Quais são os benefícios do café?

O café é um produto importante para o Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o país é o maior produtor e exportador mundial de café, com uma produção de mais de 21,5 milhões de sacas entre novembro de 2021 e outubro de 2022.

E quanto ao consumo, somos o segundo país que mais consome café no mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos. Mas, por que o café é tão popular entre as pessoas?

Ao ser consumido em quantidades moderadas, os benefícios do café também estão associados a uma redução no risco de algumas doenças, incluindo doenças cardíacas, diabetes e  acidentes vasculares cerebrais, segundo o Journal of the American Medical Association.

Afinal, quais os benefícios do café para nossa saúde?

Café é fonte natural de energia, graças à cafeína. Ela estimula o sistema nervoso central e ajuda a melhorar o desempenho físico e mental. No entanto, ele ainda divide opiniões sobre seus benefícios e malefícios.

No geral, o café pode ser uma escolha saudável e deliciosa para muitas pessoas. Mas, como em qualquer coisa na vida, o equilíbrio é fundamental. Veja como o café pode ajudar com a nossa saúde e bem-estar!

Auxilia na memória | O café pode ajudar a melhorar a memória por meio do aumento dos níveis de neurotransmissores no cérebro. Eles  são substâncias químicas responsáveis pela comunicação entre os neurônios, e a cafeína pode aumentar a disponibilidade deles, como a dopamina e a noradrenalina, que estão envolvidos na função cognitiva e na memória.

A cafeína presente no café estimula o sistema nervoso central, melhorando o estado de alerta e a capacidade de concentração. Isso pode ser especialmente útil em tarefas que exigem atenção e memória. Assim, aquela pausa para o cafézinho durante o trabalho pode trazer ótimos resultados!

De acordo com uma pesquisa realizada pela revista científica Nature Neuroscience, por exemplo, a cafeína pode melhorar a consolidação da memória de longo prazo em seres humanos. Os pesquisadores descobriram que ela aumenta a plasticidade sináptica no hipocampo, uma região do cérebro envolvida na memória.

Prevenção de doenças neurodegenerativas | Estudos mostram que o café pode ajudar a prevenir o declínio cognitivo relacionado à idade e reduzir o risco de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e o Parkinson. Isso ocorre porque o café é rico em antioxidantes, que ajudam a proteger as células cerebrais do dano causado pelos radicais livres.

Um estudo publicado na revista científica Alzheimer’s & Dementia, descobriu que o consumo regular de café pode reduzir o risco de doença de Alzheimer em até 27%. Mais de 1.400 adultos com idade média de 72 anos foram observados por cerca de 4 anos e descobriram que aqueles que bebiam de 3 a 5 xícaras de café por dia tinham um risco significativamente menor de desenvolver a doença.

Aumento de energia | O café contém cafeína, um estimulante do sistema nervoso central conhecido por sua capacidade de combater a fadiga e aumentar os níveis de energia. Um pequeno estudo descobriu que consumir cafeína aumentou o tempo até a exaustão durante um exercício de ciclismo em 12% e reduziu significativamente os níveis de fadiga nos participantes.

Pode estar relacionado a redução de riscos à diabetes tipo 2 | Pesquisas sugerem que consumir café regularmente pode estar associado a um menor risco de desenvolver diabetes tipo 2 a longo prazo. De fato, uma revisão de trinta estudos descobriu que cada xícara de café consumida por dia estava ligada a um risco 6% menor de desenvolver a doença.

Isso ocorre devido à capacidade do café de preservar a função das células beta no pâncreas, que são responsáveis por produzir insulina para regular os níveis de açúcar no sangue! Mas, é claro que o café com açúcar não ajuda nessas situações, ok?

Melhora no desempenho físico | Como a cafeína estimula o sistema nervoso, ela auxilia na quebra das células de gordura do nosso corpo. Aumenta a produção de adrenalina no sangue, o que nos dá mais energia e disposição para realizar atividades físicas.

De acordo com estudos, a ingestão de cafeína pode aumentar o desempenho físico em cerca de 12%. Basta tomar uma xícara de café meia hora antes do treino para obter esse benefício.

Ajuda no combate à depressão | De acordo com estudos conduzidos pela Universidade de Harvard, em um grupo de pesquisa com mais de 200 mil indivíduos, foi concluído que o consumo regular e moderado de café todos os dias pode reduzir significativamente o risco de desenvolver depressão e, consequentemente, diminuir a probabilidade de cometer suicídio em 53%.

Prevenção e redução nos riscos de alguns tipos de câncer | O café foi associado à diminuição dos níveis de estrogênio, um hormônio relacionado a vários tipos de câncer, assim como ele também pode reduzir inflamações, um fator de risco para a doença. Um estudo descobriu que beber mais de duas xícaras de café por dia estava relacionado a taxas mais baixas de cicatrização do fígado e câncer de fígado em pessoas com doença hepática.

Melhora na saúde da pele | Fazer tratamentos e máscaras faciais com os grãos frescos. E acredita-se que a cafeína pode ajudar na redução de celulite, dilatando os vasos sanguíneos sob a pele e melhorando o fluxo sanguíneo geral.

No entanto, é importante lembrar que não é um tratamento milagroso e definitivo. Busque utilizar o café de forma adequada e com cuidado para evitar irritações na pele.

Aproveite todos os benefícios do café. É mais fácil usufruir das suas vantagens e ainda chamar os amigos para tomar uma café da tarde maravilhoso!

Referências: 

Coffee. Harvard School of Public Health. | 9 Unique Benefits of Coffee. Healthline, 2023. | Indicadores da Indústria de Café. Associação Brasileira da Indústria de Café, 2021. | Coffee and liver disease. National Library of Medicine, 2016. | Post-study caffeine administration enhances memory consolidation in humans. National Library of Medicine, 2014. | Help your patients get a bigger health boost from their coffee. AMA, 2023. | Indicadores da Indústria de Café. Associação Brasileira da Indústria de Café, 2021.

(Visitada 39 vezes, 1 visitas hoje)