Chás | A importância das plantas medicinais

Estudos revelam que as plantas medicinais são ótimas aliadas na prevenção e tratamento de vários problemas de saúde. As diferentes propriedades terapêuticas das ervas agem no nosso organismo de maneira diferente, algumas são antioxidantes, antivirais e anti-inflamatórios, além de ajudar a aumentar a imunidade e proteger contra algumas doenças.

O uso das plantas com fim medicinal faz parte da história da humanidade. Mas, fique atento: se o problema que você tem é crônico, é melhor procurar um médico.

Muito se sabe das vantagens de tomar chá – seja quente ou frio, eles são preparados para ajudar com gripes, prevenir doenças ou só porque são deliciosos e fáceis de fazer. Em determinados períodos alguns são mais populares do que os outros; sempre tem um chá da moda ou aquele que gostamos de beber sempre, por ter se tornado um hábito.

Separei alguns tipos de chás e suas indicações.

Chá de Hortelã | A hortelã é uma planta muito utilizada para fazer chá para os pulmões, porque alivia a tosse. E, além de chá, existem algumas receitas populares com hortelã de xaropes que servem como expectorantes. Essa planta age como antibiótico e antisséptico, prevenindo e tratando congestão nasal, sinusite e rinites.

Modo de preparo do chá de hortelã | Adicione de 5 a 10 folhas frescas de hortelã a 2 xícaras de água quente. Deixe a infusão agir em um recipiente fechado – chaleira ou bule – aguarde entre 5 a 10 minutos e sirva com açúcar ou adoçante.

Chá Verde | Famoso pelo seu poder emagrecedor, o chá verde tem mais utilidades do que você imagina. Tem ação antioxidante e atua muito bem como auxiliar no tratamento da asma. O chá verde é rico em teofilina, uma substância que tem ação bronco dilatadora, ou seja, promove alívio das vias respiratórios.

Como fazer chá verde | Coloque 1 xícara de água para aquecer até levantar fervura. Depois, adicione 1 colher de chá da erva e tampe. Deixe a infusão repousar por 5 a 10 minutos, coe e sirva.

Chá de limão com alho | O limão, com toda a sua vitamina C, ajuda a aumentar a imunidade e previne contra doenças – como a gripe, que deixa a gente todo congestionado e sem conseguir respirar. A ação anti-inflamatória do limão também faz dele uma ótima opção para preparar chá caseiro para fortalecer os pulmões e mandar a tosse para bem longe. O alho também tem ação anti-inflamatória e antiviral, o que faz essa combinação ser perfeita para combater doenças pulmonares.

Como fazer chá de limão com alho | Coloque o alho em uma panela junto com 1 xícara de água e ferva por 5 minutos. Após a fervura, adicione meio limão espremido e 1 colher de mel e sirva.

Chá de Alecrim | O alecrim é um ótimo antibiótico natural, é anti-inflamatório, tem ação antimicrobiana e é antioxidante. Todos esses componentes ajudam o organismo a lutar contra infecções das vias respiratórias, que congestionam o pulmão e atrapalham nossa respiração.

Como fazer chá de alecrim | Adicione 5 gramas de folhas frescas de alecrim e 250 ml de água quente. Deixe a infusão descansar por cerca de 10 minutos, coe e sirva sem açúcar. Chá de Amora | A fruta apresenta um alto nível de antocianinas, sendo muito indicada por suas atividades antioxidantes, anti-inflamatórias e anticancerígenas. Além disso, ela é uma das mais utilizadas para ajudar no fortalecimento da imunidade.

Como fazer chá de amora | 250 ml de água filtrada e 2 colheres (sopa) de folha de amora. Aqueça a água até que se formem bolhas, mas não deixe chegar ao ponto de fervura. Desligue o fogo, acrescente as folhas de amora e mexa bem. Tampe e deixe em infusão por 5 minutos. Coe o líquido com a ajuda de uma peneira e está pronto! Uma deliciosa bebida para ser servida quente ou gelada, como preferir!

Chá de Espinheira-santa | O chá de espinheira-santa é excelente para azia, acidez estomacal, má digestão e até gastrite e úlcera.

Como fazer chá de espinheira-santa | Para aprender como fazer chá de espinheira-santa a primeira coisa que se deve saber é que ele é preparado através da decocção, e não por infusão. Na infusão você adiciona a planta para o chá em água fervente, abafa, espera alguns minutos, coa e bebe. Na decocção, água e planta vão ao fogo e cozinham juntas. Adicione de 1 a 3 gramas de folhas de espinheira-santa e leve ao fogo com 150ml de água. Após levantar fervura, espere de 1 a 2 minutos e desligue o fogo. Espere esfriar e é só beber.

Chá de Mulungu | Essa planta é utilizada na medicina popular brasileira há muito tempo como um sedativo e calmante natural. Também aparecem relatos do uso no tratamento do estresse, da ansiedade e da depressão.

Como fazer o chá de mulungu | Adicione a sua casca na água fervente por cinco minutos, coe e beba. Para ajudar a dormir: de 40 minutos a 1 hora antes de dormir; Para auxílio conta sintomas de ansiedade: de duas a três vezes ao dia na quantidade de 150 ml cada vez, especialmente nos horários entre 16h e 18h e novamente 1 hora antes de dormir.

Chá de Erva-doce | Ajuda a combater má digestão, fortalecer o sistema imunológico, aliviar dores de cabeça e tem efeito ansiolítico e calmante.

Como fazer o chá de erva-doce | Esse processo consiste em despejar a água fervente sobre a erva-doce em uma xícara, tampar por cerca de 10 minutos.

Chás são sempre saborosos. Seja para acalmar, para tratar algo ou mesmo apenas para saborear é um momento único, e muito pessoal.

Referências | What are the benefits of blackberries? Healthline, 2018 | Antioxidant capacities and antioxidants of strawberry, blackberry and raspberry leaves. University of Jyvaskyla, 2011 | Amora-silvestre. Horto Didático de Plantas Medicinais do HU-CCS, 2019 de Lazzari, C. A. Chá de amora para ver se melhora. UNESP | http://www.crfsp.org.br/images/cartilhas/PlantasMedicinais.pdf

(Visitada 33 vezes, 1 visitas hoje)