5º Concurso Gastronômico Nugahtur

Camarão das Arábias – Prato vencedor executado por Marcelo Kureski

Participei como jurada do 5º Concurso Gastronômico Nugahtur (Núcleo de Gastronomia, Hotelaria e Turismo da Associação Empresarial de Francisco Beltrão) e minha gente me senti no MasterChef 😉 , foi uma experiência incrível para quem gosta de sabores, aromas e que sabe que cozinhar é uma forma de amar!

O propósito do concurso é incentivar os apaixonados pela boa gastronomia na elaboração de receitas, levando em consideração as novas tendências gastronômicas e, garanto os 5 finalistas atenderam muito bem esse requisito.

Sobre o Concurso

Os Critérios para Inscrição| Preparação de uma receita (prato quente salgado), contendo uma porção proteica: carne, aves, peixes e uma porção de carboidrato (arroz, batata, massa, etc).

Os Critério de Avaliação das Receitas |Análise Visual: baseada na fotografia do prato, levando-se em consideração a fidelidade à foto da inscrição. Análise Gustativa: sabor, a consistência do prato e o equilíbrio da combinação dos ingredientes.Modo de Preparo:  Clareza e entendimento na realização do prato, precisão das descrições quanto às medidas e tempo utilizados. Boas Práticas de Manipulação: foram avaliadas as condições de higiene pessoal, dos alimentos, do ambiente e manipulação segura do alimento. Tempo de Execução:  preparação do prato no tempo estipulado no regulamento.

Foram sete horas de competição, o tempo passou muito rápido. A vivência na cozinha didática no Senai foi prazerosa demais. Nós, os jurados, acompanhamos tudo em tempo real e podemos interagir com os participantes, fazer perguntas, chegar perto das panelas, sanar dúvidas, enfim descontrair. Para o público que assistia no auditório do Senac foi realizada transmissão simultânea e degustação dos pratos. Tudo muito bem organizado pela ACEFB e sob a supervisão do Chef Jorge Giachini, do Senac.

Os jurados todos com muito conhecimento técnico e vivência na área de gastronomia: Ana Luíza Cervo – Nutricionista e representante do curso de Nutrição da Unipar; Ketlyn Olenka – Educadora Física e Nutricionista, representante do curso de Nutrição da Unioeste; Cheyla A. Pellegrini, Chef e proprietária do Brum Bistrô, representante do Nugathur, Vinicius Zitta, Chef em Curitiba, jovem, talentoso, simpático, ele presenteou os participantes com sua generosidade oferecendo muitas dicas gastronômicas e, eu que gosto de comer!

Nós jurados tivemos a difícil missão de escolher o melhor entre os melhores. Diga-se todos os pratos com receitas elaboradas, muito bem executados e com ingredientes surpreendentes, a Alana, preparou um Ossobuco, um ingrediente tipicamente italiano; a Francine me deixou de queixo caído com o pato e o cuscuz: combinação perfeita; o Marcos e seu Filé de Frango delicioso, temperado no ponto, saborosíssimo; a Géssica e a dobradinha sem erro: risoto e carne, as duas preparações perfeitas, saborosas e preparadas com maestria e o Dr.Marcelo que nos surpreendeu, um gaúcho que gosta de preparar frutos do mar com exímia destreza, domina maravilhosamente a arte de usar as ervas a seu favor e os aromas exalados da receita realmente me levaram para uma viajem fantástica ao mundo das 1001 noites da Arábia. Fiquei encantada de chegada e minha expectativa era satisfeita e superada a cada nova receita apresentada. Meus parabéns aos participantes, pois a “Gastronomia é a poesia em forma de sabor. É uma arte em forma de amor!”

Classificação final:

5º lugar – Alana Cláudia Perondi |Ossobuco ao Molho de Vinho Tinto e Creme de Aipim4º lugar – Marcos Vinícius Balestrin Koslovski | Filé de Frango Picante ao Molho de Laranja.3º lugar – Géssica Salette Miozzo | Escalopes de Filé ao Molho de Vinho e Risoto de Cogumelos.2º lugar – Francine Bortolini de Bona |Peito de Pato com Cuscuz de Laranja ao Molho de Maracujá.1º lugar – Marcelo Luiz Kureski | Camarão das Arábias.

As Receitas Vencedoras – todos compartilharam aqui, é só copiar e sair preparando tudo com uma dose de carinho, é claro!

Ossobuco ao Molho de Vinho Tinto e Creme de Aipim

Tempo de preparo| Aproximadamente 45 minutos ( fora o cozimento do aipim e o ossobuco marinado). Rendimento| 03 porções.

Ossobuco ao Molho de Vinho Tinto | Ingredientes para a marinada: 03(três) ossobucos de aproximadamente 120 gramas; Páprica Picante, salsinha, cebolinha, sálvia, noz moscada, pimenta do reino moída; 03(três) dentes de alho picados; 02 cebolas; ½ pimentão vermelho; ½ pimentão amarelo; ¾ de xícara de vinho tinto; manjericão a gosto; 2 copos de molho de tomate caseiro; azeite de oliva; água; sal; 2 colheres (sopa) de manteiga.

