Artesanato brasileiro: a beleza do feito à mão

Gostamos de tornar nossa casa e seus ambientes mais bonitos e aconchegantes, me parece que para algumas pessoas isso é também uma necessidade. Investir em peças do artesanato brasileiro pode ser uma boa alternativa para isso.

O artesanato brasileiro carrega uma grande diversidade de conceitos e formas de agir que as pessoas carregam em cada região, servindo como um registro das tradições.

O olhar para a arte popular começou na década de 1920, quando os modernistas buscavam inspiração para os seus movimentos construtivos.

Hoje, com as redes sociais e as novas mídias, o acesso ficou mais fácil e o artesanato brasileiro tem sido mais valorizado.

Até pouco tempo atrás, os artesãos eram praticamente desconhecidos. Os registros dos artistas começaram a ser feitos e divulgados apenas a partir da década de 2000, quando a escritora Lélia Coelho Frota lançou o livro “Pequeno dicionário de arte do povo brasileiro”.

Por uma questão cultural, muitas vezes as pessoas compravam artesanato e os colocavam em locais menos nobres, como a casa do campo ou casa de praia. Agora, a arte popular começa a ter mais valor e protagonismo na decoração.

Ao consumir artesanato, precisamos compreender que as peças são imperfeitas. É preciso ter em mente que elas feitas por seres humanos e não por máquinas. Logo, o corte em uma peça de madeira é diferente em duas reproduções do mesmo item, por exemplo.

Porém, é isso que dá às peças um toque único, que faz com que elas tenham uma beleza singular. A arte popular não é mera reprodução, cada um dos itens carrega consigo um conjunto de significados que vão desde o simbolismo de uma região até os sentimentos vivenciados pelo artesão no momento da construção.

Os artistas geralmente aprendem técnicas e depois reproduzem cenas que marcam a cultura da região em que eles vivem, por meio do artesanato. Isso pode ser visto em esculturas de barro, que mostram cenas do dia a dia em uma comunidade do interior, como um casamento, um almoço em família, tocadores de sanfona fazendo um concerto etc.

Imagens não autorais.

 

(Visitada 96 vezes, 1 visitas hoje)