“Direto ao Pão”

Pão feito em casa é bom demais, mas só de ouvir falar em sovar a massa já dá um desânimo. Luiz Américo Camargo  está aí para derrubar de vez os obstáculos e nos ensina a fazer pão, pode acreditar! E, com o tempo que temos a nossa disposião: 1 hora, meio dia ou 1 dia.Ele é comentarista, palestrante e consultor gastronômico. Pesquisa a panificação caseira desde a década de 1990 e é autor também do livro Pão Nosso (Panelinha; Senac), com técnicas, receitas e crônicas sobre pães de fermentação natural e preparações artesanais. O livro é impecável em todos os sentidos. A fotografia é maravilhosa e o texto cativa à leitura e juro, motiva a fazer pão.

Imagine que maravilha ter pão francês quentinho todo dia no café da manhã. Ou uma broa caseira perfumando o lanche da tarde. E que tal uma ciabatta fresquinha para acompanhar os antepastos na happy hour? Os três sonhos são possíveis através do livro “Direto ao Pão”.A proposta de “Direto ao Pão” é encaixar o preparo de pães no nosso dia a dia. Os capítulos são divididos por tempo, tem pão que fica pronto em menos de uma hora, tem pão que leva mais de seis. Mesmo nas preparações mais demoradas, o Luiz comprova que a gente não precisa ficar amarrado à receita do início ao fim.

A massa precisa descansar 40 minutos? Tempo bem planejado rende.Você pode ler um capítulo de um livro, assistir a um programa de TV, sair para comprar algo ou até caminhar.

Se precisar de mais tempo livre, Luiz ensina fazer uma fermentação mais longa na geladeira. Você pode até deixar a massa a noite toda lá e assar de manhã. Ou aquecer o forno à tarde ou à noite, o bacana é que tem pão para tudo quanto é ocasião.

Pão sírio, baguete, pão sírio, pão integral, além de pizza, focaccia e esfiha. Pão cascudo? Tem também. Ah, tem um plus, receitas de acompanhamentos para essas massas assadas e deliciosas. Com exceção do pão de queijo e do soda bread, todos os pães do livro “Direto ao Pão” são feitos com fermento biológico instantâneo, que já vem ativado, pronto para usar. Se você nunca fez pão na vida, vai ver que é muito mais simples do que imaginava — é técnica. Além de gostosos, os pães caseiros são saudáveis 😉

Este é um livro de receitas de pão, mas que ensina como se organizar melhor na vida. Com ele, você vai aprender uma habilidade essencial não só para a cozinha: o planejamento. E, de quebra, terá sempre à mão deliciosos pães fresquinhos e dourados.

Que tal se aventurar pelo mundo da panificação caseira ? Eu já tenho o meu livro e estou testando as receitas 😉

(Visitada 186 vezes, 1 visitas hoje)