Entrevista de emprego | Dicas para um bom desempenho

Frequentemente ouvimos que empresas estão procurando por trabalhadores, são muitos processos seletivos abertos e há vagas que nunca são preenchidas.

Mas para garantir essa oportunidade, é preciso estar preparado para a entrevista de emprego.

Esse é um tema que chega a dar frio na barriga ou nos fazer perder o sono, não é verdade? A boa notícia é que existem técnicas para conseguir sucesso nessa etapa do processo seletivo. É bom saber algumas coisas que você deve evitar e outras que são indispensáveis.

Primeiramente, a entrevista é para confirmar o que você demonstrou em seu currículo. Dessa forma você será avaliado de acordo com as informações apresentadas lá. O recrutador quer ter certeza de que você é a pessoa certa para a vaga.

Quer aprender a se dar bem em uma entrevista de emprego? Vou te dar 7 dicas importantes para o seu sucesso nesse momento.

  1. Entenda qual o cargo pretendido.

Leia atentamente os requisitos da vaga. Faça o exercício de saber se você se encaixa nela. Compare suas habilidades, formação e o que esperam do cargo com sua trajetória profissional.

2. Estude a empresa: antes da entrevista.

Utilize a internet. O site da empresa é uma ótima e segura fonte de informações a seu favor. Lembre-se você tem obrigação de conhecer um pouco a empresa em que será entrevistado.

O ideal é saber de tudo sobre a organização. Porém, nem sempre essas informações estão disponíveis para o público, fazer um networking com alguém que trabalha lá, é uma dica. Em geral, o site da empresa apresenta informações interessantes, as quais podem ser usadas por você.

No decorrer da entrevista, vai existir um momento para tirar dúvidas. Pergunte sobre os métodos utilizados e as estratégias da organização. Ler sobre a missão, visão e valores da empresa é muito interessante.

  1. Treine sua fala para a entrevista de emprego.

A grande maioria das empresas adota o método convencional de entrevista, ou seja, formal e presencial (em algum momento será presencial, posso lhe garantir).

Treine sua fala antes da entrevista. Fale o máximo possível e o mais corretamente possível. Uma ótima dica é ler livros em voz alta para pegar o padrão de fala culto. Falar uma gíria ou expressões inapropriadas fazem suas chances de conquistar a vaga caírem bastante.

Em alguns — raros — casos, a entrevista será feita de maneira informal. Você pode usar um visual mais informal, caso das startups, mas lembre-se é exceção, poucas entrevistas são assim.

  1. Experiência é importante.

Se coloque na perspectiva do recrutador: como é o funcionário ideal para a vaga? Em resumo, ele precisa dominar a área de atuação, ser proativo e trabalhar com excelência. Ok?

No entanto, esse funcionário não existe, pois todos os candidatos vão ter algo faltando em suas características.

Com isso em mente, o recrutador toma uma atitude bastante interessante: ele privilegia os candidatos que trabalham melhor. É aí que suas experiências profissionais e acadêmicas entram em ação.

Ao ver a descrição da vaga, você pode adequar o seu discurso ao que é exigido no trabalho pretendente. Use exemplos com fatos e dados do que você já realizou. Mas se você não possui habilidade técnica em algum ponto, mostre-se disposto a aprender e fale sobre a sua agilidade de aprendizado, é a minha dica. Estar receptivo ao aprendizado.

  1. Esteja vestido com cuidado.

Vista-se de maneira simples, arrumada e que exprima cuidado. Se o ambiente é um escritório de advocacia e o traje usado é terno, vá assim. Porém se o ambiente é mais informal, uma calça jeans, camiseta polo e camisa para os homens é o adequado. Para as mulheres, uma camisa discreta e uma calça de boa modelagem, são o diferencial.

Arrume bem o cabelo. Homens não devem usar bonés. Mulheres de cabelo longo, deverão prendê-los com cuidado em um rabo de cavalo. Use um perfume discreto e as mulheres deverão usar maquiagem básica (base, pó, batom e rímel), assim como o esmalte das unhas deve estar impecável. Se não estiver, retire-o antes da entrevista.

Estar com um visual que exprime cuidado, não luxuoso, vai passar uma ótima primeira-impressão para o recrutador. Isso é um diferencial na hora da seleção. Pode ter certeza.

  1. Seja sincero, não minta.

No dia a dia de qualquer empresa, problemas acontecem o tempo todo e saber lidar com eles é muito importante. Na busca do funcionário ideal, o recrutador costuma questionar sobre algum momento desafiador que você superou e, claro, como fez isso.

Não importa qual seja o problema, você deve mostrar resiliência, adaptação e capacidade de resolver problemas.

Além disso, não é legal inventar um cenário, pois a farsa pode ser desvendada com facilidade.

Acredite: um recrutador experiente vai te desmascarar, o que garante eliminação instantânea. Lembre-se mentira “tem pernas curtas”.

  1. Demonstrar autoconhecimento.

Nossos pontos fortes e fracos são destaque na entrevista de emprego. Se perguntado, você deve falar sobre seus hobbies favoritos como leituras, esporte e seu estilo de vida. Fale sobre suas qualidades e defeitos.

Você com certeza têm vários pontos fortes e fracos. No entanto, os demais candidatos também possuem as têm. É preciso mostrar um pouco mais do que isso durante a entrevista.

Falar dos pontos fortes é fácil, não é verdade? É na hora de falar sobre os pontos fracos que a maioria dos candidatos se entrega e acaba sendo eliminada.

Se você mostrou um ponto negativo, reconheceu seus efeitos e mostrou interesse em superá-lo. É tudo o que você pode fazer para ser uma pessoa melhor.

Em minha opinião de recrutadora, é muito importante que a empresa saiba que você sabe exatamente onde peca e que você está em constante melhoria para tentar minimizar isso.

  1. Esteja calmo.

Na medida do possível, procure estar calmo. Responder as perguntas calmamente. Preste atenção na fala do Recrutador. O que mais desestabiliza um candidato em uma entrevista é não saber responder o que lhe é perguntado.

Se deixar o nervosismo tomar conta de você, ele vai embaralhar todas as suas ideias.

Na minha experiência, posso te dar uma dica muito importante: Preste atenção em quem está te entrevistando, isso é essencial. Nas minhas experiências, muitas vezes eu pergunto uma coisa para o candidato e ele responde outra completamente diferente porque não estava prestando atenção em mim. Responda verdadeiramente, demonstrando que está presente na entrevista.

Espero ter ajudado você como ter sucesso em uma entrevista de emprego, aproveite para colocar em prática essas dicas.

Flaviana.

(Visitada 101 vezes, 1 visitas hoje)