As Paredes do Museu do Louvre

O Louvre é um dos museus mais famosos do mundo, ok isso todo mundo sabe. Ali estão expostas 35 mil obras de arte, conhecer tudo em um dia ? Impossível. Mas, o Louvre vai muito além da Monalisa, para quem gosta “de e da” História é emocionante em todos os sentidos.

Mas, hoje vou falar de outro ponto chama a atenção no Museu a disposição das obras, que é uma verdadeira arte. As obras são dispostas em belos arranjos e encantam o olhar. Para quem é visual, como eu, muita simetria nas paredes, molduras lindas – rebuscadas e encantadoras/douradas e enormes – em outras são singelas, para não “concorrer” com a pintura. Sentar em alguns dos seus corredores e só observar, se encantar com a composição de quadros é um programa maravilhoso, além de uma pausa merecida para descanso.

A beleza das molduras, para quem como eu, ama um exagero!Retrato de Napoleão Bonaparte Santa Ana – Leonardo da Vinci

A simplicidade da moldura dá destaque a riqueza de detalhes da pintura.

E para quem gosta de sequências/composições em uma parede, aqui o Painel de Arqueiros, de  500 AC, na sala 4, no térreo da Ala Richelieu. Muito encantador e atual, nos tons de azul turquesa.As pinturas “gigantescas”, belas, encantadoras que cobrem as paredes do Museu.

Jantar de Casamento em Caná, pintura de Paolo Caliari, com incríveis 6,77 x 9,94 metros, é a maior pintura exposta no Louvre. Neste quadro temos Jesus, sentado ao centro, sua mãe bem ao seu lado e seus discípulos. O quadro traz um desafio, veja se você consegue achar o cachorrinho andando sobre a mesa.

O Museu do Louvre é imenso e, para visitá-lo, você precisa preparar seu itinerário, dedique um tempo, sem pressa e com muita vontade de desbravar o local.

Dica:

1 – O museu é dividido em departamentos: 1 – Antiguidade oriental | 2 – Egito | 3 – Gregos, Etruscos e Romanos | 4 – Arte do Islã | 5 – Esculturas | 6 – Objetos de Arte | 7 – Pintura e 8 – Artes gráficas.

2 – O museu possui três alas. Quando estiver dentro da pirâmide, você verá 3 entradas, 3 escadas rolantes que vão dar acesso às 3 alas do museu: Denon, Sully e Richelieu. A partir destas informações fica mais fácil encontrar as obras, retire seu mapa e bom passeio.

Para comprar entradas, verificar a programação e conhecer mais acesse: http://http://www.louvre.fr/

(Visitada 398 vezes, 1 visitas hoje)