As Crianças e a Arte de Desenhar

Sou uma tia e madrinha muito zeloza, tenho um sobrinho de 6 anos e sempre que posso procuro desenvolver sua capacidade criativa. Entre as muitas atividade que realizamos gostamos muito de desenhar, pintar, recortar, colar, soletrar e desenhar letras, ajudar a formar palavras – por a mão na massa, ou melhor, no lápis e papel. Crianças precisam e devem ser estimuladas de modo simples, nas atividades diárias.

No Natal estimulei Joaquim a criar cartões para toda a família. Deu trabalho, ficamos uma tarde desenhando, colando, criando os cartões – desafiei à escrever mensagens diferentes para cada uma das pessoas que receberia os cartões e foi uma surpresa muito bacana para cada um deles. Ele reclamou de dor na mão, de dor na “testa” afinal cansou, mas nada que pudesse prejudicar sua saúde mas, sim ajudar no desenvolvimento cognitivo.Na Páscoa presenteei com um livro de bandeiras, ele já vinha numa fase de curiosidade sobre esse item. O livro é companheiro diário, não desgruda, leva para vários lugares e posso afirmar que gostou muito. Esse final de semana desenhamos e pintamos várias bandeiras. Ela identifica e sabe como localizar as bandeiras que mais gosta pela cor da seção do livro.

O desenho é ideal para desenvolver habilidades motoras e mentais das crianças. Fortalece o aprendizado e o desenvolvimento psicológico e emocional, além de fortalecer os laços entre nós, adultos e as crianças.

Uma amiga contou que na retomada das aulas na rede privada, a professora precisou ensinar alguns alunos a pegar/manusear o lápis. Depois de um ano afastados da escola, muitas crianças desaprenderam a segurar esse item de extrema importância para o aprendizado e desenvolvimento.

Escrevo relatando as minhas experiências como incentivo à você que tem criança em casa. O touchscreen do smartphone ou tablet, jamais irá substituir o desenvolvimento que o ato de desenhar oferece. O desenho permite que elas fortaleçam o lado racional do cérebro, o lado esquerdo, e o lado emocional e criativo que corresponde ao lado direitoAssim como na brincadeira, ao desenhar, a criança sente o prazer do movimento.

Quando uma criança domina o movimento e controla o traçado gráfico, amadurece seu nível psicológico, motor, intelectual e afetivo. Os pais que me perdoem, gosto muito quando me deparo com uma criança pintando ou escrevendo em uma parede, isso é a criatividade, curiosidade e uma maneira de expressar o seu desenvolvimento.

O desenho é uma técnica completa, esse ato presente na rotina das nossas crianças proporciona muitos benefícios, listei alguns deles para que você encoraje o seu pequeno artista a soltar o potencial criativo.

Incentiva a imaginação e a criatividade | Criar histórias com cores e desenhos é uma linguagem para as crianças. Ao desenhar abre-se um caminho maravilhosos para a imaginação, através da criação das histórias.

Desenvolve a coordenação do cérebro, olhos e mãos | O desenho desenvolve coordenação motora, principalmente a habilidade motora fina. Os primeiros traços não farão sentido, deixe a criança pegar o lápis e experimentar, esse processo ajudará na escrita, mais tarde.

Marca o crescimento da criança | Os desenhos possuem etapas e processos, como quando a criança caminha ou começa a falar. O desenho passa por etapas conforme a criança cresce e amadurece.

Estimula a concentração e o senso de observação | O desenho ajuda a criança a organizar suas ideias e a perceber o que a cerca. Através da observação, o cérebro consegue representar a realidade no papel.

Incentiva a inteligência emocional | A atividade tranquiliza e acalma, ajuda a eliminar problemas ou situações complicadas, que eles percebem ao seu redor. Isso lhes permite se divertir. Quando as crianças começam a dominar o traçado gráfico, elas amadurecem psicologicamente e emocionalmente. Isso contribui para a formação de sua personalidade.

Fortalece sua autoestima | Desenhar, pintar ou colorir fortalece sua autoestima. As crianças procuram se destacar com suas proezas artísticas. Isso traz alegria e satisfação. Sentem que estão fazendo algo importante.

Desenvolve a sensibilidade | Através da arte, a criança constroem pontes entre seus sentimentos e seus conhecimentos. Um dos benefícios do desenho é que ao capturar uma imagem no papel, ela está modificando o mundo ao seu redor e sua experiência com ele.

Une à família | Desenhar fortalece os laços familiares, é uma maneira de estimular o afeto e a conexão.

Na minha experiência percebi que não dá para forçar a criança a desenhar, respeitar o momento delas é algo muito importante, pois o desenho é uma atividade a ser aproveitada plenamente. Permitir que a criança crie com liberdade, escolha as cores e o que quiser desenhar é incentivar a autonomia.

Lembre de parabenizar a criança pelos desenhos que faz, isso reflete na autoconfiança. Por fim, um hábito que adotamos, incentivar Joaquim a assinar as suas obras de arte, com o seu nome. Tenho guardado os desenhos das mais variadas fases do nosso artista!

Desenhos realizados entre 2018 a 2021.

(Visitada 240 vezes, 1 visitas hoje)