jantares com familiares e amigos. Seja em uma hamburgueria ou em casa, um bom hambúrguer pode elevar o ânimo de qualquer pessoa.

Sua origem tem várias as teorias, as duas mais prováveis são essas: ou ele teria surgido na Mongólia, criado pelo exército do célebre conquistador Gengis Khan, no século XIII; ou teria sido inventado pelos alemães da cidade de Hamburgo, no século XVII.

Independente da teoria sobre sua origem, sabemos que eles chegaram aos Estados Unidos com os imigrantes de Hamburgo (por isso o nome 😉 ), quase duzentos anos após sua primeira aparição na Europa. Os americanos tiveram a ideia de colocar o bife de carne moída entre duas fatias de pão, junto com outros ingredientes frescos – queijo e alface, criando o hambúrguer como conhecemos atualmente. Esse lanche popularizou-se durante o século XX, com a multiplicação das lanchonetes e restaurantes especializados.

No Brasil, ele apareceu pela primeira vez na década de 1950, com a abertura da primeira franquia de fast-food, que tinha o hambúrguer como seu carro-chefe. Em quase 70 anos de história no país, eles foram sendo adaptados e hoje são adorados em todo território nacional, seja em hamburguerias artesanais, em redes de fast-food ou até mesmo em casa.Toda essa conversa nos deixa com fome. Separei algumas dicas e curiosidades sobre esse suculento lanche que tanto amamos. Dá pra fazer uma viagem pelos sabores típicos de alguns países, pois ele pode ser servido com guacamole até vinagrete, e ficam ainda mais saborosos.

Carnes para hambúrguer

Qual escolher? A escolha das carnes certas para o blend – a mistura que forma o bife – é muito importante para o sabor e suculência do prato. Algumas das carnes mais indicadas são: acém, fraldinha, alcatra e patinho. Outras carnes que podem ser usadas, dependendo do seu gosto e orçamento, são: picanha, coxão duro e maminha.

Um ponto importante para a elaboração de um hambúrguer delicioso é o tempero da carne, o ponto do sal é fundamental. Você pode acrescentar outros temperos, se for do seu agrado.

Se tem uma coisa que combina e quase obrigatório com hambúrguer é batata frita e maionese!

Receita de hambúrguer caseiro

Para quem não abre mão do hambúrguer de carne tradicional, essa receita vai transformar qualquer pessoa em um hamburgueiro de respeito – se é que a palavra existe. Siga essa receita e mergulhe nesse mundo apetitoso.

Ingredientes | 250 g de acém moído, 250 g de alcatra moída, Sal, Pimenta (opcional), 2 colheres (sopa) de água fria e  4 pães de hambúrguer.

Modo de preparo | Em um recipiente, coloque as carnes moídas com o sal e a água. Misture muito bem para temperar por igual. Modele 4 hambúrgueres e grelhe-os em uma frigideira antiaderente untada levemente com óleo. Sirva com os mini pães.

Dica | Monte seu hambúrguer com vinagrete e queijo coalho; guacamole com nachos; queijo mozarela, chimichurri e mix de folhas ou queijo ementhal, mostarda escura e salada de repolho.Ah, para finalizar uma curiosidade. Eles são tão famosos que têm até um dia em sua homenagem: 28 de Maio, Dia Mundial do Hambúrguer.

(Visitada 125 vezes, 1 visitas hoje)