Estamos em plenos festejos juninos e hoje, é dia São João…Vivaaa!!! Também conhecido como o “Santo Festeiro” e, embora não seja feriado, essa festividade faz parte das tradicionais comemorações das festas juninas no país, marcadas por danças, pratos típicos e brincadeiras.
São duas possíveis explicações para a origem do termo Festa Junina. A primeira é pelo fato das comemorações ocorreram durante o mês de junho. Já a segunda teoria afirma ser uma homenagem direta a São João. No princípio, em alguns países da Europa, a festividade era chamada de Festa Joanina.
História de São João Batista
São João é considerado o santo mais próximo de Cristo, pois além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por João nas margens do rio Jordão.
Filho de Isabel e Zacarias, João nasceu na Judeia no ano 2 a.C., e se tornou popular. Vivendo como um nômade e pregando, conseguiu cativar as pessoas para se batizarem.
Curiosidades, símbolos e tradições
– A festa junina tem suas origens na cultura europeia da época da Idade Média. Foi trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses, sofreu várias adaptações por aqui, pois foram incorporadas tradições brasileiras.
– Para cada santo há um tipo de fogueira diferente. Na fogueira de São João as madeiras são colocadas em formato de cone. Na fogueira de Santo Antônio, as madeiras são colocadas em formato de quadrado. Já na fogueira de São Pedro, as madeiras ficam na posição de triângulo.
– As canções de Luiz Gonzaga – “o rei do Baião” são as mais tocadas nas festas juninas.
– A festa junina é a segunda mais importante festa popular brasileira da cultura brasileira, fica atrás somente do Carnaval.
– O milho é a base de muitas comidas da festa junina, pois é neste mês que ocorre a colheita dele. Bolo de milho, paçoca, curau e canjica são itens obrigatórios.
– A região Nordeste do Brasil é a que mais comemora a Festa Junina.
– A quadrilha é um dos destaques da festa junina. Esta dança surgiu no Brasil, como agradecimento aos três santos católicos (São João, São Pedro e Santo Antônio) pela colheita realizada.
– A maior festa junina do Brasil acontece em Campina Grande, na Paraíba – reunindo milhares de pessoas todos os anos.
– Antigamente, as imagens dos três santos católicos eram pintadas em bandeiras e espalhadas pelos locais da festa. Com o tempo, estas bandeiras foram transformadas em bandeirinhas, que até hoje são usadas para decorar os ambientes da festa.
– As roupas típicas da festa junina estão relacionadas ao modo de se vestir dos habitantes da zona rural de décadas atrás.
– A fogueira, símbolo marcante das festas juninas, é uma tradição de origem pagã, que servia para comemorar o solstício de verão no hemisfério norte.
– Os instrumentos musicais mais utilizados para acompanhar as músicas das festas juninas são: violão, viola, triângulo, sanfona, zabumba, pandeiro e cavaquinho.
Fotografia | Leila Lindiana @leilalindiana
Praça Dr. Eduardo Virmond Suplicy, praça central de Francisco Beltrão. Onde fica localizada a Concatedral Nossa Senhora da Glória.