Atitudes sustentáveis que fazem a diferença

Falar em meio ambiente, natureza e sustentabilidade passa ser uma realidade quando praticamos pequenas ações, elas têm o poder de fazer toda a diferença. Quando colocamos este pequeno cuidado com a natureza a partir de um consumo consciente, contribuímos de diversas formas. Não apenas para o legado que deixamos no planeta, mas também para a nossa saúde e bem-estar.

Atitudes para a preservação dos recursos naturais, pensando no equilíbrio ecológico e nas práticas sustentáveis podem virar hábitos de uma forma simples e rápida. É só dar o primeiro passo para fazer uma enorme diferença.

São pequenos hábitos que cabem nas nossas ações diárias e podem ser responsáveis por impactos extremamente positivos no meio-ambiente.

Ir andando ou pedalando | Antes de sair de casa, sempre vale se fazer essa pergunta. Distâncias mais curtas, de cerca de 2 km, costumam ser conhecidas como walking distances. Isso significa que é totalmente possível realizá-las caminhando. Desta forma, ao deixar o carro na garagem para percorrê-las, você está economizando poluentes na atmosfera e contribuindo com a sustentabilidade.Reutilizar embalagens | Reciclar, reduzir e reutilizar. Nos ajuda a perceber que nem toda embalagem precisa ir para o lixo imediatamente após o uso. Pelo contrário, com criatividade e paciência, é possível usar o R da Reutilização e aplicá-lo às embalagens de casa. Pode ser desde uma simples garrafa de água, que pode ser usada mais de uma vez, até o uso de refis para embalagens de limpeza. Levar potes para repor cereais e outros itens que compramos em lojas naturais, ajuda muito sobre o consumo de sacos e sacolas de plástico. O importante é ter em mente que nem toda embalagem precisa ir para o lixo após o primeiro uso.Evitar o desperdício | Algumas vezes desperdiçamos sem perceber. Botamos mais comida no prato do que aguentamos comer. Compramos coisas que passam da validade em nossas geladeiras. Jogamos fora restos de embalagens com conteúdos esquecidos. Tudo isso tem a ver com um fator crucial, falta de consciência no consumo. Ao pensarmos com cuidado os itens que vão ser adquiridos em vez de simplesmente comprar por impulso, produzimos muito menos itens que vão ser jogados fora.

Separar os resíduos | Pode parecer uma tarefa chata, mas acaba sendo muito simples quando damos um passo atrás. Que tal sempre deixarmos dois recipientes de lixo para os locais onde precisamos em casa? Um deles para lixo seco e outro para lixo orgânico. Assim, a separação e a coleta pode ser feita de maneira muito mais simples.Apostar na durabilidade | Muitas coisas são descartáveis hoje em dia. Comidas, embalagens, roupas, utensílios e muito mais. Estragam rapidamente, pouca durabilidade. Parecem mais baratas quando olhamos apenas para o preço. Mas, ao pensarmos no custo-benefício, não vale a pena. Pelo contrário, ao investirmos na durabilidade é que temos um ganho tanto para nós quanto para a natureza. Usar cosméticos sólidos | Cosméticos sólidos são mais sustentáveis e têm ganhado espaço no mercado. Sabonetes, xampus, condicionadores, máscaras capilares e até mesmo maquiagens, que podem ser encontrados nos mais variados formatos – em barra, redondos etc.  Privados de água, esses produtos não precisam de conservantes em sua fórmula – enquanto produtos líquidos contêm cerca de 80% de água. Além disso, as embalagens são biodegradáveis e rendem praticamente o dobro dos cosméticos líquidos.Moda circular | É a criação de produtos a partir de um ciclo de vida mais sustentável. A proposta é que as peças não sejam descartadas, mas reinseridas ao processo de uso. É uma alternativa para mudar a maneira como as pessoas consomem recursos finitos, o que, automaticamente, também aumenta a vida útil dos produtos. É uma opção para reduzir os resíduos liberados pelas indústrias, transformando suas atuações no varejo para algo mais sustentável. A iniciativa de moda circular, inclusive, tem sido adotado por diversas varejistas a fim de tornar suas roupas e cadeia produtiva eco-friendly, ou seja, “amigável ao meio ambiente”.

Lagon Cosmética Natural | Saboaria artesanal, natural e vegana| Farmacêutica esteta responsável: @anaraiscotti
Pedidos/orçamentos: linklist.bio/lagom

(Visitada 65 vezes, 1 visitas hoje)