14 de novembro | Dia Mundial do Diabetes

14 de novembro é o dia de chamar atenção para o Diabetes. A International Diabetes Federation divulgou números que destacam o crescimento alarmante da doença. Os dados da 9ª edição do Atlas de Diabetes da IDF mostram que existem 463 milhões de adultos com diabetes em todo o mundo. O diabetes tipo 2 é o responsável por cerca de 90% de todas as pessoas com diabetes.

Estes resultados são importantes para mostrar que muita coisa precisa ser feita para reduzir o impacto do diabetes. As evidências sugerem que o diabetes tipo 2, pode ser prevenido, enquanto o diagnóstico precoce e o acesso a cuidados adequados para todos os tipos de diabetes podem evitar ou retardar complicações em pessoas que vivem com a doença.

Para você se sensibilizar de quão importante é essa questão, segue algumas descobertas importantes do Atlas de Diabetes da IDF 9ª Edição:

– A previsão é que o número total de pessoas com diabetes aumente para 578 milhões em 2030 e para 700 milhões em 2045.

– 374 milhões de adultos têm intolerância à glicose, colocando-os em alto risco de desenvolver diabetes tipo 2.

– O diabetes foi responsável por cerca de US $ 760 bilhões em gastos com saúde em 2019.

– O diabetes está entre as 10 principais causas de morte, com quase metade ocorrendo em pessoas com menos de 60 anos.

– Um em cada seis nascidos vivos é afetado por hiperglicemia na gravidez.

As coordenadoras do Núcleo dos Diabéticos de FB – Gislene Titon e Mariana Viana Liz Chiapetti compartilham algumas informações e chamam a sua atenção para a data.

A data foi criada em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF), com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), e tem por objetivo mobilizar organizações públicas e privadas na busca de soluções para controlar a escalada do diabetes.

Desde 2007, a data entrou para o calendário anual da OMS, tendo em vista a necessidade de buscar respostas conjuntas para o enfrentamento do diabetes, que alcança jovens e adultos do mundo inteiro. A campanha mundial, realizada naquele ano, denominada “Unidos pelo Diabetes” lançou o círculo azul como símbolo global de luta contra o diabetes: ele simboliza a vida e a saúde e o azul reflete o céu que une todas as nações.

Para detectar a doença, o exame básico é a chamada glicemia de jejum, que deve estar entre 70 a 110 mg por 100 ml de sangue. Se o resultado ultrapassar 126 em dois exames seguidos, é diabete na certa. Mas se os números apontarem entre 110 e 125, pede-se o teste oral de tolerância à glicose para tirar a teima.

A prevenção pode ser realizada com ações na nossa rotina, Gislene que é nutricionista e diabética compartilha conosco algumas delas:

– Comer diariamente verduras, legumes e, pelo menos, três porções de frutas.

– Reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras.

– Praticar exercícios físicos regularmente, (pelo menos 30 minutos todos os dias).

– Manter o peso controlado.

O Núcleo dos Diabéticos de FB tem planos e projetos para 2022. Para 2021 o grupo optou por não realizar reuniões presenciais, uma vez que os portadores de diabetes são do grupo de risco.

Saiba mais sobre o funcionamento do Núcleo dos Diabéticos de FB em https://www.facebook.com/nucleodediabetesfranciscobeltrao/ 

(Visitada 123 vezes, 1 visitas hoje)