Estação Cabo Branco de Ciência, Cultura e Artes – João Pessoa/PB

Mais um daqueles lugares imperdíveis e surpreendentes para conhecer, inaugurada em 2008 a Estação Cabo Branco, fica em João Pessoa, capital da Paraíba. De longe já nos encantamos com as formas do projeto, a construção hexagonal apoiada em uma única coluna e as formas curvilíneas da passarela de acesso não deixam dúvida: trata-se de uma obra do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Ela é maravilhosa, encantadora, mais um daqueles espetáculos da arquitetura!O espaço reúne ciência, arte e cultura, além de uma bela feira de artesanato. O local é amplo, com construções modernas e indicado para pessoas de todas as idades. Somente a visita ao local já vale muito a pena,  aproveite um dia de chuva ou quando cansado de praia (essa parte é difícil pela beleza das praias paraibanas).

No lado de fora nos gramados, esculturas do artista plástico Abelardo da Hora enfeitam o jardim. Dentro fica a Estação de Ciência, com exposições temporárias de artistas paraibanos e mostras interativas.Há monitores para dar orientações e são muito atenciosos. Recomendo que você combine o passeio ao museu com o Farol do Cabo Branco, pertinho dali e é o ponto mais oriental das Américas.Ainda na parte interna da Estação, eu “parei literalmente” com a obra (óleo sobre tela) No Reinado do Sol, do artista Flavio Tavares, com surpreendentes 9m x 3m. Uma beleza para admirar todos os detalhes lindamente e ricamente pintados, com todos os mínimos detalhes e viajar pela nossa história.Uma curiosidade do local é o sistema externo de alto-falantes – instalado no gramado, replica os sons das peças e concertos apresentados dentro do teatro. Abaixo, o teatro ao ar livre, uma instalação grandiosa e admirável para sentar e apreciar por algum tempo.Na Estação você encontrará parquinho com brinquedos educativos (muito bacana…amei essa parte), oficinas, cafeteria, exposições e projetos voltados para a astronomia.

Dica: Não deixe de conferir o filme Os Filhos do Sol, onde se pode descobrir detalhes da Via Láctea ou conhecer a Estação aos domingos para a observação de astros.

Além da visita à Estação, ainda somos presenteados com essa vista panorâmica, que se descortina a nossa frente!

Horário de funcionamento: De terça a sexta, das 9h às 21h. Aos sábados e domingos, funciona das 10h às 21h | Avenida João Cirillo da Silva, s/n | Cabo Branco | João Pessoa – PB | (83) 3214 8303 | Site: http://www.joaopessoa.pb.gov.br

Imagens: Arquivo Pessoal

(Visitada 137 vezes, 1 visitas hoje)