Vinagrete | 6 folhas de almeirão; 1 cebola roxa pequena; 6 folhas de rúcula; 2 folhas couve; manteiga; 1 tomate grande; manjericão a gosto; 1 colher de molho de soja; 1 colher de mel; sal (uma pitada) e suco de 1/2 limão.

Creme de Aipim | 900 gramas de mandioca (cozida e sem fios); 1 xícara de queijo ralado (preferencialmente parmesão ou mussarela); 1 xícara de requeijão; noz moscada ralada e sal.

Modo de preparo| Ossobuco:  temperar os ossobucos, pimenta do reino moída, páprica picante, sal, pimentão vermelho e amarelo picadinho, alho picado, 3/4 de xícara de vinho tinto, azeite de oliva . Deixe marinar por no mínimo 40 minutos. Em uma frigideira aquecida e untada com azeite e óleo sele o ossobuco até o ponto adequado, após coloque a cebola picadinha , frite , coloque juntamente os demais temperos da marinada após levantar fervura acrescente o molho caseiro de tomate e deixe em fogo médio até atingir o ponto final. Vinagrete: lave bem as folhas e pique-as minuciosamente a cebola roxa o tomate da mesma forma, junte o suco do limão, o molho de soja e o mel , misture o sal e por ultimo distribua folhas de manjericão. Após misturar distribuir em cumbucas. Creme de Aipim|  Bater o aipim cozido no liquidificador com um pouco de água. Levar ao cozimento em fogo médio acrescentar o sal , a noz moscada e por ultimo o requeijão e queijo ralado.

Filé de Frango Picante ao Molho de Laranja.

Tempo de preparo: Aproximadamente 45 minutos, este tempo não consta a marinada | Rendimento: 03 porções.

Filé de Frango |03 filés de frango de aproximadamente 120 gramas; – Temperos em pó: Curry, Páprica Picante, Açafrão, Pimenta do reino moída; 04(três) dentes de alho picados; Gengibre picado a gosto; 01 pimentão vermelho; 01 pimentão amarelo; ¼ de xícara de vinagre de maçã; hortelã; azeite de oliva; água; 500 ml de suco de laranja; ¼ de xícara de suco de limão siciliano; 03 ramos de canela; 03 unidades de cravo; 01 laranja; 01 limão siciliano; 02 xícaras de arroz; 10 unidades de nozes picadas; tempero verde(salsinha e cebolinha) a gosto; 02 colheres de açúcar mascavo; sal; tomate cereja; 02 colheres de sopa de amido de milho; 02 unidades de alho-poró.
Modo de preparo | Filés de Frango: Marinar os filés de frango com sal, pimenta do reino moída, curry, páprica picante, açafrão, pimentão vermelho assado em fatias, alho picado, gengibre picado, ¼ de xícara de vinagre de maçã, azeite de oliva e o suco de limão siciliano. Deixe marinar por no mínimo 02(duas) horas. Em uma frigideira aquecida e untada com azeite e frite o frango até o ponto adequado, coloque juntamente rodelas de laranja e limão siciliano. Arroz |frite as nozes com azeite com o alho picado, coloque o arroz e deixe fritar por aproximadamente 30 segundos, após adicione água e o sal. Deixe cozinhar até secar a água. Para finalizar coloque temperos verdes e pimentão a gosto. Molho de laranja | Aqueça a panela, despeje o suco de laranja, canela, cravo, açúcar
mascavo, sal. Deixe em fogo brando quando levantar fervura acrescente folhas de hortelã e espere reduzir, após a fervura adicionar o amido de milho dissolvido em água. Mexa até ao ponto necessário para o molho criar  consistência. Alho-poró| Unte a frigideira com azeite de oliva, coloque os filetes de alho-poró e talos temperados com azeite de oliva, sal e pimenta do reino. Já aquecida a frigideira coloque os ingredientes citados e coloque aos poucos mais azeite de oliva. Assim que dourarem está pronto!

Escalopes de Filé ao Molho de Vinho e Risoto de Cogumelos

Tempo de preparo: Aproximadamente 30 minutos | Rendimento: 03 porções.

Ingredientes | Risoto: ½ unidade de cebola; 150 gramas Arroz Arbóreo; 500 mililitros (ml) de caldo de legumes; 6 colheres manteiga; 50 gramas queijo parmesão; 150 mililitros (ml) vinho branco; 150 gramas cogumelos, sal e pimenta, folhas de manjericão para decorar. Molho | 150 mililitros (ml) vinho tinto; 1 colher manteiga; 1 colher extrato de tomate, sal e pimenta à gosto. Escalopes | 300 gramas escalopes de mignon; 5 colheres de manteiga, sal e pimenta.

