Pudim | Uma sobremesa queridinha dos brasileiros

Uma das sobremesas que mais tem ligação com o brasileiro, é o pudim. Ele pode ser somente de leite, de leite condensado, de pão e até de chocolate, o pudim é nosso conhecido desde sempre.

Pudim de Chocolate

Na semana passada, dia 22 de maio, foi comemorado o Dia Nacional do Pudim. Sobre sua origem, há dúvidas. Os portugueses dizem ser sua; historiadores afirmam que não tem como saber exatamente onde e nem quando esse doce foi inventado.

Uma história conta que o pudim foi inventado por um abade português (cargo religioso acima do monge). Ele não divulgava a receita secreta para ninguém. Até criou uma competição com outros confeiteiros, para ver se algum deles conseguia fazer o pudim perfeitamente, ninguém conseguiu fazer a receita exatamente igual. A receita original foi revelada após a morte do abade, quando seu caderno de receitas foi encontrado. Bem, se é lenda ou não, dificilmente saberemos.

A primeira vez que se tem registro de uma receita de pudim no Brasil, foi no “O Cozinheiro Imperial”, primeiro livro de cozinha editado no País, de 1840. A receita era de pudim de nata. Porém, a forma atual da receita é preparada com leite condensado.O Pudim de “Leite Moça” é nosso e ninguém tira. Talvez esse seja o tipo mais tradicional de pudim em solo brasileiro – e, cá entre nós, é uma delícia. Atualmente, o Brasil, é o pais que mais consome leite condensado no mundo. E o primeiro doce criado com o produto no Brasil foi, justamente, o Pudim de Leite Moça.

Dicas para um pudim perfeito:

Pudim com ou sem furinhos? Se preferir um pudim lisinho, sem furinhos, o forno precisa estar em temperatura média (180º C), também pelo tempo proposto na receita.

Como desenformar pudim:  O ideal é aquecer rapidamente o fundo da forma para o caramelo ficar levemente mais fluido. Depois disso, passe uma faca sem ponta, ou espátula, em toda a lateral.

Por fim, incline levemente a forma e apoie a faca sobre o pudim, fazendo entrar um pouco de ar. Apoie um prato com bordas altas, vire e retire com cuidado a forma.

O pudim é uma sobremesa deliciosa e que agrada muito. Confere essa foodlist com as melhores receitas de pudim para fazer em casa sem medo de errar – receitas de pudim

Pudim de micro-ondas
(Visitada 163 vezes, 1 visitas hoje)