Dia do Leite | 01 de junho

O leite é um alimento essencial desde o nosso nascimento. Se ao nascer nos alimentamos exclusivamente de leite, com o passar do tempo as quantidades diminuem e ingerimos mais seus derivados, porém o leite permanece na dieta das pessoas até a velhice. Por isso, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU) celebra o Dia Mundial do Leite desde 1º de junho de 2001.

A data tem como objetivo ressaltar a importância dos alimentos lácteos para uma alimentação equilibrada. Dados explicam que mais de 6 bilhões de pessoas consumem leite e outros produtos lácteos no mundo inteiro, sendo que a maioria vive em países em desenvolvimento.

A data já era comemorada em diversos países, principalmente na Europa. No Brasil, a data vem ganhando cada vez mais força devido à importância do leite para a economia. O país produziu quase 35 bilhões de litros em 2019, segundo Embrapa. Em 2020 foram consumidos 173 litros de leite e derivados por habitante per capita.

O leite passa por um importante processo até chegar ao nosso consumo. O Sudoeste do Paraná, é uma importante bacia leiteira e a produção do líquido branco, tem importante impacto financeiro no nosso agronegócio.

Os processos pelos quais o leite passa do campo até a mesa:

– Começa com o produtor rural, que cuida da saúde e bem estar dos animais;

– Passa pela indústria de laticínios, que cuida do processamento e da segurança do produto;

– Também é necessária uma logística de distribuição eficiente para levar o produto às prateleiras dos supermercados;

– Só então, ele chega à mesa dos consumidores.

A importância do leite 

O alimento é rico em proteínas, carboidratos, gorduras, sais minerais e vitaminas. Também é considerado a principal fonte de cálcio para a nutrição. Esse mineral é responsável pela formação e resistência dos ossos ao longo da vida.

Esse alimento é rico em nutrientes e está muito presente no dia a dia dos brasileiros, contribuindo para mantê-los ativos e saudáveis. Tanto o leite quanto seus derivados podem ser incluídos em uma rotina alimentar saudável e existem opções desnatadas para quem precisa restringir o consumo de gorduras. Além disso, existem produtos zero lactose destinados a quem tem intolerância.

O leite é a base da manteiga, iogurte e leite condensado. Os queijos brancos, amarelos, frescos ou maturados também têm esse item como base. O leite também é utilizado em molhos e muitos doces.Café com leite, queijo (não vivo sem 😉 ), iogurte, requeijão são itens presentes na minha rotina alimentar. Eu gosto muito, e você? Qual o derivado do leite que mais lhe agrada?

(Visitada 151 vezes, 1 visitas hoje)