Dia do Cachorro-Quente

Hoje, 9 de setembro, comemoramos o dia do Cachorro-Quente.

Esse lanche que vai além do pão com salsicha, tem o meu coração. Amado no mundo todo, o hot dog tem um dia só seu. Dizem que nessa data, em 1884, que o famoso lanche de pão com salsicha foi criado, em Nova York.

A salsicha tipicamente de Frankfurt, chamada de “dachshund”, chegou aos Estados Unidos por imigrantes alemães e logo se popularizou como comida de estádios de beisebol. Acredita-se que essa tradição tenha sido iniciada pelo proprietário de um bar em St. Louis, Chris Von de Ahe, um imigrante alemão que também era dono de um time de beisebol local. Dizem que os alemães sempre a comiam com pão, mas há quem reinvidique que a criação do lanche é americana porque um vendedor em St. Louis a princípio oferecia luvas para seus clientes comerem a salsicha sem se queimarem. Como quase nunca devolviam e ele estava no prejuízo, o cunhado padeiro deu a ideia de colocar a salsicha no meio de um pequeno pão e assim teria surgido o cachorro-quente.

O nome “hot dog” também tem origem controversa.

Segundo a associação americana do cachorro-quente, The National Hot Dog and Sausage Council (NHDSC), há algumas versões para o nome. Uma delas é de 1901, quando em um jogo no New York Polo Grounds, vendedores gritavam “peguem as salsichas dachshund enquanto ainda estão quentes (Get your dachshund sausages while they’re red hot!)”, e o cartunista do New York Journal, Tad Dorgan, ilustrou a cena escrevendo “hot dogs” por não saber soletrar “dachshund”. Já outra história da criação vem dos anos 1890, em Yale, quando “carroças de cachorro” vendiam os lanches com salsichas nos dormitórios.

Não importa como nem onde foram criados, os hot dogs mudam de acordo com cada cultura. No Brasil, cada estado tem suas diferenças. Em São Paulo, por exemplo, o famoso “dogão” pode levar purê, vinagrete, batata palha, milho, e o que mais a criatividade permitir! A versão por aqui, leva batata-palha e bacon. Eu gosto muito da versão caseira – molho de tomate com cebola, salsinha e pão!A minha dica de hoje, é o Cachorro-Quente preparado por Comikão. Experimentei as versões com salsinha e com linguiça – e, ambas, são uma delícia. O diferencial é que o pão é conservado em uma estufa, então é fofo e quentinho. O sabor do molho, a qualidade da salsinha e os acompanhamentos são excelentes. Se bater aquela vontade de um bom cachorro-quente, faça seu pedido na Comikão. É um capricho só, você vai se deliciar com o lanche.

Comikão | Rua Florianópolis, 622, Alvorada (próximo a Auto Latas). Pedidos 46 9 9133 0707. Facebook Comikão

(Visitada 239 vezes, 1 visitas hoje)