Modo de Preparo | Risoto | Limpar os cogumelos, fatia-los e coloca-los em uma frigideira com 3 colheres de manteiga até ficarem macios e ganharem sabor, reserve. | Colocar 2 colheres da manteiga em uma frigideira larga, refogar/suar a cebola cortada finamente, adicionar o arroz e refogar em fogo médio, em média 5 minutos, mexendo sempre, os grãos ficarão com as bordas transparentes. | Derramar o vinho na panela e mexer bem o arroz, até que todo líquido tenha evaporado. Você vai notar que o arroz já começa a deixar traços de creme em torno dos grãos. | Abaixar o fogo para o mínimo e juntar duas conchas de caldo. Mexer bem, sem pressa, movendo o arroz pela panela, tentando deixá-lo submerso. Quando só houver um dedo de caldo, juntar mais duas conchas. E mexer. Repetir o processo cada vez que precisar, deixando sempre o arroz com liquido suficiente para o cozimento | Quando estiver chegando no final do cozimento do arroz, adicione a preparação dos cogumelos. Provar e salgar. | Desligar o fogo e juntar o parmesão ralado e o restante da manteiga. Misturar muito bem, com velocidade, até que todo o queijo e manteiga estejam derretidos e unidos. | Provar e ajustar o sal se necessário. Filés | Em uma frigideira colocar a manteiga e adicionar os escalopes e tempera-los com sal e pimenta, dourar em ambos os lados e nas laterais. Fazer o teste de macies. Molho | Na mesma frigideira adicione o vinho até que reduza a metade, acrescentar o extrato de tomate e a manteiga, deixar engrossar e tempere a gosto.

Peito de Pato com Cuscuz de Laranja ao Molho de Maracujá

Tempo de preparo| Aproximadamente 45 minutos. Rendimento| 03 porções.

Ingredientes| Pato | 500gr de peito de pato, cortado em pequenos pedaços; sal e pimenta a gosto. Cuscuz Marroquino | 1 xícara de cuscuz marroquino; 2 xícaras de suco de laranja; ½ xícara de uvas passas pretas (hidratadas em suco de um limão); ½ xícara de cebola roxa em cubos; ½ xícara de nozes picadas; sal e pimenta a gosto. Molho de Maracujá | 1 xícara de suco concentrado de maracujá; 2 xícaras de água; 2 colheres de farinha; 4 colheres de mel; sal e pimenta a gosto.

Modo de Preparo| Cuscuz | Aqueça o suco de laranja sem deixar ferver. Após, junto o cuscuz e deixe hidratar por 5 minutos. Solte com um garfo e junte os outros ingredientes. Reserve. Molho de Maracujá | Misture a água e o suco e ferva por 10 minutos. Coloque um pouco de água na farinha e junte ao suco e ferva até engrossar. Após, misture o mel e desligue. Reserve. Pato | Pique o pato em pedaços. Faça cortes na diagonal na pele do pato. Aqueça muito bem uma panela. Assim que estiver bem quente coloque o pato com a pele para baixo (não precisa acrescentar nenhuma gordura) e deixe fritar por 5 minutos ou mais, até que a pele esteja bem crocante, vire a carne e deixe mais 2 minutos para que termine de cozinhar. Retire da panela e deixe descansar por 5 minutos. Monte o prato com o cuscuz, o pato e regue com o molho de maracujá o pato.

Camarão das Arábias

Simbologia do Prato, explicada pelo Marcelo: Os três montes de Quinoa representam as Dunas do Deserto e os Camarões ao molho o Oásis.

Tempo de preparo| Aproximadamente 45 minutos. Rendimento| 03 porções.

Ingredientes| Camarões | 500g de camarão descascados e limpos; 200 ml de leite de coco; uma fatia de abacaxi cortada em cubos pequenos; raspas de gengibre; uma  pimenta dedo de moça picada; garan massala e curry (uma colher de sobremesa de cada); 50 ml oleo de coco; tequila para flambar; meia cebola roxa picada; 2 dentes de alho picados. Cuscuz Tricolor de Quinoa | 150 gramas de quinoa branca; 150 gramas de quinoa vermelha; 150 gramas de quinoa preta; meia cabeça de alho poró picado;10 ml de azeite de oliva.

Modo de PreparoCamarão | Refogar o camarão em óleo de coco com o alho até dourar, sal e pimenta a gosto e flambar com tequila. Reservar. Molho | Refogar a cebola e o alho poró em óleo de coco, adicionar curry, garan massala, pimenta dedo de moça, raspas de gengibre, abacaxi e o leite de coco. Deixar reduzir. Acrescentar o camarão ao molho, deixar cozinhar por mais dois minutos. Cuscuz | Cozinhar os 3 tipos de quinoa como cuscuz. Refogar o alho poró no azeite, acrescentar pimenta e sal a gosto. Misturar à quinoa. Efetuar a montagem do prato.

(Visitada 127 vezes, 1 visitas hoje)